Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8825
Document Type: Monografia
Title: Mapas conceituaIs como istrumento de ensino e aprendizagem em Zoologia de invertebrados
Authors: Rocha, Daniella Soares
Issue Date: 10-Nov-2017
Advisor: Guimarães, Carmen Regina Parisotto
Resumo : Esse estudo teve o objetivo de analisar se mapas conceituais poderiam representar, de forma resumida, os elementos explorados em sala de aula, nos conteúdos de Zoologia, e, se os mesmos, poderiam facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi desenvolvida com uma turma do segundo ano do Centro Educacional Mundo Mágico, localizado no município de Barra dos Coqueiros (SE), na qual utilizamos a construção de mapas conceituais como instrumento de verificação de aprendizagem e de dificuldades relacionados à temática dos Filos Porifera e Cnidaria. A partir dos mapas conceituais, elaborados pelos alunos, foram quantificados os percentuais de assuntos compreendidos ou não pelos alunos, sendo verificados bons índices gerais de aprendizagem com dificuldades nos conteúdos de fisiologia, que apresentaram os mais baixos índices de conhecimento. Também verificamos a partir da análise de questionários respondidos e analisados qualitativamente, que a maior parte dos professores em exercício que analisaram os mapas conceituais, os consideraram adequados para uso tanto no ensino fundamental quanto no médio, bastando a adequação ao conteúdo falado durante a aula. Também foi evidenciado nos questionários tanto dos professores quanto dos alunos que os mapas conceituais constituem um instrumento facilitador no processo de ensino e aprendizagem em Zoologia dos Invertebrados, tornando as aulas mais prazerosas, atrativas e dinâmicas.
Abstract: The objective of this study was to analyze whether conceptual maps could represent, in a summarized way, the elements explored in the classroom, in the contents of zoology, and if they could facilitate the teaching and learning process. This research was developed with a second year class from the Centro Mação Educacional Mundo, located in the municipality of Barra dos Coqueiros (SE), in which we used the construction of conceptual maps as an instrument for verification of learning and difficulties related to the Philosophy Porifera And Cnidaria. From the conceptual maps, elaborated by the students, were quantified the percentages of subjects understood or not by the students, being verified good general indices of learning with difficulties in the contents of physiology, that presented the lowest indices of knowledge. We also verified from the analysis of questionnaires answered and analyzed qualitatively that most of the practicing teachers who analyzed the conceptual maps considered them adequate for use in both elementary and secondary education, with the adequacy of content spoken during the class . It was also evidenced in the questionnaires of both teachers and students that the conceptual maps constitute a facilitating instrument in the teaching and learning process in Invertebrate Zoology, making classes more pleasurable, attractive and dynamic.
Keywords: Biologia
Ensino de biologia
Zoologia
Recurso didático
Teaching of Biology
Invertebrados
Didactic resource
Subject CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::ZOOLOGIA
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citation: ROCHA, Daniella Soares. Mapas conceituais como instrumento de ensino e aprendizagem em Zoologia de invertebrados. Monografia (Licenciatura em Biologia) - Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8825
Appears in Collections:Biologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Daniella_Soares_Rocha.pdf1,79 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.