Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9763
Document Type: Anais completos de Eventos
Title: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 13 - Currículo escolar, gestão, organização do trabalho pedagógico
Other Titles: • Adriano de Araujo Santos - Currículo e inovação: a percepção docente sobre os “parâmetros de língua portuguesa para o ensino médio do estado de Pernambuco”
• Ana Carolina Faria Coutinho Gléria - Entre definições e concepções: visões de alunos licenciandos a respeito de currículo
• Anevertton Lima de Souza - O coordenador pedagógico na educação básica: uma breve análise acerca da função x atuação
• Bernadete Fernandes de Araújo - Formação de professores: trilhando caminhos para educação ambiental na rede estadual do interior de Alagoas
• Carmem Maria Soares Bueno - Construindo espaços/diálogos para superação do fracasso escolar: trabalho colaborativo da equipe gestora
• Cleide Jane de Sá Araújo Costa - A gestão escolar e a avaliação da aprendizagem: uma análise sobre a prática educativa numa escola de ensino fundamental
• Daniela Cristina Santos Daniel - Estado da arte sobre a produção científica brasileira do programa nacional escola de gestores
• Danielle da Costa Silva - Gestão democrática na internet: publicações em foco
• Edite Araujo Maciel - Políticas públicas de formação de gestores: perspectivas e desafios na construção de uma escola pública
• Elba Siqueira Gomes - O projeto político pedagógico como instrumento democrático
• Elisangela de Andrade Santos - Uma proposta de iniciação científica para a educação básica
• Érica Fernanda Reis de Matos - O lugar do currículo na história da educação profissional brasileira
• Eva Pauliana da Silva Gomes - O papel do coordenador pedagógico na educação básica em Maceió-AL
• Geisa Carla Gonçalves Ferreira - Gestão democrática: elaboração do estado da arte aspectos relacionados à análise categorial
• Givanildo da Silva - Gestão e financiamento da educação: o programa dinheiro direto na escola como política pública no cenário educacional
• Hugo Gabriel da Silva Mota - Ensinam-nos a ensinar a aprender? reflexões acerca do currículo referência da rede estadual de Goiás
• Isabela Macena dos Santos - Limites e possibilidades da formação de gestores escolares nas escolas públicas municipais de Alagoas
• Javan Sami Araújo dos Santos - Atuação dos conselhos escolares: uma análise oficial da gestão democrática e participativa nas escolas da rede pública municipal de Rio Largo/AL
• João Alberto Steffen Munsberg - Estudos culturais, currículo e formação de professores/as: uma articulação pendente
• Juliane Batista Bezerra - A função social da escola e sua relação com a atuação do gestor escolar
• Karine Gois da Paixão Santana - A importância da gestão participativa para a educação pública
• Késia Natália Medeiros - A escolha do(a) gestor(a) escolar nas escolas de arapiraca-al: avanço no processo de democratização ou alienação de poder?
• Leidianne da Silva Pereira - Gestão escolar: um olhar no processo de ensino aprendizagem ou cumprimento de pápeis burocráticos
• Lilia Correa Amorim de Souza - A importância da gestão democrática no processo de organização e convivência escolar: um estudo de caso na escola técnica estadual na região metropolitana de Belém-Pará
• Livia Wanessa Gomes de Souza - Uma reflexão sobre a função social da escola
• Livia Wanessa Gomes de Souza - Considerações acerca da prática avaliativa
• Luana Leão Afro - Debate sobre o contexto da sustentabilidade e complexidade numa perspectiva transdisciplinar
• Luciano Matos Nobre - Gestão democrática e avanços educacionais
• Luciene Amaral da Silva - A interferência da política neoliberal na gestão da escola: um estudo a partir do sertão alagoano
• Magda Suely Pereira Costa - Gestão democrática e cidadania: dinâmica das relações de poder com as relações de saber
• Maria de Fátima Andrade - Gestão participativa: a importância da família na Escola Municipal Paulo Dias do Nascimento no município de Paripiranga-BA
• Maria de Lourdes Oliveira Porto - O conselho de classe na perspectiva democrática: análise de uma proposta em uma escola pública
• Maria Iranelma de Oliveira Barbosa - A gestão democrática na escola e suas complexidades
• Patricia Batista dos Santos - O currículo prescrito para o ensino da educação moral e cívica e a presença desta disciplina no Atheneu Sergipense
• Robson Cledson de Jesus Dias - O fim da gestão democrática no município de Santa Luzia do Itanhi/SE: um estudo de caso
• Ronney Pereira Cabral - Curriculo integrado: processo de implantação em um curso de graduação em enfermagem
• Rozicleide Bezerra de Carvalho - Necessidades formativas de professores do ensino médio da rede estadual do rio grande do norte: articulação entre conteúdos pedagógicos e conteúdos disciplinares
• Sayonara do Espirito Santo Almeida - A reforma Gustavo Capanema: vislumbrada no currículo do Atheneu Sergipense (1944-1949)
• Sayonara do Espirito Santo Almeida - Economia doméstica no Atheneu Sergipense: a disciplina e as docentes (1944-1949)
• Thiago Aires Silva - Cerrado: proposições para uma construção do conhecimento pedagógico do conteúdo
• Verena Santos Andrade Ferreira - As tramas da leitura na educação de jovens e adultos
Issue Date: Sep-2014
Keywords: Educação
Currículo escolar
Gestão escolar
Organização do trabalho pedagógico
ISSN: 1982-3657
Is part of: Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Language: por
Publisher / Institution : Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citation: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 8., 2014, São Cristóvão. Anais eletrônicos... São Cristóvão: EDUCON, 2014. Disponível em: <http://educonse.com.br/viiicoloquio/publicacao_eixos.asp>. Acesso em: 16 nov. 2018.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9763
Appears in Collections:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1.pdfCurrículo e inovação: a percepção docente sobre os “parâmetros de língua portuguesa para o ensino médio do estado de Pernambuco”286,64 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
2.pdfEntre definições e concepções: visões de alunos licenciandos a respeito de currículo321,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
3.pdfO coordenador pedagógico na educação básica: uma breve análise acerca da função x atuação275,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
4.pdfFormação de professores: trilhando caminhos para educação ambiental na rede estadual do interior de Alagoas342,91 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
5.pdfConstruindo espaços/diálogos para superação do fracasso escolar: trabalho colaborativo da equipe gestora373,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
6.pdfA gestão escolar e a avaliação da aprendizagem: uma análise sobre a prática educativa numa escola de ensino fundamental267,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
7.pdfEstado da arte sobre a produção científica brasileira do programa nacional escola de gestores438,2 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
8.pdfGestão democrática na internet: publicações em foco308,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
9.pdfPolíticas públicas de formação de gestores: perspectivas e desafios na construção de uma escola pública260,98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
10.pdfO projeto político pedagógico como instrumento democrático233,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
11.pdfUma proposta de iniciação científica para a educação básica357,89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
12.pdfO lugar do currículo na história da educação profissional brasileira277,36 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
13.pdfO papel do coordenador pedagógico na educação básica em Maceió-AL250,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
14.pdfGestão democrática: elaboração do estado da arte aspectos relacionados à análise categorial241,21 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
15.pdfGestão e financiamento da educação: o programa dinheiro direto na escola como política pública no cenário educacional255,28 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
16.pdfEnsinam-nos a ensinar a aprender? reflexões acerca do currículo referência da rede estadual de Goiás307,42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
17.pdfLimites e possibilidades da formação de gestores escolares nas escolas públicas municipais de Alagoas298,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
18.pdfAtuação dos conselhos escolares: uma análise oficial da gestão democrática e participativa nas escolas da rede pública municipal de Rio Largo/AL294,69 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
19.pdfEstudos culturais, currículo e formação de professores/as: uma articulação pendente241,76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
20.pdfA função social da escola e sua relação com a atuação do gestor escolar233,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
21.pdfA importância da gestão participativa para a educação pública238,04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
22.pdfA escolha do(a) gestor(a) escolar nas escolas de arapiraca-al: avanço no processo de democratização ou alienação de poder?265,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
23.pdfGestão escolar: um olhar no processo de ensino aprendizagem ou cumprimento de pápeis burocráticos252,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
24.pdfA importância da gestão democrática no processo de organização e convivência escolar: um estudo de caso na escola técnica estadual na região metropolitana de Belém-Pará311,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
25.pdfUma reflexão sobre a função social da escola213,7 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
26.pdfConsiderações acerca da prática avaliativa218,12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
27.pdfDebate sobre o contexto da sustentabilidade e complexidade numa perspectiva transdisciplinar308,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
28.pdfGestão democrática e avanços educacionais265,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
29.pdfA interferência da política neoliberal na gestão da escola: um estudo a partir do sertão alagoano268,9 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
30.pdfGestão democrática e cidadania: dinâmica das relações de poder com as relações de saber275,53 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
31.pdfGestão participativa: a importância da família na Escola Municipal Paulo Dias do Nascimento no município de Paripiranga-BA892,63 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
32.pdfO conselho de classe na perspectiva democrática: análise de uma proposta em uma escola pública297,52 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
33.pdfA gestão democrática na escola e suas complexidades220,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
34.pdfO currículo prescrito para o ensino da educação moral e cívica e a presença desta disciplina no Atheneu Sergipense273,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
35.pdfO fim da gestão democrática no município de Santa Luzia do Itanhi/SE: um estudo de caso241,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
36.pdfCurriculo integrado: processo de implantação em um curso de graduação em enfermagem258,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
37.pdfNecessidades formativas de professores do ensino médio da rede estadual do rio grande do norte: articulação entre conteúdos pedagógicos e conteúdos disciplinares317,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
38.pdfA reforma Gustavo Capanema: vislumbrada no currículo do Atheneu Sergipense (1944-1949)357,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
39.pdfEconomia doméstica no Atheneu Sergipense: a disciplina e as docentes (1944-1949)240,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
40.pdfCerrado: proposições para uma construção do conhecimento pedagógico do conteúdo280,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
41.pdfAs tramas da leitura na educação de jovens e adultos275,09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.