Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9640
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Wendell Rhamon dos Santos de Jesus | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T13:19:34Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T13:19:34Z | - |
dc.date.issued | 2018-04-09 | - |
dc.identifier.citation | Silva, Wendell Rhamon dos Santos de Jesus. O cinema em cena na escola : representações acerca de sexualidade e gênero. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9640 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Gênero | por |
dc.subject | Sexualidade | por |
dc.subject | Identidades | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.title | O cinema em cena na escola : representações acerca de sexualidade e gênero | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Elaine de Jesus | - |
dc.description.resumo | O cinema, que é uma das temáticas centrais desse trabalho, dissemina diversas representações acerca de sexualidade e gênero, como um artefato cultural que pode contribuir para a produção de des(aprendizados). Partindo para o ambiente escolar foi vista uma oportunidade de saber como as identidades/diferenças sexuais e de gênero tem sido acolhidas e/ou excluídas nesse espaço? Será que tais diferenças continuam sendo utilizadas para justificar desigualdades? Como as categorias sexualidade e gênero são representadas nos cenários escolar e cinematográfico? Essa pesquisa teve como objetivo analisar os modos de produção cultural de representações acerca de sexualidade e gênero nos filmes Tempestade de Verão-2004 e Tomboy-2004, relacionando as representações com as concepções de estudantes em uma escola de Sergipe. A pesquisa contou com 10 alunos/as da rede estadual de ensino, localizada em Aracaju-Sergipe que participaram de entrevistas coletivas após a exibição dos referidos filmes, bem como a análise cultural foi utilizada para examinar o material empírico. Os resultados obtidos contribuíram para dar visibilidade as temáticas gênero e sexualidade ao possibilitar uma articulação entre o cinema e a escola, além disso, priorizamos a problematização de alguns significados produzidos pelos filmes e as vivências no cotidiano escolar dos/alunos/as, nas falas dos participantes foram observadas concepções pautadas em representações normativas acerca de sexualidade e gênero. Assim, os filmes foram utilizados como artefatos e pedagogias culturais potentes para incitar abordagens socioculturais e políticas acerca das temáticas sexualidade e gênero na escola | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Wendell_Rhamon_Santos_Jesus_Silva.pdf | 865,19 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.