Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9774
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Jogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Mar |
Autor(es): | Jesus, Gardilene Cardoso de |
Data do documento: | 20-Set-2018 |
Orientador: | Rodrigues, Cae |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal analisar como jogos e brincadeiras podem contribuir para propostas ecopedagógicas, sob uma perspectiva de educação ambiental crítica. A abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva. Uma pesquisa de campo, cujo instrumento de produção e coleta de dados concretizou-se através de pesquisa teórica, intervenções ecopedagógicas e entrevista semiestruturada com perguntas abertas. O lócus da pesquisa foi o Projeto Estrelas do Mar, local propício à realização da presente proposta pedagógica, uma vez que as atividades do projeto acontecem à beira mar, em contato direto com a natureza. O projeto funciona sob uma dinâmica filantrópica, que trabalha a inclusão social por meio do desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, recreativas e também através da prática esportiva do bodyboarding e da capoeira, atividades que tem sido oferecidas p/ pessoas com e sem deficiências há sete anos. O grupo participante das intervenções é formado por crianças, jovens e adultos de uma faixa-etária variada constituindo um extenso grupo misto. No que tange à análise dos dados a pesquisa teve a colaboração de cinco participantes das intervenções que demonstraram interpretar os jogos e brincadeiras por um viés do desenvolvimento motor, demonstrando pouco envolvimento com as questões referentes à Educação Ambiental, bem como ao relacionamento e contato com o movimento intencional com/na natureza como sugere o conceito de ecomotricidade, do movimento do ser humano motivado, primordialmente, pela interação com o meio ambiente. Identifiquei nos discursos a predominância de uma visão pragmática, objetiva, racional técnica, contrária à união entre a sensibilidade e a razão na interpretação da proposta |
Palavras-chave: | Educação Física Ensino de educação física Jogos e brincadeiras Ecomotricidade Educação ambiental crítica Projeto Estrela do Mar |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial |
Citação: | Jesus, Gardilene Cardoso de. Jogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Mar. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9774 |
Aparece nas coleções: | Educação Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gardilene_Cardoso_Jesus.pdf | 6,53 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.