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dc.contributor.authorAlves, Francielle Lima-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:32:45Z-
dc.date.available2018-11-12T13:32:45Z-
dc.date.issued2018-10-25-
dc.identifier.citationAlves, Francielle Lima. Disseminação de saberes acerca do ecossistema manguezal para alunos(as) deficientes visuais através de uma exposição sensorial. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9646-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectManguezalpor
dc.subjectEcossistemaspor
dc.subjectDeficientes visuaispor
dc.subjectSergipe (SE)por
dc.titleDisseminação de saberes acerca do ecossistema manguezal para alunos(as) deficientes visuais através de uma exposição sensorialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Sindiany Suelen Caduda dos-
dc.description.resumoA garantia de igualdade de condições de ensino e de permanência na escola, é um direito de todos, e é assegurado por lei. No processo de ensino e aprendizagem os(as) alunos(as) apresentam ritmos e necessidade diferentes, e cabe ao(a) educador(a) utilizar metodologias e recursos que facilitem esse processo, de forma que cada um(a) possa atingir o máximo que suas capacidades permitirem. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização de uma exposição sensorial para o ensino de conhecimentos sobre os manguezais para alunos(as) deficientes visuais poderia ser uma metodologia viável para formar sujeitos ecológicos de maneira inclusiva. Assim, para o seu desenvolvimento foram produzidos recursos didáticos para serem usados na exposição, mas antes de sua aplicação foi feito um levantamento dos conhecimentos socioambientais dos sujeitos envolvidos – educandos(as) deficientes visuais – sobre o manguezal, realizado através de entrevistas estruturadas. Durante a exposição a coleta dos dados foi feita a partir da observação sistemática, e os registros foram feitos por meio de fotos (tiradas com o consentimento dos participantes da pesquisa), por anotações no diário de campo e observação das habilidades exercidas pelos(as) alunos(as). Após a aplicação da exposição, foi realizada nova entrevista com os(as) participantes para analisar se houve aprendizagem. A exposição sensorial se mostrou viável para educar ambientalmente os(as) discentes sobre o manguezal e, dessa forma, foi capaz de contribuir para aprendizagem, de maneira inclusiva, sobre conhecimentos desse ecossistemapt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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