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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9592
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Costa, Clayane Matos | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-07T12:58:59Z | - |
dc.date.available | 2018-11-07T12:58:59Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-10 | - |
dc.identifier.citation | Costa, Clayane Matos. Dendrocronologia na escola : uma abordagem transversal no ensino médio. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação de Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9592 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Anéis de crescimento | por |
dc.subject | Caatinga | por |
dc.subject | Conservação | por |
dc.title | Dendrocronologia na escola : uma abordagem transversal no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lisi, Claudio Sergio | - |
dc.description.resumo | A biodiversidade do Planeta Terra é imensa, mas sua exploração está acontecendo de forma demasiada, principalmente no bioma Caatinga. Por isso, o despertar para a visão consciente e reflexiva a respeito da conservação da Caatinga deve ser difundida entre os cidadãos. Um ambiente favorável para essa abordagem é a escola e uma das maneiras de levar essas discussões para o âmbito escolar é através dos temas transversais. Essa pesquisa utilizou a ciência da dendrocronologia como tema transversal de meio ambiente para abordar este assunto na terceira série do ensino médio de uma escola pública da rede estadual de Nossa Senhora de Lourdes. Foi realizada uma oficina pedagógica com 18 alunos e, em seguida, aplicado um questionário com questões objetivas e descritivas. Os resultados apontam que há possibilidade de difundir a dendrocronologia na escola como tema transversal e que, através dessa ciência, é possível promover a conscientização dos alunos a respeito da conservação da Caatinga. Pôde-se perceber que, através da dendrocronologia, os alunos compreenderam a importância das árvores, suas características anatômicas e suas relações com o clima, contribuindo para a formação de cidadãos preocupados e conscientes com questões ambientais | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Pagotto, Mariana Alves | - |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Clayane_Matos_Costa.pdf | 1,73 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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