Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8818
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Um estudo sobre o letramento em salas de alfabetização: inclusão de alunos com deficiência |
Autor(es): | Santos, Aline Marques dos Lima, Iara Maria Campelo |
Data do documento: | Set-2012 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo analisar os indicadores do letramento, no processo de constituição da leitura e da escrita, em sala de Educação Inclusiva. A dificuldade na alfabetização, de alunos com deficiência intelectual mobilizou essa investigação. A pesquisa é qualitativa vinculada ao Programa de Iniciação Cientifica/PIIC/UFS, desenvolvida em 01 sala aula da Escola Municipal X. A perspectiva metodologia é o estudo de caso e os instrumentos para coleta de dados, observação e registro das aulas. A análise se fundamenta na perspectiva sócio-histórico-cultural que dá sustentação teórica a pesquisa. Os resultados tem revelado a intencionalidade da professora no trabalho com o letramento, mas o aprisionamento na concepção mecanicista da alfabetização tem dificultado a percepção dos indicadores que os alunos, inclusive, os alunos com deficiência intelectual tem revelado. |
Abstract: | The article aims to analyze the indicators of literacy, in the process of formation of reading and writ in the inclusive classroom Inclusive Education. The difficulty in literacy of students with intellectual disabilities mobilized this investigation. The qualitative research is linked to the Scientific Initiation Program/PIIC/UFS, developed in 01 of the Municipal School class room X. The prospect is the methodology and case study tools for data collection, observation of lessons. The analysis is based on the socio cultural background that supports theoretical research. The results have revealed the intention of the teacher in working with literacy”, but the imprisonment the mechanistic conception of literacy has hindered the realization of the indicators that students, including those with intellectual disabilities have revealed. |
Palavras-chave: | Letramento Deficiência intelectual Inclusão Educação especial Literacy Intellectual deficiency Inclusion |
ISSN: | 1982-3657 |
Parte de : | Anais do VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON) |
Citação: | SANTOS, A. M. S. dos; LIMA, I. M. C. Um estudo sobre o letramento em salas de alfabetização: inclusão de alunos com deficiência. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 6., 2012, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2012. Disponível em: <http://educonse.com.br/2012/eixo_11/PDF/16.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8818 |
Aparece nas coleções: | DED - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EstudoLetramentoSalasAlfabetizacao.pdf | 526,56 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.