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dc.contributor.authorCamilo, Júlia Paulina Guimarães-
dc.date.accessioned2018-11-12T12:57:54Z-
dc.date.available2018-11-12T12:57:54Z-
dc.date.issued2018-04-20-
dc.identifier.citationCamilo, Júlia Paulina Guimarães. Avaliação do uso de oficinas para aprendizagem significativa no ensino de ciências utilizando temas da paleontologia. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9633-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectMetodologia de ensinopor
dc.subjectInvertebradospor
dc.subjectMoluscospor
dc.subjectFósseispor
dc.titleAvaliação do uso de oficinas para aprendizagem significativa no ensino de ciências utilizando temas da paleontologiapt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Campos, Alexandre Liparini-
dc.description.resumoNo presente trabalho, objetivou-se analisar se a aplicação de uma oficina contribuía na aprendizagem significativa no conteúdo de Zoologia de Invertebrados (Filo Mollusca), utilizando como meio de instrumento a Paleontologia. O trabalho foi realizado com uma turma de 24 alunos do sétimo ano do ensino fundamental do Colégio Estadual Professora Ofenísia Soares Freire, localizado no município de Aracaju, SE. Para isso, foram elaborados moldes de moluscos fósseis utilizando alginato, no Laboratório de Paleontologia na Universidade Federal de Sergipe (LPUFS), e fichas informativas no formato A3, para uso na oficina, a fim de auxiliar na compreensão do conteúdo. Os questionários foram validados com alunos do oitavo ano, que já viram o conteúdo. Para que depois, questionários pré-testes, para alunos do sétimo ano, pudessem ser aplicados, para avaliar o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto, e após a oficina, questionários pós-testes, para averiguar se houve conhecimento assimilado com a prática. O conjunto de respostas foram analisadas estatisticamente, com o uso do teste de normalidade e o teste T de Student, que verificava se tais médias apresentavam uma diferença significativa. Os resultados foram positivos, com as médias de pré e pós-testes de 3,85 e 5,70, respectivamente. Dessa forma, conclui-se que essas metodologias ativas alternativas contribuem para o conhecimento significativo do aluno, já que na construção de réplicas dos fósseis houve a participação ativa, e o interesse pelas peças antigas de animais já extintos, facilitando no processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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