Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9719
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Reflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integral |
Título(s) alternativo(s): | Reflexiones sobre posibles criterios de calidad de la escuela en tiempo integral Reflections on possible quality criteria for full-time schools |
Autor(es): | Schmitz, Heike Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de |
Data do documento: | Ago-2016 |
Resumo: | Este texto se insere no cenário de debates sobre a educação integral/ tempo integral, que tem sido objeto de atenção no Brasil nos últimos anos. A análise problematiza os limites das atuais avaliações externas de larga escala para verificar a qualidade da escola em tempo integral. O objetivo do artigo é refletir sobre uma possível sistematização de critérios de qualidade da escola em tempo integral, com vistas a avaliar a sua eficácia. Os argumentos foram construídos a partir de uma revisão da literatura científica, de análise documental e de análise secundária de pesquisas, predominantemente de cunho qualitativo, e toma como referência as contribuições de Holtappels, em diálogo com estudos sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil. As conclusões apontam que o modelo apresentado pode contribuir como ferramenta heurística para nortear o desenvolvimento organizacional da escola. |
Abstract: | Este texto se inserta en el escenario de debates sobre la educación integral/tiempo
integral, que ha sido objeto de atención en Brasil en los últimos años. El análisis
problematiza los límites de las actuales evaluaciones externas de gran escala para
verificar la calidad de la escuela en tiempo integral. El objetivo del artículo es el de
reflexionar sobre una posible sistematización de criterios de calidad de la escuela en
tiempo integral, con miras a evaluar su eficacia. Los argumentos fueron construidos
a partir de una revisión de la literatura científica, del análisis documental y del
análisis secundario de investigaciones, predominantemente de cuño cualitativo,
y toma como referencia las contribuciones de Holtappels, en diálogo con estudios
sobre la ampliación de la jornada escolar en Brasil. Las conclusiones señalan que el
modelo presentado puede contribuir como herramienta heurística para orientar el
desarrollo organizativo de la escuela.________________________________________________________________________________________________________________________________ This paper focuses on the debates concerning full time-education, which has been subject of attention in Brazil in recent years. The analysis discusses the limits of current large-scale external assessments to check the quality of full-time schools. The objective of this article is to reflect on a possible criteria systematization concerning the quality of full-time schools, in order to assess their effectiveness. The arguments were based on a review of the scientific literature, documentary analysis and secondary research analysis, mainly of qualitative nature, and take as reference Holtappels’ contributions, as well as studies about the expansion of the school day in Brazil. The findings indicate that the model presented may contribute as a heuristic tool to guide the schools’ organizational development. |
Palavras-chave: | Avaliação da educação Educação em tempo integral Educação integral Qualidade Evaluación de la educación Educación en tiempo integral Educación integral Calidad Assessment of education Full-time education Integral education Quality |
ISSN: | 1984-932X |
Parte de : | Estudos em Avaliação Educacional |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Fundação Carlos Chagas |
Citação: | SCHMITZ, H.; SOUZA, M. C. R. F. de. Reflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integral. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 552-581, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3661>. Acesso em: 16 nov. 2018. |
Licença: | Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial" |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9719 |
Aparece nas coleções: | DED - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReflexoesQualidadeEscolaIntegral.pdf | 500,66 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.