Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8828
Tipo de Documento: Artigo
Título: Ressignificação da prática docente na perspectiva dos recursos educacionais abertos
Título(s) alternativo(s): Reframing the educational practice from the perspective of open educational resources
Replanteando la práctica educativa desde la perspectiva de los recursos educativos abiertos
Autor(es): Nascimento, Marilene Batista da Cruz
Gonçalves, Hortência de Abreu
Guedes, Josevânia Teixeira
Data do documento: Ago-2015
Resumo: Este artigo tem com objetivo descrever a relação dos Recursos Abertos Educacionais (REA) com a democratização do conhecimento e sua aplicabilidade didática. Justifica-se este estudo pela relevância dos recursos digitais ofertados livre e abertamente para educadores e estudantes nos processos de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa teórica, de abordagem qualitativa, realizada com acadêmicos do 4º período de um Curso de Licenciatura em Química de uma Instituição de Ensino Superior de Sergipe, em dois repositórios de conteúdos digitais em redes brasileiras. O estudo evidenciou o processo de ensino como ato contínuo e a relevância da linguagem para a prática docente pautada no uso e reúso dos REA.
Abstract: This article describes the relationship of Open Educational Resources with the democratization of knowledge and its didactic applicability in order to use and re-use digital resources offered freely and openly for educators and students in teaching and learning processes. It is, therefore, a theoretical research, qualitative approach, based on the analysis performed by students of the 4th degree in Chemistry Course from a higher education institution at the State of Sergipe. This research took for example two repositories on digital content in Brazilian networks. The study showed the teaching process as an interrupted act, and showed the importance of language to the teacher work in using and re-using of OER.________________________________________________________________________________________________________________________________
Este artículo tiene como objetivo describir la relación de Recursos Educativos Abiertos (REA) con la democratización del conocimiento y su aplicación didáctica. Este estudio se justifica por la importancia de los recursos digitales gratuitos ofrecidos y abiertamente a los educadores y estudiantes en los procesos de enseñanza y aprendizaje. Esta es una investigación teórica, el enfoque cualitativo, realizado con estudiantes del cuarto período de la Licenciatura en Química por una Institución de Educación Superior de Sergipe, en dos repositorios de contenidos digitales en las redes brasileñas. El estudio mostró que el proceso de enseñanza como un acto continuo y la importancia del lenguaje para la práctica de la enseñanza basada en el uso y la reutilización de los REA.
Palavras-chave: Recursos educacionais abertos
Democratização de conhecimento
Prática docente
Open educational resources
Democratization of knowledge
Teaching practice
Recursos educativos abiertos
Democratización del conocimiento
La práctica docente
ISSN: 2176-171X
Parte de : Revista EDaPECI
Idioma: por
Instituição/Editora: Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Citação: GUEDES, J. T.; GONÇALVES, H. de A.; NASCIMENTO, M. B. da C. Ressignificação da prática docente na perspectiva dos recursos educacionais abertos. Revista EDaPECI, São Cristóvão, v. 15, n. 2, p. 307-325, maio/ago. 2015. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/4438>. Acesso em: 31 ago. 2018.
Licença: Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8828
Aparece nas coleções:DEDI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RessignificacaoRecursosEducacionais.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.