Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8816
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lima, Iara Maria Campelo | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T16:29:41Z | - |
dc.date.available | 2018-08-30T16:29:41Z | - |
dc.date.issued | 2006-08 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, I. M. C. A Singularidade do olhar. Revista da FACED, Salvador, n. 10, p. 85-96, ago. 2006. Disponível em: <https://portalseer.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/2707/1917>. Acesso em: 30 ago. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2317-1219 | - |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8816 | - |
dc.description.abstract | This article aims at evoking the autonomy of the educator’s view that, in its pedagogical practice, interacts with students with special educational needs. In order to do so, it deals with the knowledge which, in the modern times, captured the view of the difference in deficiency, limiting students’ possibilities. It also intends to re-signify this view by making considerations which seek to a prospective view based on the dialogue between the new conceptions of science and the socio-historical and cultural perspective through the view and ideas of Vygotsky and the Bakhtinian philosophy. | eng |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Faculdade de Educação - Universidade Federal da Bahia | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista da FACED | pt_BR |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Educação especial | por |
dc.subject | Singularidade | por |
dc.subject | Diferença | por |
dc.subject | Necessidades educativas especiais | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Singularities | eng |
dc.subject | Difference | eng |
dc.subject | Special educational needs | eng |
dc.subject | Autonomy | eng |
dc.title | A singularidade do olhar | pt_BR |
dc.type | Artigo | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo pretende evocar a autonomia do olhar do educador que interage na ação pedagógica com o aluno com necessidades educativas especiais. Para tanto, vai tecendo o conhecimento que, na modernidade, aprisionou o olhar da diferença na deficiência, limitando as possibilidades dos alunos. Pretendendo a ressignificação deste olhar, tece considerações em busca de um olhar prospectivo a partir do diálogo entre as novas concepções da ciência e a perspectiva sociohistórica e cultural sob o olhar e o dizer de Vygotsky e o filosofar bakthiniano. | pt_BR |
dc.description.local | Salvador | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SingularidadeDoOlhar.pdf | 415,91 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.