Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9719
Tipo de Documento: Artigo
Título: Reflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integral
Título(s) alternativo(s): Reflexiones sobre posibles criterios de calidad de la escuela en tiempo integral
Reflections on possible quality criteria for full-time schools
Autor(es): Schmitz, Heike
Souza, Maria Celeste Reis Fernandes de
Data do documento: Ago-2016
Resumo: Este texto se insere no cenário de debates sobre a educação integral/ tempo integral, que tem sido objeto de atenção no Brasil nos últimos anos. A análise problematiza os limites das atuais avaliações externas de larga escala para verificar a qualidade da escola em tempo integral. O objetivo do artigo é refletir sobre uma possível sistematização de critérios de qualidade da escola em tempo integral, com vistas a avaliar a sua eficácia. Os argumentos foram construídos a partir de uma revisão da literatura científica, de análise documental e de análise secundária de pesquisas, predominantemente de cunho qualitativo, e toma como referência as contribuições de Holtappels, em diálogo com estudos sobre a ampliação da jornada escolar no Brasil. As conclusões apontam que o modelo apresentado pode contribuir como ferramenta heurística para nortear o desenvolvimento organizacional da escola.
Abstract: Este texto se inserta en el escenario de debates sobre la educación integral/tiempo integral, que ha sido objeto de atención en Brasil en los últimos años. El análisis problematiza los límites de las actuales evaluaciones externas de gran escala para verificar la calidad de la escuela en tiempo integral. El objetivo del artículo es el de reflexionar sobre una posible sistematización de criterios de calidad de la escuela en tiempo integral, con miras a evaluar su eficacia. Los argumentos fueron construidos a partir de una revisión de la literatura científica, del análisis documental y del análisis secundario de investigaciones, predominantemente de cuño cualitativo, y toma como referencia las contribuciones de Holtappels, en diálogo con estudios sobre la ampliación de la jornada escolar en Brasil. Las conclusiones señalan que el modelo presentado puede contribuir como herramienta heurística para orientar el desarrollo organizativo de la escuela.________________________________________________________________________________________________________________________________
This paper focuses on the debates concerning full time-education, which has been subject of attention in Brazil in recent years. The analysis discusses the limits of current large-scale external assessments to check the quality of full-time schools. The objective of this article is to reflect on a possible criteria systematization concerning the quality of full-time schools, in order to assess their effectiveness. The arguments were based on a review of the scientific literature, documentary analysis and secondary research analysis, mainly of qualitative nature, and take as reference Holtappels’ contributions, as well as studies about the expansion of the school day in Brazil. The findings indicate that the model presented may contribute as a heuristic tool to guide the schools’ organizational development.
Palavras-chave: Avaliação da educação
Educação em tempo integral
Educação integral
Qualidade
Evaluación de la educación
Educación en tiempo integral
Educación integral
Calidad
Assessment of education
Full-time education
Integral education
Quality
ISSN: 1984-932X
Parte de : Estudos em Avaliação Educacional
Idioma: por
Instituição/Editora: Fundação Carlos Chagas
Citação: SCHMITZ, H.; SOUZA, M. C. R. F. de. Reflexões sobre possíveis critérios de qualidade da escola em tempo integral. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 552-581, maio/ago. 2016. Disponível em: <http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/3661>. Acesso em: 16 nov. 2018.
Licença: Licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial"
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9719
Aparece nas coleções:DED - Artigos de periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ReflexoesQualidadeEscolaIntegral.pdf500,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.