Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9594
Tipo de Documento: Monografia
Título: Simuladores como ferramentas auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem de evolução biológica
Autor(es): Jesus, Pedro Leandro Barreto de
Data do documento: 23-Out-2018
Orientador: Campos, Alexandre Liparini
Coorientador: Herrera, Hector Julian Tejada
Resumo: O presente estudo se trata de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre o uso de uma ferramenta computacional denominada Netlogo, aplicada aos graduandos e graduados do curso de Ciências Biológicas, a fim de testar o seu uso potencial com professores do Ensino Médio. Como pré-requisito, aos alunos participantes, os mesmos deveriam ter cursado as disciplinas de psicologia da aprendizagem e evolução, de modo a evidenciar suas percepções e conhecimento sobre essas temáticas. A aplicação dos questionários e apresentação da ferramenta ocorreu na Universidade Federal de Sergipe a 30 entrevistados em fase de graduação ou já graduados – UFS. O estudo buscou promover o contato dos pesquisados com a simulação computacional de processos biológicos/evolutivos e identificar aspectos relacionados com ensino-aprendizagem e conceitos ligados à teoria evolutiva. Foram apresentados dois questionários um antes da interação com a simulação e outro posterior juntamente com um teste, de modo a observar se a interação com o recurso contribuiria para melhoria dos conceitos apresentados. Em síntese, observou-se a utilização de termos equivocados nas afirmações quanto a questões propostas, por parte dos entrevistados, além de interpretações erradas sobre o conceito de seleção natural. No entanto, houve uma melhora substancial após a utilização do simulador, por outro lado, a divulgação desse recurso contribuirá para que os mesmos possam trabalhar em sala de aula temas abstratos citados por eles, como: genética, evolução e ecologia uma vez que o Netlogo porta uma vasta biblioteca incluindo esses e outros temas
Abstract: The present study is about a quantitative and qualitative research on the use of a computational tool called Netlogo applied to undergraduates and graduates of the Biological Sciences course in order to test their potential use with high school teachers. As a prerequisite, the participating students should have studied the disciplines of learning psychology and evolution, in order to show their perceptions and knowledge about these subjects. The application of the questionnaires and tool presentation took place at the Federal University of Sergipe to 30 interviewees graduates or graduates - UFS. The study sought to promote the contact of the respondents with the computational simulation of biological/evolutionary processes and to identify aspects related to teaching and learning and concepts related to evolutionary theory. Two questionnaires were presented one before the interaction with the simulation and another one with a test, in order to observe if the interaction with the resource would contribute to the improvement of the presented concepts. In summary, we observed the use of misleading terms in the statements regarding proposed questions, as well as misinterpretations about the concept of natural selection. However, there was a substantial improvement after the use of the simulator, on the other hand, the dissemination of this resource will help them to work in the classroom abstract themes cited by them, such as: genetics, evolution and ecology since the Netlogo door to a vast library including these and other topics
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Evolução
Netlogo
Ensino-aprendizagem
Evolution
Netlogo
Teaching-learning
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIA::BIOLOGIA E FISIOLOGIA DOS MICROORGANISMOS::BACTEROLOGIA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Jesus, Pedro Leandro Barreto de. Simuladores como ferramentas auxiliadoras no processo de ensino-aprendizagem de evolução biológica. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (graduação de Biologia) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9594
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Pedro_Leandro_Barreto_Jesus.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.