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dc.contributor.authorSantos, José Felipe Bezerra dos-
dc.date.accessioned2018-11-13T13:43:58Z-
dc.date.available2018-11-13T13:43:58Z-
dc.date.issued2018-03-09-
dc.identifier.citationSantos, José Felipe Bezerra dos. A competência informacional do profissional bibliotecário do Instituto Federal de Sergipe (IFS) em relação às tecnologias assistivas. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (bacharelado em Biblioteconomia e Documentação) – Curso de Biblioteconomia e Documentação, Departamento de Ciência da Informação, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9690-
dc.description.abstractAccess to information is a right for everyone and offer resources and services to retrieve it and necessary and important. People with visual impairments need assistive technologies as well as a professional who guides them until they become autonomous. In this way the following question arose: how does the use of assistive technologies assist the visually impaired person in the university libraries, considering the informational competence of the librarian in the use of the services? The objective of this research is to verify the informational competence of the librarian in relation to assistive technologies for visually impaired persons in the provision of library services. The chosen library was the Federal Institute of Sergipe (IFS), Aracaju fields. The research was done through an interview, where a questionnaire related to the professional competence of the librarian and the assistive technologies was elaborated and applied to the librarians, the target public of the research. In the theoretical framework, it is important to highlight the historical context of the disabled person, the varied technological resources that support these people, especially the visual impairment, as well as the mission, attributions, and possibilities of the professional to improve these people. Through the application of the Sense Making informational behavior model, the informational competence of the librarians was evaluated. In general, the IFS (Aracaju) librarians do not have the informational competence to use the assistive technology to care for the visually impaired, and although they realize the importance of being sensitive to people with disabilities, of hiring and having skilled labor for this purpose, none of the participants are up to date, in favor of building meaning and improvement for the care of people with visual impairmenteng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectCiência da informaçãopor
dc.subjectEnsino de ciência da informaçãopor
dc.subjectBibliotecáriopor
dc.subjectCompetência informacionalpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectLibrarianeng
dc.subjectInformational competenceeng
dc.subjectInformational needeng
dc.subjectAssistive technologyeng
dc.subjectDisabled Personeng
dc.titleA competência informacional do profissional bibliotecário do Instituto Federal de Sergipe (IFS) em relação às tecnologias assistivaspt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Diego Armando de Oliveira-
dc.description.resumoO acesso à informação é um direito de todos, e oferecer recursos e serviços para recuperá-la e necessário e importante. As pessoas com deficiência visual necessitam das tecnologias assitivas bem como de um profissional que o oriente até que ele se torne autônomo. Desta forma surgiu a seguinte pergunta: de que forma a utilização das tecnologias assistivas auxiliam a pessoa com deficiência visual, nas bibliotecas universitárias, considerando a competência informacional do bibliotecário na utilização dos serviços? O objetivo desta pesquisa apresenta-se na verificação da competência informacional do profissional bibliotecário em relação às tecnologias assistivas para pessoa com deficiência visual, na prestação de serviços da biblioteca. A biblioteca escolhida foi a do Instituto Federal de Sergipe (IFS), campos Aracaju. A pesquisa foi feita por meio de entrevista, onde um questionário relacionado à competência do profissional bibliotecário e às tecnologias assistivas, foi elaborado e aplicado aos bibliotecários, público alvo da pesquisa. No referencial teórico, há de se destacar o contexto histórico da pessoa com deficiência, aos variados recursos tecnológicos que dão suporte a estas pessoas em especial à deficiência visual, bem como a missão, atribuições, e possibilidades do profissional de melhoras no atendimento a estas pessoas. Através da aplicação do modelo de comportamento informacional Sense Making, foi feita a avaliação da competência informacional dos bibliotecários. De um modo geral, os profissionais bibliotecários do IFS (Aracaju) não possuem competência informacional para utilizar as tecnologias assitivas no atendimento às pessoas com deficiência visual, e apesar de perceberem a importância de se ter sensibilidade às pessoas com deficiência, de se contratar e ter mão de obra capacitada de para este fim, nenhum dos participantes estão se atualizado, em prol da construção de sentido e melhoria para o atendimento às pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.publisher.departmentDCI - Departamento de Ciência da Informação - São Cristóvão - Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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