Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9774
Tipo de Documento: Monografia
Título: Jogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Mar
Autor(es): Jesus, Gardilene Cardoso de
Data do documento: 20-Set-2018
Orientador: Rodrigues, Cae
Resumo: O presente estudo teve como objetivo principal analisar como jogos e brincadeiras podem contribuir para propostas ecopedagógicas, sob uma perspectiva de educação ambiental crítica. A abordagem metodológica trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva. Uma pesquisa de campo, cujo instrumento de produção e coleta de dados concretizou-se através de pesquisa teórica, intervenções ecopedagógicas e entrevista semiestruturada com perguntas abertas. O lócus da pesquisa foi o Projeto Estrelas do Mar, local propício à realização da presente proposta pedagógica, uma vez que as atividades do projeto acontecem à beira mar, em contato direto com a natureza. O projeto funciona sob uma dinâmica filantrópica, que trabalha a inclusão social por meio do desenvolvimento de diversas atividades lúdicas, recreativas e também através da prática esportiva do bodyboarding e da capoeira, atividades que tem sido oferecidas p/ pessoas com e sem deficiências há sete anos. O grupo participante das intervenções é formado por crianças, jovens e adultos de uma faixa-etária variada constituindo um extenso grupo misto. No que tange à análise dos dados a pesquisa teve a colaboração de cinco participantes das intervenções que demonstraram interpretar os jogos e brincadeiras por um viés do desenvolvimento motor, demonstrando pouco envolvimento com as questões referentes à Educação Ambiental, bem como ao relacionamento e contato com o movimento intencional com/na natureza como sugere o conceito de ecomotricidade, do movimento do ser humano motivado, primordialmente, pela interação com o meio ambiente. Identifiquei nos discursos a predominância de uma visão pragmática, objetiva, racional técnica, contrária à união entre a sensibilidade e a razão na interpretação da proposta
Palavras-chave: Educação Física
Ensino de educação física
Jogos e brincadeiras
Ecomotricidade
Educação ambiental crítica
Projeto Estrela do Mar
área CNPQ: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citação: Jesus, Gardilene Cardoso de. Jogos e brincadeiras de ecopedagogia para a ecomotricidade : uma intervenção no Projeto Estrelas do Mar. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciado em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9774
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gardilene_Cardoso_Jesus.pdf6,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.