Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9368
Document Type: Monografia
Title: Dimensão investigativa : reflexões a partir dos discentes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe - UFS
Authors: Mendonça, Franciele Santos
Rocha, Patrícia Albuquerque de Oliveira
Issue Date: 26-Oct-2017
Advisor: Gonçalves, Maria da Conceição Vasconcelos
Resumo : Esta monografia objetiva compreender como a dimensão investigativa tem sido trabalhada na formação acadêmica do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e como essa dimensão tem sido compreendida pelos discentes pesquisados. Para isso, recorremos ao método qualitativo, calcado na abordagem do materialismo histórico dialético, articulado à pesquisa exploratória, a análises bibliográficas e investigações feitas a partir da pesquisa de campo. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com 15 discentes matriculados nas disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório em Serviço Social I e III, e em Laboratório de Ensino da Prática I e III. Com o objetivo de analisar se os estudantes de Serviço Social da UFS entendem a dimensão investigativa da forma que é preconizada nas Diretrizes Curriculares de 1996. Buscamos investigar como está ocorrendo o processo de ensino-aprendizagem da dimensão investigativa na perspectiva dos discentes. De modo geral, os resultados apontam que há uma aproximação por parte dos estudantes sobre a concepção da dimensão investigativa e o entendimento da importância dessa dimensão para o fazer profissional do assistente social. Porém esta postura investigativa não vem sendo compreendida por esses discentes como transversal ao curso em questão, e sim, há uma aproximação dessa postura, a partir de disciplinas específicas, principalmente, no que diz respeito às disciplinas de Estágio Supervisionado Obrigatório. Além disso, os resultados obtidos indicam que a falta de investimentos na instituição de ensino em recursos materiais e humanos, e em projetos de pesquisas e/ou extensão tem dificultado o desenvolvimento da postura investigativa na formação profissional.
Abstract: This undergraduate thesis aims to understand how the investigative dimension has been worked in the academic formation of the Social Service course at the Federal University of Sergipe (UFS) and how this investigative dimension has been understood by the researched students. For this, we use the qualitative method, based on the approach of dialectical historical materialism, articulated to the exploratory research, bibliographical analyzes, and investigations made from the field research. Semi-structured interviews were conducted with 15 students enrolled in the subjects of Mandatory Supervised Internship in Social Service I and III, and Laboratory of Teaching of the Practice I and III, with the purpose of analyzing whether the Social Service students understand the investigative dimension in the way it is defended in the Curriculum Guidelines of 1966. In addition, we seek to investigate how the teaching-learning process of the investigative dimension is taking place in the perspective of the students. In general, the results indicate that there is a certain approximation on the part of the students about the conception of investigative dimension and the understanding of the importance of this dimension for the professional social worker. However, this investigative stance has not been understood by these students as transversal to the Social Service Course, but there is an approximation of this investigative stance based on specific subjects, especially with respect to the subjects of Mandatory Supervised Internship. Moreover, the results indicate that the lack of investment by at educational institution in material and human resources, in research projects and / or extension projects, has made the development of the investigative stance in the vocational training more difficult.
Keywords: Serviço Social
Ensino de serviço social
Ensino superior em Sergipe
Universidade Federal de Sergipe (UFS)
Social Service
investigative dimension
Curso de Serviço Social da UFS
Mandatory internship
Subject CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Language: por
Institution: Universidade Federal de Sergipe
Department: DSS - Departamento de Serviço Social – São Cristóvão - Presencial
Citation: MENDONÇA, Franciele Santos; ROCHA, Patrícia Albuquerque de Oliveira. Dimensão investigativa: reflexões a partir dos discentes do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe - UFS. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (Bacharelado em Serviço Social) - Departamento de Serviço Social, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, 2017.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9368
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Franciele_Santos_Mendonça.pdf1,48 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.