Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8863
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, José Douglas Alves dos-
dc.date.accessioned2018-09-06T15:09:54Z-
dc.date.available2018-09-06T15:09:54Z-
dc.date.issued2013-06-
dc.identifier.citationSANTOS, J. D. A. dos; LUCINI, M. A identidade docente aos olhos das crianças. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 15, n. 30, p. 453-480, jan./jun. 2013. Disponível em: <https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/1577>. Acesso em: 06 set. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn1984-1566-
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8863-
dc.description.abstractThis article results from an investigation on the teachers’ identity contemporaneously in children’s conception. We take in consideration the image shattering this professionals have been having within their work field, through the much diverse social transformations that have occurred in the last decades and the new relationships established with the student body. We reflect upon some of the teachers’ representations derived from scientific researches and also those expressed through the children’s narratives. We attributed political and cultural sense to the images the children picked up on their teachers and their social role. This way, we consider them social, cultural and rightful beings; social beings that are producers of culture. In the relationship between teachers and students we noticed – stressing out the few exceptions – a dialogue that remains closed to the multiple formative possibilities. Having the qualitative research as our investigation basis, we present the teachers’ identity(ies) and some of their problematic, which enable reflection upon the need for the ressignification of the teachers’ identity contemporaneously.eng
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ)pt_BR
dc.relation.ispartofRevista Pedagógicapt_BR
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.subjectIdentidades docentespor
dc.subjectCriançaspor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectTeachers' identityeng
dc.subjectTeachers' identitieseng
dc.subjectChildreneng
dc.subjectEducationeng
dc.titleA identidade docente aos olhos das criançaspt_BR
dc.title.alternativeThe teachers’ identity under the eyes of childreneng
dc.typeArtigopt_BR
dc.identifier.licenseAutorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos autorespt_BR
dc.contributor.advisor1Lucini, Marizete-
dc.description.resumoEste artigo resulta de uma investigação sobre a identidade docente na contemporaneidade na concepção das crianças. Leva-se em consideração a quebra de imagens que esse profissional vem tendo em seu próprio campo de trabalho, por meio das diversas transformações sociais ocorridas nas últimas décadas e das novas relações estabelecidas com os discentes. Refletimos sobre algumas das representações docentes advindas de pesquisas científicas e também aquelas expressas através das narrativas das crianças. Atribuímos um sentido político e cultural às imagens captadas pelas crianças sobre o professor e seu papel social. Nesse sentido, as consideramos sujeitos sociais, culturais, e de direitos; seres sociais produtores de cultura. Na relação entre professores e alunos percebemos – salientando as poucas exceções – um diálogo que permanece fechado às múltiplas possibilidades formativas. Tendo como base de investigação a pesquisa qualitativa, apresentamos a(s) identidade(s) docente e algumas de suas problemáticas, o que possibilita refletir sobre a necessidade de ressignificação da identidade docente na contemporaneidade.pt_BR
dc.description.localChapecó, SCpt_BR
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IdentidadeDocenteCriancas.pdf1,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.