Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8834
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNepomuceno, Aline Lima de Oliveira-
dc.contributor.authorGuimarães, Mauro-
dc.date.accessioned2018-09-01T00:41:18Z-
dc.date.available2018-09-01T00:41:18Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNEPOMUCENO, A. L. O.; GUIMARÃES, M. Caminhos da práxis participativa à construção da cidadania socioambiental. Revista Ambiente & Educação, Rio Grande, RS, v. 21, n. 1, p. 59-74, 2016. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/5761>. Acesso em: 31 ago. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2238-5533-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8834-
dc.description.abstractThe contradictions of the current model of society, especially in the form of environmental crisis, have intensified. In the meantime, Environmental Education Critical emerges as an important mechanism for overcoming this crisis. Given this, it is relevant to discuss participation and citizenship training in line with the Critical Environmental Education, understanding how these tools subversive anti-democratic transformation of society to financial capital. This time, we highlight the importance of environmental and pedagogical approach emancipatory oriented citizenship, in posing and transformation of living conditions and the reframing of the insertion of the human environment, historically and dialectically constituted, surpassing the dichotomy dominant.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação Ambiental - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Ambiente & Educação (Dossiê Temático Fundamentos da Educação Ambiental)pt_BR
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectEducação ambiental críticapor
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectCritical environmentaleng
dc.subjectCritical environmental educationeng
dc.subjectParticipationeng
dc.titleCaminhos da práxis participativa à construção da cidadania socioambientalpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseCaminhos da práxis participativa à construção da cidadania socioambientalpt_BR
dc.description.resumoAs contradições do atual modelo de sociedade, sobretudo no formato da crise socioambiental, têm se intensificado. Neste ínterim, a Educação Ambiental Crítica emerge como mecanismo importante para a superação de tal crise. Diante disto, torna-se relevante discutir a participação e a formação para a cidadania em sintonia com a Educação Ambiental Crítica, entendendo estas como ferramentas de transformação da sociedade antidemocrática e subserviente ao capital financeiro. Desta feita, destaca-se a importância de uma abordagem ambientalista e pedagógica emancipatória, voltada para o exercício da cidadania, na problematização e na transformação das condições de vida e na ressignificação da inserção do ser humano no ambiente, histórica e dialeticamente constituído, superando a dicotomia dominante.pt_BR
dc.description.localRio Grande, RSpt_BR
Aparece nas coleções:DBI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CaminhosPraxisParticipativa.pdf331,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.