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dc.contributor.authorSantos, Maiara Pedral dos-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:07:10Z-
dc.date.available2018-11-12T13:07:10Z-
dc.date.issued2018-04-19-
dc.identifier.citationSantos, Maiara Pedral dos. Percepção de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globais. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9637-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectAquecimento globalpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectEfeito estufapor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectMudanças climáticaspor
dc.subjectClimapor
dc.titlePercepção de alunos da primeira série do ensino médio acerca das mudanças climáticas globaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Pinto, Alexandre de Siqueira-
dc.description.resumoEvidências tem apontado para uma relação direta entre o atual cenário das mudanças climáticas globais e a crescente emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) através de fontes antrópicas. Tal relação evidencia a urgente necessidade da formação de cidadãos conscientes dos impactos de suas ações sobre o ambiente. Assim, estes poderão desenvolver uma postura crítica e responsável frente à problemática, passando a atuarem de forma efetiva na mitigação da emissão de GEE através da tomada de decisões cotidianas responsáveis e ambientalmente sustentáveis. O presente trabalho buscou verificar as percepções de 29 alunos da 1ª série do ensino médio de uma escola da rede estadual do município de Aracaju acerca das mudanças climáticas globais e fenômenos relacionados. A escola, internet e televisão consistem nos principais meios através dos quais os alunos obtém informação a respeito da temática. Apesar do amplo acesso à informação a maioria dos alunos acredita que suas ações não contribuem para o cenário das mudanças climáticas globais, o que evidencia uma dificuldade por parte destes em visualizarem as relações existentes entre suas práticas cotidianas e a emissão de GEE. Esse levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos mostra aspectos que carecem ser trabalhados com maior atenção através da educação ambiental nos campos formal e não-formal. Uma alternativa para que as informações às quais os alunos tem acesso possam auxiliar na construção de uma aprendizagem significativa é o uso de Mapas Conceituais (MCs). Estes mostraram-se uma ferramenta eficiente tanto para avaliação, ajudando a detectar equívocos conceituais existentes na estrutura cognitiva dos alunos, como para a construção de um novo conhecimento. A partir dos conhecimentos prévios foi possível pensar em alternativas para a correção de concepções errôneas de modo a facilitar o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA APLICADApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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