Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9778
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Gardênia Carla Silva | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-22T13:12:45Z | - |
dc.date.available | 2018-11-22T13:12:45Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-07 | - |
dc.identifier.citation | Ramos, Gardênia Carla Silva. Concepções e práticas de educação ambiental em um centro de excelência de Aracaju, Sergipe. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9778 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Meio ambiente | por |
dc.subject | Formação ambiental | por |
dc.subject | Aracaju (SE) | por |
dc.title | Concepções e práticas de educação ambiental em um centro de excelência de Aracaju, Sergipe | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Sindiany Suelen Caduda dos | - |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental permitiu busca o desenvolvimento de valores, comportamentos e adquirir conhecimento, que faz com que ele possa tomar decisões responsáveis em relação ao meio ambiente. Este trabalho objetiva identificar as concepções, interdicisplinaridade e práticas em Educação Ambiental dos professores e gestores em um centro de excelência de Aracaju. A problemática delineada neste trabalho foi: quais as concepções de meio ambiente e práticas de educação ambiental, aplicadas pelos professores e gestores do ensino médio (1º à 3º série) de um Centro de Excelência de Aracaju? Para poder resolver a problemática deste trabalho, a pesquisa é de abordagem quali-quantitativa, e foi realizada por meio das técnicas de observação indireta, questionário aberto com os professores e entrevistas semiestruturadas com os gestores. Para análise das concepções dos professores e gestores as respostas foram divididas nas seguintes categorias: concepção de meio ambiente; práticas na educação ambiental e interdisciplinaridade. Os resultados indicam que há uma predominância na concepção antropocêntrica principalmente no relato dos gestores. Nas práticas pedagógicas utilizadas não existe uma inserção de proposta de educação ambiental consistente e comprometida com uma educação escolar sustentável. A educação ambiental não é tratada de forma interdisciplinar, como mostra a maioria dos relatos, que retomam a educação ambiental para a matérias de biologia e afins. Os professores mostraram interesse em participar de cursos preparatório em educação ambiental por terem tido uma formação deficitária em questão de trabalhar o Meio Ambiente | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Gardênia_Carla_Silva_Ramos.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.