Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9592
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Clayane Matos-
dc.date.accessioned2018-11-07T12:58:59Z-
dc.date.available2018-11-07T12:58:59Z-
dc.date.issued2018-10-10-
dc.identifier.citationCosta, Clayane Matos. Dendrocronologia na escola : uma abordagem transversal no ensino médio. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação de Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9592-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAnéis de crescimentopor
dc.subjectCaatingapor
dc.subjectConservaçãopor
dc.titleDendrocronologia na escola : uma abordagem transversal no ensino médiopt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Lisi, Claudio Sergio-
dc.description.resumoA biodiversidade do Planeta Terra é imensa, mas sua exploração está acontecendo de forma demasiada, principalmente no bioma Caatinga. Por isso, o despertar para a visão consciente e reflexiva a respeito da conservação da Caatinga deve ser difundida entre os cidadãos. Um ambiente favorável para essa abordagem é a escola e uma das maneiras de levar essas discussões para o âmbito escolar é através dos temas transversais. Essa pesquisa utilizou a ciência da dendrocronologia como tema transversal de meio ambiente para abordar este assunto na terceira série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Nossa Senhora de Lourdes. Foi realizada uma oficina pedagógica com 18 alunos e, em seguida, aplicado um questionário com questões objetivas e descritivas. Os resultados apontam que há possibilidade de difundir a dendrocronologia na escola como tema transversal e que, através dessa ciência, é possível promover a conscientização dos alunos a respeito da conservação da Caatinga. Pôde-se perceber que, através da dendrocronologia, os alunos compreenderam a importância das árvores, suas características anatômicas e suas relações com o clima, contribuindo para a formação de cidadãos preocupados e conscientes com questões ambientaispt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.contributor.advisor-co1Pagotto, Mariana Alves-
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Clayane_Matos_Costa.pdf1,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.