Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9581
Document Type: Dissertação
Title: Os (des)caminhos das águas do Rio Poxim no bairro Jabotiana em Aracaju: o olhar geoambiental do discente
Authors: Araujo, Claudionete Candia
Issue Date: 13-Aug-2018
Advisor: Silva, Maria do Socorro Ferreira da
Resumo : O bairro Jabotiana se tornou alvo de especulação imobiliária cuja expansão alcançou as áreas próximas ao Rio Poxim. Essas áreas, que no passado eram ocupadas pela população ribeirinha, deram lugar a residências e condomínios que alteraram a paisagem local. A comunidade escolar e os moradores do entorno têm sentido os reflexos dessa ocupação, pois além da poluição no corpo hídrico, as frequentes inundações adentram as residências causando transtornos financeiros, socioambientais e emocionais. A pesquisa teve como objetivo analisar os (des)caminhos das águas do Rio Poxim, a partir do olhar Geoambiental dos(as) discentes da 1ª série do ensino médio do Colégio Joaquim Vieira Sobral no bairro Jabotiana, em Aracaju/Sergipe. A pesquisa foi realizada com base em: levantamento bibliográfico e documental; aplicação de questionário diagnóstico junto aos(as) alunos(as) envolvidos(as); elaboração, aplicação e avaliação do Projeto de Intervenção, intitulado “Mobilização pela conservação do Rio Poxim: uma abordagem interdisciplinar” que envolveu: aula de campo no entorno da escola; diálogo de saberes entre alunos(as) e moradores(as); oficina pedagógica; Caminhada Ecológica; mobilização pela conservação do Rio Poxim; elaboração e aplicação do Kit Geoambiental; e, culminância do projeto de intervenção. O diálogo de saberes através da interdisciplinaridade, possibilitou aos(as) alunos(as), se reconhecerem como protagonistas de sua história, se sentirem estimulados para a busca de melhorias para o bairro. Assim, diante da construção e confecção do Kit Geoambiental, respaldado na relação teoria e prática, foi possível instigar o olhar Geoambiental crítico e reflexivo dos(as) discentes sobre os problemas socioambientais para além dos muros escolares, contribuindo dessa forma, para a sua formação cidadã.
Abstract: The Jabotiana neighborhhood has become target of real estate speculation whose expansion has reached areas nearby the Poxim River. These areas, which in the past were occupied by the riverside population, gave rise to residences and condominiums that changed the local landscape. The school community and the people who live around the river have been suffering with the reflexes of this occupation, because beside the river pollution, they suffer with frequente floods that enter the houses causing many financial, socioenviromental and emotional problems. The research aims to analyse the (mis)paths of the Poxim River water form the Geoenvironmental perspective from the first grade students of high school of the Joaquim Vieira Sobral School, at the Jabotiana neighborhood, at Aracaju/Sergipe. The research was carried out based on: bibliographical and documentary survey; application of a diagnostic questionnaire with the students involved; elaboration, application and analysis of the Intervencion Project entitled “Mobilization for Poxim River Conservation: na interdisciplinar approach” which involved: field class around school area; dialogue of knowledge between students and residentes; pedagogical workshop; Ecologic walk; mobilization for the conservation of the Poxim Rver; development and aplication of the geoenvironmental kit, and, completion of the intervention Project. The dialogue of knowledge through interdisciplinarity, enabled the students, to recognize themselves as protagonists of their own story, and made them feel estimulated to search for improvements for the neighborhood. Therefore, the construction and preparation of the Geoenvironmental Kit, supported by the relationsh between theory and practice, it was possible to instigate the critical and reflective Geo-environmental view of students about sócio-environmental problems beyond school walls, thus contributing to their formation citizen.
Keywords: Ciências ambientais
Água
Educação ambiental
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Interdisciplinaridade
Protagonismo
Relações socioambientais
Rio Poxim (SE)
Interdisciplinarity
Protagonism
Social and environmental relations
Poxim River
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Ciências Ambientais
Citation: ARAUJO, Claudionete Candia. Os (des)caminhos das águas do Rio Poxim no bairro Jabotiana em Aracaju: o olhar geoambiental do discente. 2018. 205 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais)–Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2018.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9581
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLAUDIONETE_CANDIA_ARAUJO.pdf2,72 MBAdobe PDFView/Open
Claudionete_Candia_Araujo-KitGeoambiental.pdf43,61 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.