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dc.contributor.authorSantos, Anaise de Santana-
dc.date.accessioned2018-09-24T11:22:01Z-
dc.date.available2018-09-24T11:22:01Z-
dc.date.issued2016-05-20-
dc.identifier.citationSANTOS, Anaise de Santana. Inclusão sociodigital e a biblioteca pública : novos paradigmas na chamada sociedade da informação. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (Graduação em Biblioteconomia e Documentação), Departamento de Ciências da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/8991-
dc.description.abstractThe growing development of new technologies is a factor that has determined serious reflection about the role of the public library in the call the information society. Public units are vehicles of information that reflect the inclusive issue are institutions maintained by the company value the education and citizenship of any individual. With the advent of technology, these institutions need to guarantee citizens the right to access and skills development to ensure their effective participation in a highly technological and competitive society. In this sense the questioning of this project was based on the analysis of the situation of public libraries in Aracaju, capital of Sergipe state, and the digital inclusion initiatives that are being developed to monitor social changes promoted by the technological diffusion. The overall objective revolved around the analysis of practices developed by public libraries in Aracaju with respect to inclusive actions in digital environments. To reach the main objective specific actions have been developed such as the completion of the mapping of public libraries that hold digital inclusion actions; the identification of digital inclusion skills and reporting of public libraries in Aracaju with the highest level of digital inclusion second access models. Based on the objectives outlined above research we have endeavored to make an investigation guided by the current literature in the field, using it as the basis of data analysis and mapping of Aracaju libraries, analyzing their skills and inclusive potential also according to the literature, making use of equipment and resources that facilitate and amparem the development of this research.eng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiblioteconomiapor
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectBibliotecas públicaspor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectDigital inclusioneng
dc.subjectSocial inclusioneng
dc.subjectInformation societyeng
dc.subjectPublic Libraryeng
dc.titleInclusão sociodigital e a biblioteca pública : novos paradigmas na chamada sociedade da informaçãopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Neves, Bárbara Coelho-
dc.description.resumoO desenvolvimento crescente de novas tecnologias é um fator que vem determinando sérias reflexões acerca do papel da biblioteca pública na chamada sociedade da informação. As unidades públicas, são veículos de informação que refletem a questão inclusiva, são instituições mantidas pela sociedade que prezam pela educação e cidadania de todo e qualquer indivíduo. Com o advento das tecnologias, essas instituições precisam garantir aos cidadãos o direito de acesso e desenvolvimento de competências que assegurem sua participação efetiva em uma sociedade altamente tecnológica e competitiva. Neste sentido a problematização desse projeto se pautou na análise da situação das Bibliotecas Públicas em Aracaju, capital do estado de Sergipe, e nas ações de inclusão digital que estão sendo desenvolvidas para acompanhar transformações sociais fomentadas pela difusão tecnológica. O objetivo geral se deu em torno da análise das práticas desenvolvidas pelas bibliotecas públicas de Aracaju no que concerne às ações inclusivas em ambientes digitais. Para o alcance do principal objetivo foram desenvolvidas ações específicas tais como a realização do mapeamento das bibliotecas públicas que possuem ações de inclusão digital; a identificação das habilidades de inclusão digital e o relato das bibliotecas públicas de Aracaju com maior grau de inclusão digital segundo os modelos de acesso. Partindo dos objetivos anteriormente expostos a pesquisa se empenhou em fazer uma investigação pautada na literatura vigente da área, utilizando-a como base na análise dos dados coletados e no mapeamento das bibliotecas de Aracaju, analisando suas habilidades e potencialidades inclusivas também segundo a literatura, fazendo uso de equipamentos e recursos, que facilitem e amparem o desenvolvimento dessa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::PROCESSOS DE DISSEMINACAO DA INFORMACAOpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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