Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/972
Document Type: Artigo
Title: Práticas preventivas e fatores de risco para câncer cervicouterino entre docentes universitárias
Other Titles: Preventive practices and risk factors for cervical cancer among university teachers
Authors: Oliveira, Isis Roza de
Inagaki, Ana Dorcas de Melo
Daltro, Amandia Santos Teixeira
Gonçalves, Leila Luíza Conceição
Santos, Lincoln Vitor
Issue Date: Mar-2009
Abstract: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, cujos objetivos foram: traçar o perfil das docentes da Universidade Federal de Sergipe quanto à idade, estado civil, formação acadêmica e tipo de assistência à saúde; avaliar se as docentes realizam o exame Papanicolaou como prática preventiva para o câncer de colo de útero; e identificar fatores de risco presentes para esse tipo de câncer. A amostra foi composta por 87 docentes e os dados colhidos nos meses de outubro e novembro de 2007. Os resultados revelaram que no grupo estudado predomina a faixa etária entre 23 e 42 anos (70,1%); como estado civil, as casadas ou em união estável (58,6%); o nível de escolaridade é mestrado ou doutorado (54,1%). Além disso, a maior parte possui convênio de saúde (87,3%) e procura os serviços de saúde para realizar o exame de Papanicolaou (94,3%). Dentre os motivos apresentados para a não realização do exame, encontrou-se acomodação, falta de tempo, boa saúde e desconforto. Os fatores de risco predominantes, na ordem, foram: uso de contraceptivos (86,5%); não uso de preservativo (56,8%) e multiplicidade de parceiros (23,0%); dentre outros, com menor frequência. Concluiu-se que as docentes estudadas realizam cuidados preventivos no que tange ao câncer de colo de útero, apesar de apresentarem fatores de risco importantes.
Keywords: Câncer cervicouterino
Neoplasias do colo do útero
Exame Papanicolau
Professores universitários
Assistência à saúde
ISSN: 2316-9389
Publisher / Institution : Escola de Enfermagem da UFMG
Citation: OLIVEIRA, I. R. et al. Práticas preventivas e fatores de risco para câncer cervicouterino entre docentes universitárias. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 13, n. 2, p. 238-243, jan./mar. 2009. Disponível em: <http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/185>. Acesso em: 6 mar. 2014.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/972
Appears in Collections:DEN - Artigos de periódicos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PraticasPreventivas.pdf443,24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.