Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9461
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: XII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 20 - Educação e ensino de matemática, ciências exatas e ciências da natureza
Other Titles: • Abel Patrik Cantor da Silva - Perspectivas metodológicas e reflexão da prática: estudo de caso com professores de matemática do ensino médio
• Aglaê Mendonça Pereira Rodrigues - relato de experiência: o universo das formas geométricas nos pontos turísticos de Aracaju
• Alexandre Rodrigues da Conceição - A utilização de modalidades didáticas no ensino de ciências
• Beatriz Alves Ribeiro - Poluição dos manguezais: um problema ambiental que precisa ser abordado em sala de aula
• Bruna Gomes Correia - Implementação de sequência didática através dos instrumentos facilitadores da aprendizagem significativa: uma proposta no ensino de biologia
• Carlos Eduardo Alves de Souza - A concepção dos alunos do 9º ano sobre o programa novo mais educação e o acompanhamento pedagógico e m matemática
• Célio de Mendonça Clemente - Avaliações externas e educação matemática: possibilidades e perpectivas para o ensino fundamental II do município de Caririaçu no Cariri Cearense
• Claudiene dos Santos - A abordagem da ética e do afeto nos livros didáticos de matemática mais adotados em Aracaju/SE: uma proposta de sequência didática
• Claudiene dos Santos - Sugestões de jogos matemáticos que os autores dos livros didáticos do PNLD/2017 propõem para abordar conteúdos dos anos finais do ensino fundamental
• Clebson Alexsandro Gama Cavalcanti - Fotossíntese na prática: uma sequencia didática que estimula os alunos e facilita a aprendizagem
• Cristiane Pereira Santos da Cruz - Jogos e materiais concretos: indagação sobre uma prática educativa
• Dagmar Braga de Oliveira - Um olhar sobre a avaliação da aprendizagem: análise em periódicos da área de ensino de ciências
• Domingos Silveira dos Santos - Sequência didática “sabores da bahia”: uma proprosta interdisciplinar com ênfase na diversidade cultural nas aulas de bioquímica na educação básica
• Edmara Carvalho Novaes - Estado da arte da produção acadêmica sobre práticas de numeramento nos últimos dez anos (2008-2018)
• Eloar Barreto Feitoza Sa - Passagem dos números naturais aos números racionais em livros didáticos
• Erinaldo Ferreira do Nascimento - Resolução de problemas matemáticos no ensino fundamental: reflexão sobre dificuldades e desafios a partir de um estudo de caso
• Fabiana Aguiar de Matos - Sequências didáticas (SD) e o ensino de biologia: SD – a fisiologia do amor
• Fernanda dos Santos - A contribuição da epistemologia da ciência de Thomas Kuhn: educação científica e ensino por investigação
• Glenon Dutra - Análise de abstenções em respostas de um questionário com escalas a respeito das relações entre ciência e fé cristã aplicados a alunos de licenciatura em física
• Helton Almeida Ferreira - A inclusão dos subanéis de resto: uma nova abordagem didática para o ensino da álgebra abstrata
• Henrique de Souza Azevedo - Abordagem investigativa no ensino médio: um estudo acerca das proteínas
• Janecléia Ribeiro das Neves - A micologia no ensino fundamental, anos finais: uma perspectiva lúdica
• Jose Affonso Tavares Silva - Paradigmas no ensino de matemática para estudantes surdos
• Jose Ribamar Azevedo dos Santos - Técnicas de estudo e gestão do tempo na aprendizagem de fundamentos de matemática e algoritmos nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFPA-Campus Itaituba
• Jose Ribamar Azevedo dos Santos - Ferramentas computacionais para o ensino de fundamentos de matemática e algoritmos no IFPA Campus Itaituba
• Jose Wesley Ferreira - Perspectivas neurocognitivas para a formação continuada de professores de química e matemática: um estudo a respeito do conteúdo de soluções químicas
• Jose Wesley Ferreira - Como a implementação da BNCC está sendo realizada na rede pública de ensino médio nas escolas de Sergipe
• Josenilson Felizardo dos Santos - Matemática e arte: desafios e possibilidades disciplinares
• José Antônio de Oliveira Júnior - A importância do PIBICTI nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFPA- Campus Itaituba para a aprendizagem de matemática
• Josias Pedro da Silva - O contrato didático em uma aula de matemática: entre efeitos e rupturas
• Jossimara de Souza - Educação ambiental e a formação do pedagogo: uma análise das concepções dos graduandos
• Jozeildo José da Silva - As situações didáticas, os níveis de atividade do professor e as operações básicas em uma aula de matemática
• Juliana de Souza Paula - A explicação relacional como ferramenta para análise de livro didático
• Larissa Evelyn Santos Silva Alves - O ensino de matemática financeira a partir do processo de contextualização e da resolução de problemas: do conhecimento prévio a linguagem técnico- matemática
• Liliane Oliveira de Brito - Do saber do aluno ao saber da ciência: uma reflexão necessária aos anos iniciais do ensino fundamental
• Luciano Pontes Da Silva - Neurociência cognitiva e didática da matemática: pelo amálgama de uma proposta epistemológica de aprendizagem
• Lucineide Fagundes de Lima - A importância da educação ambiental no ensino fundamental: almejando um futuro sustentável
• Luiz Adolfo de Mello - Experimentação no ensino de ciências e a formação de professores - projeto PIBID
• Luiz Adolfo de Mello - A utilização de paródias e dramatização em sala de aula. o julgamento de Galileo e o laboratório não estruturado no projeto PIBID
• Lyvia Barreto Santos - Análise de produção textual e ilustrativa de estudantes dos anos finais no ensino fundamental sobre a micologia: uma vivência do estágio supervisionado do curso de licenciatura em ciências biológicas
• Marcio Ponciano dos Santos - Modelagem matemática: os caminhos trilhados nos anais do ENEM segundo uma visão neurocognitiva
• Nailys Melo Sena Santos - Investigando o nível de pensamento geométrico de Van Hiele de professores alfabetizadores
• Rafaella Gregorio de Souza - A relevância de se discutir fungos entomopatogênicos como agentes de controle biológico – na turma da EJA de uma escola pública de Igreja Nova, Alagoas
• Regina Helena Munhoz - Uma quadra poliesportiva que só existia no “papel”: um trabalho envolvendo educação ambiental e resolução de problemas
• Renata Sa de Jesus Barbosa - Articulação entre três noções teóricas: uma investigação no PIBIC 2017-2018 para análise de livros didáticos de matemática
• Sabrina Silva Santos - O ensino de ciências: da sala de aula para o laboratório da vida
• Silmara Maria de Lima - Radioatividade como tema para uma ação didática interdisciplinar,com abordagem em afetividade e ética
• Thays Rodrigues Santana da Silva - Estágio de observação e docência no ensino fundamental: um relato de experiência
• Tiago de Jesus Souza - Sobre um olhar etnomatemático: desafios e possibilidades de práticas interdisciplinares em ensino de geometria
• Vinicius Andre da Silva Santos - Astronomia nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais
• Wellington Alves de Araújo - O Geogebra: uma experimentação na abordagem da função afim geogebra
Issue Date: Sep-2018
Keywords: Educação
Ensino de matemática
Ensino de ciências
Sponsorship: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do XII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 12., 2018, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2018. Disponível em: <http://educonse.com.br/xiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 29 out. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9461
Appears in Collections:Anais 2018 - XII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfPerspectivas metodológicas e reflexão da prática: estudo de caso com professores de matemática do ensino médio882,52 kBAdobe PDFView/Open
2.pdfRelato de experiência: o universo das formas geométricas nos pontos turísticos de Aracaju824,43 kBAdobe PDFView/Open
3.pdfA utilização de modalidades didáticas no ensino de ciências842,65 kBAdobe PDFView/Open
4.pdfPoluição dos manguezais: um problema ambiental que precisa ser abordado em sala de aula916,67 kBAdobe PDFView/Open
5.pdfImplementação de sequência didática através dos instrumentos facilitadores da aprendizagem significativa: uma proposta no ensino de biologia341,31 kBAdobe PDFView/Open
6.pdfA concepção dos alunos do 9º ano sobre o programa novo mais educação e o acompanhamento pedagógico e m matemática870,57 kBAdobe PDFView/Open
7.pdfAvaliações externas e educação matemática: possibilidades e perpectivas para o ensino fundamental II do município de Caririaçu no Cariri Cearense426,25 kBAdobe PDFView/Open
8.pdfA abordagem da ética e do afeto nos livros didáticos de matemática mais adotados em Aracaju/SE: uma proposta de sequência didática926,1 kBAdobe PDFView/Open
9.pdfSugestões de jogos matemáticos que os autores dos livros didáticos do PNLD/2017 propõem para abordar conteúdos dos anos finais do ensino fundamental902,54 kBAdobe PDFView/Open
10.pdfFotossíntese na prática: uma sequencia didática que estimula os alunos e facilita a aprendizagem795,39 kBAdobe PDFView/Open
11.pdfJogos e materiais concretos: indagação sobre uma prática educativa799,56 kBAdobe PDFView/Open
12.pdfUm olhar sobre a avaliação da aprendizagem: análise em periódicos da área de ensino de ciências898,3 kBAdobe PDFView/Open
13.pdfSequência didática “sabores da bahia”: uma proprosta interdisciplinar com ênfase na diversidade cultural nas aulas de bioquímica na educação básica817,27 kBAdobe PDFView/Open
14.pdfEstado da arte da produção acadêmica sobre práticas de numeramento nos últimos dez anos (2008-2018)375,99 kBAdobe PDFView/Open
15.pdfPassagem dos números naturais aos números racionais em livros didáticos393,82 kBAdobe PDFView/Open
16.pdfResolução de problemas matemáticos no ensino fundamental: reflexão sobre dificuldades e desafios a partir de um estudo de caso310,09 kBAdobe PDFView/Open
17.pdfSequências didáticas (SD) e o ensino de biologia: SD – a fisiologia do amor828,28 kBAdobe PDFView/Open
18.pdfA contribuição da epistemologia da ciência de Thomas Kuhn: educação científica e ensino por investigação872,46 kBAdobe PDFView/Open
19.pdfAnálise de abstenções em respostas de um questionário com escalas a respeito das relações entre ciência e fé cristã aplicados a alunos de licenciatura em física439,63 kBAdobe PDFView/Open
20.pdfA inclusão dos subanéis de resto: uma nova abordagem didática para o ensino da álgebra abstrata362,97 kBAdobe PDFView/Open
21.pdfAbordagem investigativa no ensino médio: um estudo acerca das proteínas828,3 kBAdobe PDFView/Open
22.pdfA micologia no ensino fundamental, anos finais: uma perspectiva lúdica840,29 kBAdobe PDFView/Open
23.pdfParadigmas no ensino de matemática para estudantes surdos371,83 kBAdobe PDFView/Open
24.pdfTécnicas de estudo e gestão do tempo na aprendizagem de fundamentos de matemática e algoritmos nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFPA-Campus Itaituba345,48 kBAdobe PDFView/Open
25.pdfFerramentas computacionais para o ensino de fundamentos de matemática e algoritmos no IFPA Campus Itaituba333,96 kBAdobe PDFView/Open
26.pdfPerspectivas neurocognitivas para a formação continuada de professores de química e matemática: um estudo a respeito do conteúdo de soluções químicas837,7 kBAdobe PDFView/Open
27.pdfComo a implementação da BNCC está sendo realizada na rede pública de ensino médio nas escolas de Sergipe806,26 kBAdobe PDFView/Open
28.pdfMatemática e arte: desafios e possibilidades disciplinares377,36 kBAdobe PDFView/Open
29.pdfA importância do PIBICTI nos cursos técnicos integrado ao ensino médio do IFPA- Campus Itaituba para a aprendizagem de matemática312,97 kBAdobe PDFView/Open
30.pdfO contrato didático em uma aula de matemática: entre efeitos e rupturas840,06 kBAdobe PDFView/Open
31.pdfEducação ambiental e a formação do pedagogo: uma análise das concepções dos graduandos834,04 kBAdobe PDFView/Open
32.pdfAs situações didáticas, os níveis de atividade do professor e as operações básicas em uma aula de matemática858,23 kBAdobe PDFView/Open
33.pdfA explicação relacional como ferramenta para análise de livro didático464,22 kBAdobe PDFView/Open
34.pdfO ensino de matemática financeira a partir do processo de contextualização e da resolução de problemas: do conhecimento prévio a linguagem técnico- matemática353,24 kBAdobe PDFView/Open
35.pdfDo saber do aluno ao saber da ciência: uma reflexão necessária aos anos iniciais do ensino fundamental788,02 kBAdobe PDFView/Open
36.pdfNeurociência cognitiva e didática da matemática: pelo amálgama de uma proposta epistemológica de aprendizagem832,06 kBAdobe PDFView/Open
37.pdfA importância da educação ambiental no ensino fundamental: almejando um futuro sustentável312,55 kBAdobe PDFView/Open
38.pdfExperimentação no ensino de ciências e a formação de professores - projeto PIBID430,7 kBAdobe PDFView/Open
39.pdfA utilização de paródias e dramatização em sala de aula. o julgamento de Galileo e o laboratório não estruturado no projeto PIBID433,8 kBAdobe PDFView/Open
40.pdfAnálise de produção textual e ilustrativa de estudantes dos anos finais no ensino fundamental sobre a micologia: uma vivência do estágio supervisionado do curso de licenciatura em ciências biológicas830 kBAdobe PDFView/Open
41.pdfModelagem matemática: os caminhos trilhados nos anais do ENEM segundo uma visão neurocognitiva855,47 kBAdobe PDFView/Open
42.pdfInvestigando o nível de pensamento geométrico de Van Hiele de professores alfabetizadores360,26 kBAdobe PDFView/Open
43.pdfA relevância de se discutir fungos entomopatogênicos como agentes de controle biológico – na turma da EJA de uma escola pública de Igreja Nova, Alagoas852,35 kBAdobe PDFView/Open
44.pdfUma quadra poliesportiva que só existia no “papel”: um trabalho envolvendo educação ambiental e resolução de problemas318,76 kBAdobe PDFView/Open
45.pdfArticulação entre três noções teóricas: uma investigação no PIBIC 2017-2018 para análise de livros didáticos de matemática398,45 kBAdobe PDFView/Open
46.pdfO ensino de ciências: da sala de aula para o laboratório da vida402,03 kBAdobe PDFView/Open
47.pdfRadioatividade como tema para uma ação didática interdisciplinar,com abordagem em afetividade e ética397,62 kBAdobe PDFView/Open
48.pdfEstágio de observação e docência no ensino fundamental: um relato de experiência809,01 kBAdobe PDFView/Open
49.pdfSobre um olhar etnomatemático: desafios e possibilidades de práticas interdisciplinares em ensino de geometria795,03 kBAdobe PDFView/Open
50.pdfAstronomia nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais914,42 kBAdobe PDFView/Open
51.pdfO Geogebra: uma experimentação na abordagem da função afim geogebra914,31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.