Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9604
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Ensino de língua por meio da música : uma experiência na escola municipal professor Isaac Menezes |
Autor(es): | Santos, Valdeir Brito dos |
Data do documento: | 8-Mar-2018 |
Orientador: | Mariano, Márcia Regina Curado Pereira |
Resumo: | O objetivo do presente trabalho constitui em identificar a importância da música na produção e na compreensão textual nas aulas de Língua Portuguesa. Busca entender como o gênero híbrido música pode ser trabalhado em sala de aula, dando ao professor maior proximidade com o aluno, explorando o conteúdo e deixando a aula mais dinâmica. Dentro dessa finalidade, optou-se pela pesquisa descritivo-explicativa, sob a forma de estudo de caso, na Escola Municipal Professor Isaac Menezes – Nossa Senhora das Dores, Sergipe. Foram utilizados como base teórica os estudos de Marcuschi (2010), Costa (2010), Tatit (2007), Antunes (2009), entre outros. Os resultados e discussões indicam que os métodos tradicionais ainda dominam o ambiente escolar, e que o uso da música no ensino de Língua Portuguesa traz resultados satisfatórios na leitura, compreensão e produção textual, fazendo com que os professores repensem suas práticas de ensino. |
Abstract: | The objective of this work is to identify the importance of music in the production and textual comprehension in Portuguese Language classes. It seeks to understand how the hybrid music genre can be work in the classroom, giving the teacher greater closeness to the student, exploring the content and leaving the class more dynamic. Within this purpose we chose the described-explanatory research, in the form of a case study, at the Municipal School Professor Isaac Menezes - Our Lady of Sorrows, Sergipe. The studies of Marcuschi (2010), Costa (2010), Tatit (2007), Antunes (2009) and others were used as theoretical basis. The results and discussions indicate that traditional methods still dominate the school environment and that the use of music in Portuguese language teaching brings satisfactory results in reading, comprehension and textual production, causing teachers to rethink their teaching practices. |
Palavras-chave: | Gêneros textuais Música Produção textual Compreensão textual Música na educação Música na escola Prática de ensino Língua portuguesa Nossa Senhora das Dores (SE) Textual genres Music Production and textual comprehension |
área CNPQ: | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DLI - Departamento de Letras – Letras, Língua Portuguesa – Itabaiana - Presencial |
Citação: | SANTOS, Valdeir Brito dos. Ensino de língua por meio da música : uma experiência na escola municipal professor Isaac Menezes. 2018. 30 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2018. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9604 |
Aparece nas coleções: | Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Valdeir_Brito_Santos.pdf | 431,42 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.