Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFeistauer, Carla Pollyana Rocha-
dc.date.accessioned2018-11-12T13:45:01Z-
dc.date.available2018-11-12T13:45:01Z-
dc.date.issued2018-09-04-
dc.identifier.citationFeistauer, Carla Pollyana Rocha. As relações CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) e sua abordagem no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva de professores em formação inicial. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9650-
dc.description.abstractThe present work had the objective to understand how graduating of the course of Biological Sciences of the Federal University of Sergipe - FUS, mean the STS relations and its approach in the teaching of Sciences and Biology. The study was characterized as a comprehensive research of a qualitative nature and was carried out with a group of twenty-seven students from the classes of Supervised Internship in Teaching Biology IV, in the period 2017/2. For the data collection, an individual questionnaire was applied, structured in two parts, both of which were composed of six questions, all of which were objective, aiming to have an adequate relation between the STS conceptions of the trainees and how they envisaged the STS approach in the pedagogical practice. The responses obtained from the participating students were analyzed and categorized from the perspective of the content analysis proposed by Bardin (2009), which included pre-analysis, material exploration and treatment of results: inference and interpretation. The results of the research indicate that most of the teachers who participated in the research presented plausible conceptions in almost all the topics discussed about the STS conceptions. However, these conceptions do not seem to reflect in their future pedagogical practice, since the majority presented adequate results regarding the STS approacheng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectCiência biológicaspor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectSociedadepor
dc.subjectGraduatingeng
dc.subjectScienceeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectSocietyeng
dc.titleAs relações CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) e sua abordagem no ensino de Ciências e Biologia na perspectiva de professores em formação inicialpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Isabela Santos Correia-
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo compreender como licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), significam as relações CTS e sua abordagem no ensino de Ciências e de Biologia. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa compreensiva, de natureza qualitativa e foi realizado com um grupo de 27 licenciandos das turmas da disciplina de Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia IV, no período 2017/2. Para a coleta de dados foi realizada a aplicação de um questionário individual, estruturado em duas partes, ambas compostas por seis questões, todas objetivas, onde buscou-se ter uma relação adequada entre as concepções CTS dos licenciandos e como eles perspectivam integrar o enfoque CTS na prática pedagógica futura. As respostas obtidas dos participantes foram analisadas e categorizadas na perspectiva da análise de conteúdo proposta por Bardin (2009) que inclui a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos resultados: inferência e interpretação. Os resultados da pesquisa indicam que a maioria dos licenciandos que participou da pesquisa, apresenta concepções plausíveis, em quase todos os temas discutidos sobre as concepções CTS. Contudo, essas concepções não parecem refletir na futura prática pedagógica dos mesmos, uma vez que a maioria apresentou resultados adequados quanto a abordagem CTSpt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carla_Pollyana_Rocha_Feistauer.pdf861,93 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.