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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Alves, Francielle Lima | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-12T13:32:45Z | - |
dc.date.available | 2018-11-12T13:32:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-25 | - |
dc.identifier.citation | Alves, Francielle Lima. Disseminação de saberes acerca do ecossistema manguezal para alunos(as) deficientes visuais através de uma exposição sensorial. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9646 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Educação ambiental | por |
dc.subject | Educação inclusiva | por |
dc.subject | Manguezal | por |
dc.subject | Ecossistemas | por |
dc.subject | Deficientes visuais | por |
dc.subject | Sergipe (SE) | por |
dc.title | Disseminação de saberes acerca do ecossistema manguezal para alunos(as) deficientes visuais através de uma exposição sensorial | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Sindiany Suelen Caduda dos | - |
dc.description.resumo | A garantia de igualdade de condições de ensino e de permanência na escola, é um direito de todos, e é assegurado por lei. No processo de ensino e aprendizagem os(as) alunos(as) apresentam ritmos e necessidade diferentes, e cabe ao(a) educador(a) utilizar metodologias e recursos que facilitem esse processo, de forma que cada um(a) possa atingir o máximo que suas capacidades permitirem. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo analisar a utilização de uma exposição sensorial para o ensino de conhecimentos sobre os manguezais para alunos(as) deficientes visuais poderia ser uma metodologia viável para formar sujeitos ecológicos de maneira inclusiva. Assim, para o seu desenvolvimento foram produzidos recursos didáticos para serem usados na exposição, mas antes de sua aplicação foi feito um levantamento dos conhecimentos socioambientais dos sujeitos envolvidos – educandos(as) deficientes visuais – sobre o manguezal, realizado através de entrevistas estruturadas. Durante a exposição a coleta dos dados foi feita a partir da observação sistemática, e os registros foram feitos por meio de fotos (tiradas com o consentimento dos participantes da pesquisa), por anotações no diário de campo e observação das habilidades exercidas pelos(as) alunos(as). Após a aplicação da exposição, foi realizada nova entrevista com os(as) participantes para analisar se houve aprendizagem. A exposição sensorial se mostrou viável para educar ambientalmente os(as) discentes sobre o manguezal e, dessa forma, foi capaz de contribuir para aprendizagem, de maneira inclusiva, sobre conhecimentos desse ecossistema | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA DE ECOSSISTEMAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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