Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9608
Document Type: | Caderno pedagógico |
Title: | Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico (Caderno pedagógico) |
Authors: | Almeida, Adilson Oliveira |
Issue Date: | 2018 |
Advisor: | Andrade, Alexandre de Melo |
Resumo : | As sequências didáticas através das quais foi implementado este projeto de pesquisa intervencionista baseiam-se nas discussões, reflexões e interpretação do teor dos textos propostos, utilizando-se de leituras silenciosa e expressiva, buscando sempre envolver e motivar os alunos participantes. Na primeira SD, que denominamos primeiro momento, exploramos o conto “A incapacidade de ser verdadeiro”, de Carlos Drummond de Andrade; na segunda SD, segundo momento, utilizamos a letra e a melodia da música “Era uma vez”, de Kell Smith, e a crônica “O pavão”, de Rubem Braga. No terceiro momento, sequência três, trabalhamos o poema “Quadras desafinadas”, do poeta e contista sergipano Jeová Santana, com a reprodução da versão musicalizada desse texto pela compositora e cantora, também natural de Sergipe, Joésia Ramos; na quarta SD, momento quatro, lemos e discutimos o “Soneto de fidelidade”, de Vinicius de Moraes; na quinta sequência, que chamamos quinto e último momento, trabalhamos o poema “Assovio”, de Cecília Meireles, utilizando-nos das mesmas estratégias didáticas adotadas para os textos anteriores. |
Keywords: | Letras Leitura Sequências didáticas Letramento Poesia Caderno pedagógico |
Is part of: | Leitura de poesia no 9º ano do ensino fundamental : um caminho rumo ao letramento lírico |
Language: | por |
Institution: | Universidade Federal de Sergipe |
Program Affiliation: | Pós-Graduação Profissional em Letras |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9608 |
Appears in Collections: | Letras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADILSON_OLIVEIRA_ALMEIDA-Caderno_Pedagogico.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.