Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9578
Document Type: Dissertação
Title: As águas urbanas e a problemática socioambiental no contexto escolar : o caso do Riacho do Silva em Alagoas
Authors: Salustiano, Geane Magalhães Monte
Issue Date: 31-Aug-2018
Advisor: Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Resumo : A degradação dos rios nos centros urbanos, devido à expansão desordenada das cidades associada aos padrões de comportamentos da sociedade sobre a natureza, é um tema bastante discutido na atualidade. Essas alterações prejudicam a dinâmica hidrológica dos cursos d’água que ocasionam problemas para as comunidades envolvidas tais como: inundações, alagamentos e doenças de veiculação hídrica em períodos de chuva. Neste sentindo, a escola tem um papel fundamental na construção do conhecimento envolvendo a realidade local, especialmente a partir do desenvolvimento de projetos como interface didática para o ensino e aprendizagem dos problemas socioambientais das águas no meio urbano. A referida pesquisa teve por objetivo analisar as concepções de alunos do 7º ano da Escola Estadual Alberto Torres acerca dos problemas socioambientais das águas urbanas do Riacho do Silva, em Maceió, a partir de projeto de intervenção. A pesquisa foi desenvolvida através do método hipotético dedutivo, com pesquisa do tipo aplicada, de caráter quali-quantitativo e quanto aos objetivos classificada como explicativa. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas as seguintes etapas: levantamento bibliográfico e documental; planejamento e aplicação de projeto de intervenção; aplicação do questionário diagnóstico com os 40 alunos envolvidos no projeto; construção de História em Quadrinhos como recurso didático pedagógico; e, organização e análises das informações. As análises do estudo evidenciaram que as atividades trabalhadas, com base nas práticas curriculares e interdisciplinares, subsidiaram atuações dinâmicas e colaborativas, cujo conhecimento construído se deu de forma compartilhada e interativa entre professores e alunos. Outrossim, os resultados apontaram que houve um crescimento pessoal dos alunos, os quais tornaram-se sujeitos ativos e participativos de sua aprendizagem e das problemáticas socioambientais da comunidade e do riacho. As atividades desenvolvidas no projeto foram importantes para a sensibilização, a participação e o envolvimento dos alunos, contribuindo, significativamente, no processo de ensino e aprendizagem e na formação cidadã dos alunos de modo que possam atuar em suas comunidades na identificação, análise e resolução de problemas.
Abstract: The degradation of rivers in urban centers, due to the disorderly expansion of cities associated with the patterns of society's behavior on nature, is a subject much discussed at the present time. These alterations undermine the hydrological dynamics of the watercourses that cause problems for the communities involved, such as: floods, floods and waterborne diseases during periods of rainfall. In this sense, the school plays a fundamental role in the construction of knowledge involving the local reality, especially from the development of projects as a didactic interface for teaching and learning of the socio-environmental problems of water in the urban environment. The aim of this research was to analyze the students' conceptions of the 7th year of the Alberto Torres State School about the social and environmental problems of the urban waters of Riacho do Silva, in Maceió, from an intervention project. The research was developed through the hypothetical deductive method, with applied research of a qualitative and quantitative nature and for the objectives classified as explanatory. In order to reach the proposed objectives, the following steps were carried out: bibliographical and documentary survey; planning and implementation of intervention project; application of the diagnostic questionnaire with the 40 students involved in the project; construction of Comics as a teaching didactic resource; and, organization and analysis of information. The analyzes of the study showed that the activities worked, based on curricular and interdisciplinary practices, subsidized dynamic and collaborative actions, whose knowledge was built in a shared and interactive way between teachers and students. Moreover, the results showed that there was a personal growth of the students, who became active and participative subjects of their learning and of the socio-environmental problems of the community and the creek. The activities developed in the project were important for the sensitization, participation and involvement of the students, contributing significantly to the teaching and learning process and the citizen training of the students so that they can act in their communities in the identification, analysis and resolution of problems.
Keywords: Ciências ambientais
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
História em quadrinhos
Interdisciplinaridade
Projeto de intervenção
Riacho do Silva (AL)
Environmental sciences
Comics
Interdisciplinarity
Intervention project
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citation: SALUSTIANO, Geane Magalhães Monte. As águas urbanas e a problemática socioambiental no contexto escolar: o caso do Riacho do Silva em Alagoas. 2018. 189 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais)–Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9578
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GEANE_MAGALHAES_MONTE_SALUSTIANO.pdf8,81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.