Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9071
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 18 - Formação de professores, memória e narrativas
Título(s) alternativo(s): Alexandrina Verônica Guedes Das Neves - Oficinas em uma brinquedoteca sobre contação de histórias no processo de formação inicial dos estudantes do curso de licenciatura em pedagogia à distância
Ana Beatriz Garcia Costa Rodrigues - Uma auto-reflexão sobre o ser docente, seus processos identitários e motivacionais
Antonio Gomes da Silva Neto - Oficina reciclarte: do lixo que produzimos, a arte que construímos, um relato de experiência
Bruna Roberta Santos - A leitura de clássicos literários através de história em quadrinhos (hq´s): a análise de uma experiência com a obra o cortiço, de Aluísio Azevedo, com alunos do ensino médio
Charles Maycon De Almeida Mota - Conhecimento de si, docência e diferenças em escolas rurais: narrativas de formação na pesquisa (auto)biográfica
Clairton Quintela Soares - A construção de uma agenda de formação docente no contexto do trabalho realizado no PNAIC: possibilidades e limites
Cristiano de Jesus Ferronato - As práticas disciplinares do Colégio Patrocínio de São José e a formação do habitus feminino
Dilson Gonzaga Sampaio - As contribuições dos cursos normais confessionais católicos ao processo de formação do magistério em Aracaju (1937-1946)
Edilange Borges de Souza - Os saberes (auto) biográficos de professoras das classes multisseriadas
Edirani Tavares de Jesus - Dona Possidônia, mais uma mulher na história da educação sergipana!
Elaine Cristina dos Santos - Textualização: impasses e influência na formação de pedagogos da atualidade: estudo de caso com alunos do curso de pedagogia da instituição fera
Eloar Barreto Feitoza Sa - Pesquisa no estágio: coleta de dados por meio de um questionário aplicado após observações
Enéas Machado - Análise da comunicação dos trabalhadores da educação de escola pública municipal em santos: o poder das ideias
Evani dos Santos Dias - Desvalorização docente: uma abordagem em crítica cultural
Everton Silva Mota - Aplicação do minicurso “a célula vegetal e sua maquinaria ativa” no Colégio de Aplicação – CODAP da Universidade Federal De Sergipe
Fabia Maria Silvestre Zerbin - Os desafios que se impõem aos professores alfabetizadores nos dias atuais: breves reflexões
Fabrício Oliveira Da Silva - Aprendizagem da docência no PIBID: homologia da prática no cotidiano escolar
Fernanda Seabra Félix - Concepções e perspectivas dos licenciandos de biologia da Universidade Federal de Sergipe face às violências no âmbito escolar
Fernanda Silva Mascarenhas - Ressignificação do conceito de autoridade na educação
Francisca Terezinha Oliveira Alves - Os egressos do curso de pedagogia campus IV- UFPB: discussões sobre formação docente
Helena Maria Fagundes dos Santos Braz - Breves reflexões sobre o ensino normal em Sergipe
Imaira Santa Rita Regis - A formação continuada do professor no ensino de geografia: uma análise no colégio CPM – Lobato Salvador/BA
Janio Nunes dos Santos - Excurso da formação docente no Brasil do século XIX a partir da obra literária memórias de um sargento de milícias
João Eduardo Conceição Melo - Oficinas temáticas no ensino de ciências e biologia ecologia: um mundo de interações no qual você está inserido
João Paulo Rodrigues - Depois que sabe o que é um saber, o que nos resta saber?
João Paulo Rodrigues - Depois que se sabe o que é um saber, o que nos resta saber?
Joelma Gomes de Oliveira Bispo - A exploração de ambientes na formação de professores de creche
Luciana Cristina da Silva Evangelista - Evolução pessoal e inovação pedagógica: narrativas de professores de educação infantil em lócus
Luciana de Araújo Pereira - Escrita de si: reflexões sobre trajetória de vida e formação
Luiz Aberto Santos Theodoro - Estágio supervisionado em ensino de matemática: um momento de construção para formação do futuro professor
Maria da Conceição Aparecida Pereira Zolnier - Educação continuada para professor de inglês: participação, identidades e transformação
Mariana Muniz Sampaio - Os (des) caminhos da (de) formação do professor no Brasil: uma história de rupturas e continuidades
Marilza Tito da Silva Freitas - Narrativas de uma trajetória de vida: a constante busca de conhecimento e possíveis transformações
Markus de Lima Silva - Articulações entre saúde e educação a partir da intervenção higienista
Milena Aragão - Memórias docentes sobre os castigos escolares: vivências, significações e práticas
Nauseli de Souza Almeida - Narrativas de mestrandos da UESB sobre as suas experiências no estágio de docência: reflexões inerentes a formação pedagógica para a docência universitária
Paula Tauana Santos - O ser professor na contemporaneidade: contribuições da formação inicial na construção da identidade profissional docente
Quelen dos Santos Cruz - Relato das experiências vivenciadas por meio das observações durante o estágio supervisionado em ensino de matemática
Renata Greco de Oliveira - Relação com os saberes da matemática: histórias na formação de professores em pedagogia
Rone Peterson Oliveira Santos - A relação dos orientadores de estudo do PNAIC de Sergipe com o saber matemático: uma análise a partir das dimensões da relação com o saber
Rosineide Santos Costa - Formação de professores no município de Tanque d’Arca - PNAIC em foco
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Vivências formativas de professores de gymnástica nos institutos de formação na Bahia
Rúbia Mara de Sousa Lapa Cunha - Escolas reunidas Luiz Anselmo Da Fonseca - da sua construção ao funcionamento: histórias do fazer docente
Sonia Maria Lima - Resiliência como ferramenta no exercício da docência
Stephanie Silva Weigel Gomes - Formação docente no Instituto Federal de Alagoas: (re) discutindo a identidade profissional dos professores do curso de licenciatura em química
Suelen Rodrigues da Cruz - Metodologia do ensino de matemática: entendimento e importância desta disciplina para os licenciandos em matemática do campus São Cristóvão-UFS
Talamira Taita Brito Rodrigues - A abordagem (autobiográfica) como ato metodológico para as aventuras de conhecer professores de biologia e suas histórias
Teresa Cristina Etcheverria - Conhecimentos do professor: o que pensam estagiários da licenciatura em matemática sobre o que o professor precisa saber para ensinar
Thamisa Sejanny de Andrade Rodrigues - De pecadora a professora: perspectivas históricas acerca do processo de feminização docente
Wagner da Cruz Silva - Formação de professores em educação ambiental no semiárido sergipano: desafios e possibilidades
Wanna Santos de Araujo - Letramento científico na formação de professores: possíveis articulações
Data do documento: Set-2017
Palavras-chave: Educação
Formação de professores
Memória
Narrativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade"
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 11., 2017, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2017. Disponível em: <http://educonse.com.br/xicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 26 set. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9071
Aparece nas coleções:Anais 2017 - XI Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Oficinas_em_uma_brinquedoteca_sobre_contacao_de_historias_no_processo_formacao.pdf303,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Uma_autoreflexao_sobre_o_ser_docente_seus_processos_identitarios_motivacionais.pdf285,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Oficina_reciclarte_do_lixo_que_produzimos_a_arte_que_construimos_relato.pdf287,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_leitura_de_classicos_literarios_atraves_de_historia_em_quadrinhos.pdf291,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Conhecimento_de_si_docencia_e_diferencas_em_escolas_rurais_narrativas.pdf333,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_construcao_de_uma_agenda_de_formacao_docente_no_contexto_do_trabalho.pdf315,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_construcao_de_uma_agenda_de_formacao_docente_no_contexto_do_ensino_fundamental.pdf311,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
As_praticas_disciplinares_do_colegio_patrocinio_de_sao_jose_e_a_formacao_habitus.pdf295,51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
As_contribuicoes_dos_cursos_normais_confessionais_catolicos_ao_processo.pdf328,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Os_saberes_auto_biograficos_de_professoras_das_classes_multisseriadas.pdf307,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Dona_possidonia_mais_uma_mulher_na_historia_da_educacao_sergipana.pdf339,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Textualizacao_impasses_e_influencia_na_formacao_de_pedagogos_da_atualidade.pdf303,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Pesquisa_no_estagio_coleta_de_dados_por_meio_de_um_questionario_aplicado.pdf276,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Analise_da_comunicacao_dos_trabalhadores_da_educacao_de_escola_publica.pdf440,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Desvalorizacao_docente_uma_abordagem_em_critica_cultural.pdf314,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Aplicacao_do_minicurso_a_celula_vegetal_e_sua_maquinaria_ativa_no_colegio.pdf278,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Os_desafios_que_se_impoem_aos_professores_alfabetizadores_nos_dias_atuais.pdf265,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Aprendizagem_da_docencia_no_pibid_homologia_da_pratica_no_cotidiano_escolar.pdf344,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Concepcoes_e_perspectivas_dos_licenciandos_de_biologia_da_ufs.pdf335,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Ressignificacao_do_conceito_de_autoridade_na_educacao.pdf211,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Os_egressos_do_curso_de_pedagogia_campus_iv_ufpb_discussoes_sobre_formacao_docente.pdf325,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Breves_reflexoes_sobre_o_ensino_normal_em_sergipe.pdf359,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_formacao_continuada_do_professor_no_ensino_de_geografia_uma_analise.pdf297,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Excurso_da_formacao_docente_no_brasil_do_seculo_xix_a_partir_da_obra_literaria.pdf345,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Oficinas_tematicas_no_ensino_de_ciencias_e_biologia_ecologia.pdf262,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Depois_que_se_sabe_o_que_e_um_saber_o_que_nos_resta_saber.pdf331,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_exploracao_de_ambientes_na_formacao_de_professores_de_creche.pdf342,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Evolucao_pessoal_e_inovacao_pedagogica_narrativas_de_professores.pdf339,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Escrita_de_si_reflexoes_sobre_trajetoria_de_vida_e_formacao.pdf324,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Estagio_supervisionado_em_ensino_de_matematica_um_momento_de_construcao.pdf327,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Educacao_continuada_para_professor_de_ingles_participacao_identidades.pdf357,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Os_des_caminhos_da_de_formacao_do_professor_no_brasil_uma_historia.pdf281,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Narrativas_de_uma_trajetoria_de_vida_a_constante_busca_de_conhecimento.pdf277,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Articulacoes_entre_saude_e_educacao_a_partir_da_intervencao_higienista.pdf332,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Memorias_docentes_sobre_os_castigos_escolares_vivencias_significacoes.pdf341,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Narrativas_de_mestrandos_da_uesb_sobre_as_suas_experiencias_no_estagio_docencia.pdf335,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
O_ser_professor_na_contemporaneidade_contribuicoes_da_formacao_inicial.pdf285,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Relato_das_experiencias_vivenciadas_por_meio_das_observacoes_durante.pdf259,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Relacao_com_os_saberes_da_matematica_historias_na_formacao_de_professores.pdf293,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_relacao_dos_orientadores_de_estudo_do_pnaic_de_sergipe_com_o_saber_matematico.pdf348,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_de_professores_no_municipio_de_tanque_d’arca_pnaic_em_foco.pdf339,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Vivencias__formativas_de_professores_de_gymnastica_nos_institutos_formacao.pdf349,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Escolas_reunidas_luiz_anselmo_da_fonseca_da_sua_construcao_ao_funcionamento.pdf306,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Resiliencia_como_ferramenta_no_exercicio_da_docencia.pdf324,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_docente_no_instituto_federal_de_alagoas_re_discutindo_a_identidade.pdf371,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Metodologia_do_ensino_de_matematica_entendimento_e_importancia_desta_disciplina.pdf337,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
A_abordagem_autobiografica_como_ato_metodologico_para_as_aventuras.pdf283,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Conhecimentos_do_professor_o_que_pensam_estagiarios_da_licenciatura.pdf290,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
De_pecadora_a_professora_perspectivas_historicas_acerca_do_processo_feminizacao.pdf294,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Formacao_de_professores_em_educacao_ambiental_no_semiarido_sergipano.pdf325,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Letramento_cientifico_na_formacao_de_professores_possiveis_articulacoes.pdf307,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.