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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Carolina Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T12:53:31Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T12:53:31Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-20 | - |
dc.identifier.citation | Santos, Carolina Silveira. Percepção crítica de alunos sobre a importância ambiental e socioeconômica do ecossistema manguezal em Aracaju/SE. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9631 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Ecossistema | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Ecossistema manguezal | por |
dc.subject | Manguezal | por |
dc.title | Percepção crítica de alunos sobre a importância ambiental e socioeconômica do ecossistema manguezal em Aracaju/SE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Carmen R. Parisotto | - |
dc.description.resumo | A Educação exerce um papel fundamental na formação de cidadãos críticos, possibilitando ações transformadoras. A fim de sensibilizar os alunos em relação aos problemas ambientais que acometem o manguezal, a escola, como agente capaz de estimular a percepção crítica, é imprescindível no processo de conscientização ambiental, contribuindo com a discussão dos problemas ambientais do contexto social em que tanto a escola, quanto os alunos estão inseridos. Assim, este estudo propõe abordar o ecossistema manguezal de forma a promover uma educação ambiental crítica, evidenciando o papel fundamental do indivíduo, tanto na conservação ambiental, quanto nos impactos ocorrentes nos manguezais de Aracaju, SE, bem como, demonstrar a importância socioeconômica que estes apresentam para a região. A pesquisa procurou embasamento nas etapas de atividades proposta pela pedagogia Histórico-crítica: 1) prática social inicial: que é o primeiro contato do aluno com o conteúdo que vai ser estudado; 2) problematização: que fundamenta-se nos principais problemas que envolvem o tema que será abordado; 3) instrumentalização: que é a fase em que os alunos adquirem e entendem conceitos para relacioná-los ao cotidiano, a fim de obter um conhecimento concreto; 4) catarse: é expresso pelo aluno, a partir do conhecimento adquirido posicionar-se frente a um problema; e 5) prática social final: relaciona-se a postura adotada pelo aluno fora do ambiente escolar, com ações partindo do que foi aprendido em sala de aula; todas elas organizadas na forma de sequência didática. Para isso, foram realizadas intervenções e aplicados questionários, totalizando seis aulas para conclusão das etapas, em uma escola do município de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, situada no Bairro Rosa Elze, para alunos do 7º ano do Ensino Fundamental. Após a aplicação da sequência didática pode-se observar que os alunos adquiririam maior conhecimento sobre o ecossistema manguezal, com uma maior percepção ambiental, econômica e social da sua cidade, adquirindo maior conhecimento sobre a fauna e a flora que compõe este ecossistema, bem como os problemas ambientais enfrentados pelo manguezal. Os resultados obtidos nos questionários tornam-se insuficientes para afirmar que os alunos alcançaram a proposta de uma educação crítica. No entanto, este, mostra-se como um fortalecedor na verificação dos passos para uma pedagogia crítica dos conteúdos, tendo em vista que o conhecimento adquirido sobre o manguezal, durante a sequência didática e que foi refletido no questionário final, torna-se um fator primordial, para que posteriormente, durante as intervenções, os alunos adotassem posicionamentos, que fortalecessem as discussões e opiniões sobre o tema, com um saber sistematizado e elaborado, promovendo um discurso mais crítico, pelos mesmos, acerca do ambiente. Em face aos problemas enfrentados no que tange a conscientização ambiental, é primordial o estímulo a ações e projetos que instiguem uma educação ambiental que posicione- se a criticidade, para o estímulo a visão dos discentes a responsabilidade em sociedade. Uma sequência didática baseada na Pedagogia crítica dos conteúdos apresenta-se como um fortalecedor neste processo de ensino e de aprendizagem | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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