Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8828
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Ressignificação da prática docente na perspectiva dos recursos educacionais abertos |
Título(s) alternativo(s): | Reframing the educational practice from the perspective of open educational resources Replanteando la práctica educativa desde la perspectiva de los recursos educativos abiertos |
Autor(es): | Nascimento, Marilene Batista da Cruz Gonçalves, Hortência de Abreu Guedes, Josevânia Teixeira |
Data do documento: | Ago-2015 |
Resumo: | Este artigo tem com objetivo descrever a relação dos Recursos Abertos Educacionais (REA) com a democratização do conhecimento e sua aplicabilidade didática. Justifica-se este estudo pela relevância dos recursos digitais ofertados livre e abertamente para educadores e estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos do 4º período de um Curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior de Sergipe, em dois repositórios de conteúdos digitais em redes brasileiras. O estudo evidenciou o processo de ensino como ato contínuo e a relevância da linguagem para a prática docente pautada no uso e reúso dos REA. |
Abstract: | This article describes the relationship of Open Educational Resources with the democratization of
knowledge and its didactic applicability in order to use and re-use digital resources offered freely and openly for
educators and students in teaching and learning processes. It is, therefore, a theoretical research, qualitative
approach, based on the analysis performed by students of the 4th degree in Chemistry Course from a higher
education institution at the State of Sergipe. This research took for example two repositories on digital content in
Brazilian networks. The study showed the teaching process as an interrupted act, and showed the importance of
language to the teacher work in using and re-using of OER.________________________________________________________________________________________________________________________________ Este artículo tiene como objetivo describir la relación de Recursos Educativos Abiertos (REA) con la democratización del conocimiento y su aplicación didáctica. Este estudio se justifica por la importancia de los recursos digitales gratuitos ofrecidos y abiertamente a los educadores y estudiantes en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Esta es una investigación teórica, el enfoque cualitativo, realizado con estudiantes del cuarto período de la Licenciatura en Química por una Institución de Educación Superior de Sergipe, en dos repositorios de contenidos digitales en las redes brasileñas. El estudio mostró que el proceso de enseñanza como un acto continuo y la importancia del lenguaje para la práctica de la enseñanza basada en el uso y la reutilización de los REA. |
Palavras-chave: | Recursos educacionais abertos Democratização de conhecimento Prática docente Open educational resources Democratization of knowledge Teaching practice Recursos educativos abiertos Democratización del conocimiento La práctica docente |
ISSN: | 2176-171X |
Parte de : | Revista EDaPECI |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
Citação: | GUEDES, J. T.; GONÇALVES, H. de A.; NASCIMENTO, M. B. da C. Ressignificação da prática docente na perspectiva dos recursos educacionais abertos. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 15, n. 2, p. 307-325, maio/ago. 2015. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4438>. Acesso em: 31 ago. 2018. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8828 |
Aparece nas coleções: | DEDI - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RessignificacaoRecursosEducacionais.pdf | 1,14 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.