Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9644
Tipo de Documento: Monografia
Título: Paleontologia no ensino fundamental : contribuições de um ambiente virtual de aprendizagem para prática pedagógica
Autor(es): Aragão, Wilcilene Santos de
Data do documento: 10-Jan-2018
Orientador: Campos, Alexandre Liparini
Resumo: Paleontologia é a ciência que estuda os fósseis, isto é, restos ou vestígios de animais, vegetais ou qualquer outro organismo vivo que viveu antes dos tempos históricos e que se conservaram nas rochas. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) recomendam que alguns conteúdos paleontológicos sejam trabalhados no Ensino Fundamental referente às séries do 6º ao 9º ano, no Ensino Médio e em cursos de nível superior. O presente trabalho pretende ampliar a divulgação de temas paleontológicos com a criação de ambiente virtual de aprendizagem para ser utilizado como ferramenta de apoio para elaboração de aulas sobre essa ciência. A seleção dos assuntos abordados no blog foi feita a partir de sugestões dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) sobre assuntos para serem trabalhados na disciplina de Ciências. Para avaliar o blog, foi selecionado um grupo de professores de escolas públicas e privadas do Ensino Fundamental que receberam um roteiro com alguns pontos que deveriam ser analisados no ambiente virtual desenvolvido. Foi possível perceber o déficit de informações e divulgação da Paleontologia através de uma análise quantitativa e qualitativa de livros didáticos, além de uma análise de blogs disponíveis na web que tratam desta ciência e se são voltados para o ensino. Dos livros analisados nenhum deles aborda todos os conteúdos sugeridos pelos PCN’s, destacando os livros do terceiro ciclo que apresentam pelo menos uma das temáticas sugeridas. A partir do levantamento dos blogs disponíveis na web verificou-se que os mesmos apresentam temáticas variáveis da Paleontologia, mas somente um deles foi desenvolvido para o ensino. Na entrevista com os docentes, foi possível perceber que todos têm conhecimento sobre os PCN’s e que utilizam, sempre que possível, tecnologias de ensino para elaboração e aplicação das aulas. A partir da avaliação do blog desenvolvido, foi possível perceber uma aceitação de forma positiva em relação ao acesso, utilização e organização dessa ferramenta. Com a análise dos livros, dos blogs disponíveis na internet e a partir da entrevista com os professores, percebe-se uma necessidade de projetos que divulguem a Paleontologia, além de mais investimento nas escolas em equipamentos facilitando a aproximação dos professores e alunos a essas novas tecnologias que estimulam o aprendizado. O uso do blog educativo “Ensine Paleonto” pode reduzir o tempo de busca dos docentes por fontes que abordem temáticas paleontológicas e na construção de atividades
Abstract: Paleontology is the science that studies the fossils, that is, remains or traces of animals, vegetables or any other living organism that lived before the historical times and that were conserved in the rocks. The National Curricular Parameters (PCN’s) recommend that the paleontological contents are worked in Elementary School referring to series from the 6th to the 9th year, high school and in higher education courses. The present work intends to broaden the dissemination of paleontological themes with the creation of an educational blog to be used as a support tool to elaborate classes about this science. The selection of the topics covered in the blog was made from suggestions of the National Curricular Parameters (PCN's) on subjects to be worked in the discipline of sciences. In order to evaluate the blog, a group of elementary school teachers was selected, who at first participated in a semi-structured interview. This interview aimed to evaluate the experience of each teacher, the contact with paleontological contents, the knowledge about PCN’s and the use of new teaching technologies in the classroom. To carry out the evaluation, each teacher received a script with some points that should be analyzed in the blog. From the books analyzed none of them addresses all the contents suggested by the PCN's, the books of the third cycle present at least one of the themes suggested and in the books of the fourth cycle none presented the subject "Theory of plate tectonics", one of the themes indicated by the PCN's to this cycle. From the survey of the blogs available on the web, it was verified that they present variable themes of Paleontology, but only one of them was developed for teaching. In the interview with the teachers, it was possible to perceive that all of them have knowledge about PCN's and that, whenever possible, use teaching technologies to prepare and apply the classes. From the evaluation of the blog developed in this project, it was possible to perceive a positive acceptance regarding the access, use and organization of this tool. With the analysis of the books, the blogs available on the Internet and from the interview with the teachers, there is a need for projects that promote Paleontology, as well as more investment in the schools in equipment facilitating the approximation of teachers and students to these new technologies that stimulate learning. The use of the "Ensine Paleonto" educational blog can reduce teachers search time by sources that approach paleontological themes and in construction of activities
Palavras-chave: Biologia
Ensino de biologia
Blog
Livros didáticos
Paleontologia
Parâmetros Curriculares Nacionais
PCN’S
Professores
Paleontology
Teachers
Textbooks
Ensino médio
área CNPQ: CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial
Citação: Aragão, Wilcilene Santos de. Paleontologia no ensino fundamental : contribuições de um ambiente virtual de aprendizagem para prática pedagógica. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9644
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Wilcilene_Santos_Aragao.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.