Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNunes, Katherine Souza Costa-
dc.contributor.authorSantana, Edineide-
dc.contributor.authorNascimento, Marilene Batista da Cruz-
dc.date.accessioned2018-09-03T19:53:21Z-
dc.date.available2018-09-03T19:53:21Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.citationNUNES, K. S. C.; SANTANA, E.; NASCIMENTO, M. B. da C. A relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesa. Cadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociais, Aracaju, v. 2, n. 3, p. 75-85, mar. 2015. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/index.php/cadernohumanas/article/view/2007>. Acesso em: 03 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2316-3143-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8837-
dc.description.abstractThis article aims to describe the relationship between writing, the use of colloquial and formal language and the functionality of the language; describe the relevance of genres to the process of reading and writing in school, in order to obtain a Portuguese Language teaching facing the reality of the student. This research was conducted through books, journals, articles and dissertations that helped build the knowledge of the grammatical content approach, taking into account the role of grammar and as a result the student’s interest in the discipline. Traditional schools still adopts the use of normative grammar as a learning mechanism. However, it is possible the study of grammar in text genres approaching the theory to the student’s reality. And thus, improve the quality of formal education, especially regarding reading and writing skills.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tiradentes (UNIT)pt_BR
dc.relation.ispartofCadernos de Graduação - Ciências Humanas e Sociaispt_BR
dc.subjectEscritapor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectGramáticapor
dc.subjectLínguapor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectTextual genreseng
dc.subjectGrammareng
dc.subjectLanguageeng
dc.titleA relação entre a escrita e a funcionalidade da língua portuguesapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem como objetivo descrever a relação entre a escrita, o uso da linguagem coloquial e formal e a funcionalidade da língua; descrever a relevância dos gêneros textuais para o processo de leitura e escrita na escola, a fim de obter um ensino de Língua Portuguesa voltado para a realidade do aluno. Esta pesquisa foi realizada por meio de livros, revistas científicas, artigos e dissertações que ajudaram a construir o conhecimento sobre a abordagem os conteúdos gramaticais, levando-se em consideração a função da gramática e como consequência o interesse do aluno pela disciplina. A escola tradicional ainda adota o uso da gramática normativa como mecanismo de aprendizagem. Porém, é possível o estudo da gramática nos gêneros textuais, aproximando a teoria à realidade do aluno. E dessa forma, melhorar a qualidade da educação formal, principalmente quanto às habilidades de leitura e escrita.pt_BR
Aparece nas coleções:DEDI - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EscritaFuncionalidadeLinguaPortuguesa.pdf200,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.