Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9812
Tipo de Documento: Anais completos de Eventos
Título: VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" - Eixo 11 - Educação, sociedade e práticas educativas
Título(s) alternativo(s): • Abdala Mohamed Saleh - Fascículo “meio ambiente” da coleção educação para o consumo responsável: aspecto financeiro
• Aline Patrícia Sobral dos Santos - Dos livros para a sala de aula: relato de experiência nas aulas de filosofia no ensino médio
• Ana Beatriz da Silva Oliveira - Sistematização de práticas educativas relacionadas à biossegurança no ensino médio regular
• Ana Lúcia Simões Borges Fonseca - A legislação e o ensino de línguas estrangeiras: o caso da língua inglesa (1961-1996)
• Ana Paula Santos Conceição - A complexidade do sistema cardiovascular humano na visão de alunos do 8º ano do ensino fundamental
• Anderson Teixeira de Souza - As produções historiográficas em Sergipe
• Andre Luis Castro de Freitas - Paulo Freire e a educação contemporânea: tecendo fios por entre a fenomenologia
• Andréa Cristhina Brandão Teixeira - Aprendizagem e escola: novas exigências, velhos paradigmas
• Anselmo Guimarães - Concurso para catedrático de espanhol: redes de sociabilidade em jogo
• Anselmo Guimarães - Do anticastelhanismo ao americanismo: antecedentes da institucionalização da língua espanhola no Brasil
• Antonia Givaldete da Silva - Oficina geometria de papel: dobras à vista uma experiência de formação continuada para professores dos anos iniciais
• Maria da Conceição Pires - A leitura enquanto elemento possibilitador de aprendizagens das práticas educativas e sociais
• Maria Eurácia Barreto de Andrade - as vivências escolares e sua relação com os contextos da vida familiar: aproximação ou distanciamento entre as duas instâncias educativas?
• Maria Gisélia da Silva Gomes - Literatura de cordel: uma experiência na disciplina de história
• Maria José dos Santos - Relato de experiência vivenciada no PIBID: trabalho com práticas leitoras através de sequência didática no ensino de língua inglesa
• Marina de Oliveira Chiorlin - Representações de professores sobre o fenômeno bullying
• Milena Cristina Aragão - “Mas como é que você vai propor algo que você não conhece?” formação docente e castigos escolares: depoimentos de professoras sergipanas
• Milena Cristina Aragão - A pedagogia do castigo nas escolas de imigração italiana/rs (1915 – 1950)
• Miriam Ferreira de Matos - Os livros didáticos e as histórias em quadrinhos: uma abordagem semântica para o ensino da língua portuguesa
• Nadja Souza Ribeiro - Práticas de letramento por meio de sequência didática em turma de 9º ano do ensino fundamental: o estudo da propaganda de cunho social
• Odcilene Costa Silva - PIBID: uma experiência no ensino de matemática
• Rodrigo Dornelas - O educar em saúde – uma reflexão sobre as campanhas da voz no percurso da informação, educação e comunicação em saúde
• Ozivania Rodrigues dos Santos Silva - Práticas educativas no trabalho do coordenador pedagógico: realidades e desafios
• Patricia Brandão Lima - Apropriação da concepção freiriana no processo de alfabetização de jovens e adultos
• Patrícia Matos Souza Nunes - Escola de recuperação do cego de Sergipe : o pioneirismo na educação do deficiente visual
• Ramon Ferreira Santana - as origens do pensamento escolanovista no brasil
• Ramon Ferreira Santana - o percurso das letras: o ensino de literatura no brasil colonial
• Ramon Ferreira Santana - a educação pela palmatória: os castigos utilizados como ferramentas pedagógicas no brasil império
• Reinaldo Batista dos Santos - Os trabalhadores de limpeza e conservação numa universidade pública federal: as marcas de sua invisibilidade
• Richardson Batalha de Albuquerque - Avaliação na educação especial/inclusiva - uma visão pedagógica na prática escolar
• Roberto Carlos Bastos da Paixão - Professores, tradutores e intérpretes: reconstruindo a trilha da institucionalização do ensino da língua inglesa no Brasil (1808 – 1828)
• Rodrigo Antônio Simões da Silva Pena - Fracasso escolar na classe média: considerações preliminares de uma pesquisa de mestrado
• Rosimeri Ferraz Sabino - Secretariado: uma educação para o servir
• Rodrigo Belfort Gomes - O método direto para o ensino de inglês no Brasil: contribuições do século XIX
• Roxane de Alencar Irineu - Aprendizagem baseada em problemas: estratégia pra a reestruturação do processo de trabalho em saúde
• Ruth Kesia Silva Nogueira - A formação do professor e o fracasso na aprendizagem: falta de interesse do aluno ou ausência de novas metodologias?
• Sergio Luiz Lopes - Os desafios da docência no ensino fundamental no município de Santo Antônio/RN
• Silvia Letícia Costa Pereira - Representações sociais do espaço e geotecnologias: pistas para o processo formativo docente
• Sônia Maria Fernandes dos Santos - O abandono na história da infância: um diálogo com registros audiovisuais
• Suely Cristina Silva Souza - A história do ensino de ciências no Colégio Pedro II e no Atheneu Sergipense
• Suely Cristina Silva Souza - Educar para modernidade: tratados educacionais que inseriram o homem na sociedade
• Suely Cristina Silva Souza - As origens do discurso da pedagogia científica durante o século XIX
• Antonio Fernando Lima Nascimento - Analisando o processo de (re) elaboração do plano de aula de inglês
• Tatiana do Socorro Corrêa Pacheco - As práticas culturais de cuidados e educação das crianças no Brasil no processo de colonização: reflexões sobre os costumes europeus e os costumes indígenas
• Taylane Santos do Nascimento - Estágio e aprendizagens: um diálogo entre o Dedc XV (UNEB) e as escolas campo
• Thiago do Nascimento Silva - Educação ambiental em aulas de química: levantando as concepções de professores de escolas públicas do município de Serra Talhada- PE
• Valdinea Alves dos Santos Matias - Prática avaliativa na percepção de alunos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental
• Vania Batista de Souza - A educação no jornal impresso: objeto e fonte de pesquisa
• Viviane Almeida Rezende - A dimensão ambiental nas concepções de professores que atuam na educação de jovens e adultos
• Vivianne Wanderley Cruz - Investigação das relações entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos de química e biologia
• Wadington Ferreira Santos - Educar para o protestantismo: as correspondências da sociedade bíblica britânica e estrangeira no brasil do século XIX (1864-1884)
• Wellyanna Costa dos Santos - Educação integral: observações e reflexões acerca do Programa Mais Educação nas escolas públicas da rede municipal e estadual de Jaguarão/RS
• Wivian de Paula Ferreira Machado Lapa - O trânsito como ponto de partida para uma abordagem CTS em aulas de química
• Artemis Barreto de Carvalho - Educação ambiental no turismo: o guia de turismo como educador ambiental
• Yago de Oliveira Mendes - Ações educativas em museus: desenvolvimento de jogos didáticos nos museus históricos de Olinda
• Artur Alexandre de Mendonça Leite - Reformas educacionais e novos modelos escolares durante a consolidação da república brasileira: a escola como ferramenta para a criação de uma sociedade civilizada
• Calene Manuela dos Santos - Produção do conhecimento e sociedade de classes: dilemas e contradições
• Camila Bahia Góes - Leitura e escrita no ensino fundamental i: um olhar sobre as práticas
• Carlos Alberto de Vasconcelos - Delineando a educação de jovens e adultos (EJA) no município de Moita Bonita/SE: o caso da Escola Municipal Terezinha Santana Santos e o público assistido
• Claudia de Medeiros Lima – A escola, o professor e as práticas escolares na modernidade rousseauniana
• Cléa Dantas Gouveia - Prática pedagógica e formação inicial do professor da educação infantil
• Cristiano das Neves Vilela - Educação de surdos entre 1880 e a década de 1930: a vitória do oralismo
• Cristiano das Neves Vilela - A revista de ensino: um olhar sobre os ideais da escola nova em alagoas nos artigos de craveiro costa em 1927
• Dalmo Dantas Gouveia - O sistema educacional brasileiro no mundo globalizado
• Dalmo Dantas Gouveia - Sistema educacional brasileiro: capital e trabalho ditam as regras
• Daniela Moura Queiroz - Gestão educacional e o compromisso com a formação de alunos protagonistas de suas histórias
• Darliane Silva do Amaral - Entre o desvio de comportamento e a (re) integração escolar
• Débora Matos Maia - Escola e comunidade: diálogos na instituição estadual Celina Pinho – Curuzú-Salvador-BA
• Dionea Menezes Oliveira - A educação brasileira: reflexão sobre a qualidade do ensino
• Doris Cristina Vicente da Silva Matos - A promoção do diálogo intercultural em aulas de espanhol através de uma unidade didática temática sobre migrações
• Edineide Bezerra de Brito - Gêneros textuais e jogos de alfabetização: uma importante ferramenta nas salas de aula da educação básica
• Edna Telma Fonseca e Silva Vilar - Os compêndios produzidos no oitocentos como fontes ou objetos para a história da geografia escolar: apontamentos teórico-metodológicos
• Edson Peixoto Andrade - Leitura em sala de aula: construindo uma nova realidade
• Elaine Maria Santos - O processo de escolarização no século xix e a escola nova: mitos e verdades
• Elba Siqueira Gomes - A aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental e a influência da motivação nesse processo
• Eliane Menezes Serafim - A monitoria na formação profissional em serviço social: reflexões a partir de uma experiência em curso
• Eliane Terezinha Farias Domingues - O constitutivo da educação ambiental: ser humano, meio ambiente e educação
• Érica Fernanda Reis de Matos - Anos trinta - novidade, reforma, revolução e contradição:análise dos movimentos de força na educação da década de trinta
• Érica Fernanda Reis de Matos - Sob o rastro do poder ideológico: análise do currículo na educação dos anos trinta proposto por Anísio Teixeira
• Fabio Gomes Rocha - O uso do dojo na prática pedagógica do ensino de lógica de programação
• Fábio Luís Santos Nunes - Corpo disciplinado e formação de uma elite em sociedade dos poetas mortos: notas sobre a academia Welton
• Flávia Márcia Oliveira - Sistematização de práticas educativas relacionadas ao vetor da dengue no ensino médio regular
• Gabriela Barbosa Souza - Educação escolar indígena: uma reflexão
• Giana do Carmo Passos Nieto - De onde vem a água que usamos? para onde vão os resíduos que descartamos?
• Gilmara de Souza Neto - Avaliação da aprendizagem: concepção de professores/as
• Gisela Reis de Gois - Ensino de inglês e a prova do enem: estudo sobre alunos da rede pública sergipana
• Giselma da Silva Gomes - Meio ambiente: olhar e recriar “oficina de reciclagem na escola”
• Givania Dionisio Roque - Mais educação e horta escolar: perspectiva integral para o ensino de ciências
• Glauce Georgina Lima Prata - Ensinar e aprender a língua inglesa: desafios na terceira idade
• Gleice Prado Lima - Discutindo a educação ambiental crítica e a formação de educadores ambientais: alternativas metodológicas para a E. M. Antônio Francisco dos Santos, de Nossa Senhora Da Glória – Sergipe
• Hélio Magno Nascimento dos Santos - A pesquisa em educação escolar indígena no Brasil: uma análise de teses, dissertações e artigos
• Iderlania Costa Souza - Língua espanhola: o ensino da gramática através de textos literários
• Islaine da Trindade Jesus - Implementação da educação básica através de processos formativos de educadores ambientais: o projeto Sala Verde – UFS, no município de Lagarto-SE
• Jailton Santos Silva - A educação ambiental na rede pública de ensino da grande Aracaju: reflexões para a seleção de indicadores ambientais
• Jane dos Santos - Reflexões acerca do projeto Pibix 2014 a aula de inglês para iniciantes’
• Janine Oliveira Cardeal - Estado e organizações não governamentais: é possível uma relação orgânica no desenvolvimento de práticas educativas?
• Jéssica Fernanda França Silva - Formação de professores e prática pedagógica na educação de jovens e adultos
• João Carvalho de Souza Junior - Analisando o contexto sócio-histórico-cultural de Sergipe
• João Paulo Gama Oliveira - O jornal como fonte para a escrita de uma história da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe
• Joesio Barbosa Monteiro - Educação ambiental como estratégia de ação na proliferação de doenças parasitárias
• Jorge Luiz Barreto Ribeiro - Uma contribuição crítica à participaçao da pedagogia organizacional para a inovação técnica
• José Paulo de Andrade - O ensino profissional e as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema no governo Vargas: 1930-1945
• José Valter Castro - O “presenteísmo” e as noções de “passado” para jovens do ensino médio da rede pública
• Josefa Franciane dos Santos - Sistematização de práticas educativas relacionadas ao mapeamento da dengue no ensino médio regular
• Julianne Tenório dos Santos - Contribuições de Edgar Morin para uma educação escolar transdisciplinar no século XXI
• Kátia Soane Santos Araújo - Educação integral e TIC: o projeto “a rádio da escola na escola da rádio” como práticas inovadoras na rede pública de ensino
• Katia Viana de Souza - Ensino da economia doméstica no Brasil: um resgate histórico
• Larissa Dias Feitosa - Um estudo da teoria da relação com o saber e suas implicações filosóficas para a área da educação
• Lisiane da Silva Oliveira - Fragmentos de uma história: a criação e o cotidiano do grupo escolar professor Lourenço de Almeida na zona rural de Arapiraca - AL
• Lisiane da Silva Oliveira - A prática pedagógica do professor da EJA frente às dificuldades enfrentadas pelos educandos decorrentes da inserção dos mesmos no mercado de trabalho
• Lucas Santos de Assis - I expormat do Colégio Amadeus: uma análise entre a matemática lúdica e o mundo moderno
• Luciane Albernaz de Araujo Freitas - A educação profissional técnica de nível médio: a identidade profissional dos professores
• Luiz Antonio Melo - Laboratório a todo vapor: um projeto PIBID para o ensino de aritmética
• Magaly Nunes de Gois - Estudos das teorias educacionais: reflexões a partir do referencial bibliográfico
• Manoel do Carmo Da Motta Filho - A práxis educativa na perspectiva dialógica e polifônica: realidade ou possibilidades?
• Marcelo de Oliveira e Silva - As dinâmicas do ensino de história
• Marcia Terezinha Jerônimo Oliveira Cruz - A tessitura de uma rede de sociabilidades: os professores da Faculdade de Direito e a Casa de Sergipe (1920-1968)
• Marcos Piter Lopes - Mapas mentais e o ensino de geografia na eaja: desafios para as leituras cotidianas de um mundo global em uma Escola Pública de Inhumas/GO
• Maria Augusta Rocha Porto - Experiências vivenciadas no projeto PROEX-UFS através da aula de inglês para a terceira idade
• Maria Augusta Rocha Porto - O ensino do idioma inglês na envelhescência na terceira idade
• Maria Claudice Rocha Almeida - Professores do ensino médio: saberes docentes e articulações teoria e prática
Data do documento: Set-2014
Palavras-chave: Educação
Sociedade
Práticas educativas
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 1982-3657
Parte de : Anais do VIII Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade
Idioma: por
Instituição/Editora: Grupo de Pesquisa CNPq/UFS Educação e Contemporaneidade (EDUCON)
Citação: COLÓQUIO INTERNACIONAL "EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE", 9., 2015, São Cristóvão. Anais eletrônicos [...] São Cristóvão: EDUCON, 2015. Disponível em: http://educonse.com.br/ixcoloquio/publicacao_eixos.asp. Acesso em: 1 out. 2018.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9812
Aparece nas coleções:Anais 2014 - VIII Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade" (EDUCON)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1.pdfFascículo “meio ambiente” da coleção educação para o consumo responsável: aspecto financeiro287,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2.pdfDos livros para a sala de aula: relato de experiência nas aulas de filosofia no ensino médio242,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
3.pdfSistematização de práticas educativas relacionadas à biossegurança no ensino médio regular258,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
4.pdfA legislação e o ensino de línguas estrangeiras: o caso da língua inglesa (1961-1996)285,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
5.pdfA complexidade do sistema cardiovascular humano na visão de alunos do 8º ano do ensino fundamental316,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
6.pdfAs produções historiográficas em Sergipe255,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
7.pdfPaulo Freire e a educação contemporânea: tecendo fios por entre a fenomenologia266,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
8.pdfAprendizagem e escola: novas exigências, velhos paradigmas276,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
9.pdfConcurso para catedrático de espanhol: redes de sociabilidade em jogo327,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
10.pdfDo anticastelhanismo ao americanismo: antecedentes da institucionalização da língua espanhola no Brasil276,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
11.pdfOficina geometria de papel: dobras à vista uma experiência de formação continuada para professores dos anos iniciais243,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
12.pdfAnalisando o processo de (re) elaboração do plano de aula de inglês269,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
13.pdfEducação ambiental no turismo: o guia de turismo como educador ambiental278,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
14.pdfReformas educacionais e novos modelos escolares durante a consolidação da república brasileira: a escola como ferramenta para a criação de uma sociedade civilizada250,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
15.pdfProdução do conhecimento e sociedade de classes: dilemas e contradições255,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
16.pdfLeitura e escrita no ensino fundamental i: um olhar sobre as práticas255,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
17.pdfDelineando a educação de jovens e adultos (EJA) no município de Moita Bonita/SE: o caso da Escola Municipal Terezinha Santana Santos e o público assistido315,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
18.pdfA escola, o professor e as práticas escolares na modernidade rousseauniana246,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
19.pdfPrática pedagógica e formação inicial do professor da educação infantil259,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
20.pdfEducação de surdos entre 1880 e a década de 1930: a vitória do oralismo263,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
21.pdfA revista de ensino: um olhar sobre os ideais da escola nova em alagoas nos artigos de craveiro costa em 1927263,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
22.pdfO sistema educacional brasileiro no mundo globalizado366,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
23.pdfSistema educacional brasileiro: capital e trabalho ditam as regras325,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
24.pdfGestão educacional e o compromisso com a formação de alunos protagonistas de suas histórias321,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
25.pdfEntre o desvio de comportamento e a (re) integração escolar364,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
26.pdfEscola e comunidade: diálogos na instituição estadual Celina Pinho – Curuzú-Salvador-BA277,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
28.pdfA promoção do diálogo intercultural em aulas de espanhol através de uma unidade didática temática sobre migrações263,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
29.pdfGêneros textuais e jogos de alfabetização: uma importante ferramenta nas salas de aula da educação básica260,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
30.pdfOs compêndios produzidos no oitocentos como fontes ou objetos para a história da geografia escolar: apontamentos teórico-metodológicos252,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
31.pdfOs compêndios produzidos no oitocentos como fontes ou objetos para a história da geografia escolar: apontamentos teórico-metodológicos273,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
32.pdfO processo de escolarização no século xix e a escola nova: mitos e verdades278,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
33.pdfA aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental e a influência da motivação nesse processo258,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
34.pdfA monitoria na formação profissional em serviço social: reflexões a partir de uma experiência em curso245,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
35.pdfO constitutivo da educação ambiental: ser humano, meio ambiente e educação306,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
36.pdfAnos trinta - novidade, reforma, revolução e contradição:análise dos movimentos de força na educação da década de trinta225,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
37.pdfSob o rastro do poder ideológico: análise do currículo na educação dos anos trinta proposto por Anísio Teixeira226,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
38.pdfO uso do dojo na prática pedagógica do ensino de lógica de programação303,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
39.pdfCorpo disciplinado e formação de uma elite em sociedade dos poetas mortos: notas sobre a academia Welton253,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
40.pdfSistematização de práticas educativas relacionadas ao vetor da dengue no ensino médio regular281,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
41.pdfEducação escolar indígena: uma reflexão267,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
42.pdfDe onde vem a água que usamos? para onde vão os resíduos que descartamos?254,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
43.pdfAvaliação da aprendizagem: concepção de professores/as250,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
44.pdfEnsino de inglês e a prova do enem: estudo sobre alunos da rede pública sergipana282,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
45.pdfMeio ambiente: olhar e recriar “oficina de reciclagem na escola”206,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
46.pdfMais educação e horta escolar: perspectiva integral para o ensino de ciências283,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
47.pdfEnsinar e aprender a língua inglesa: desafios na terceira idade346,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
48.pdfDiscutindo a educação ambiental crítica e a formação de educadores ambientais: alternativas metodológicas para a E. M. Antônio Francisco dos Santos, de Nossa Senhora Da Glória – Sergipe252,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
49.pdfA pesquisa em educação escolar indígena no Brasil: uma análise de teses, dissertações e artigos330,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
50.pdfLíngua espanhola: o ensino da gramática através de textos literários283,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
51.pdfImplementação da educação básica através de processos formativos de educadores ambientais: o projeto Sala Verde – UFS, no município de Lagarto-SE275,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
52.pdfA educação ambiental na rede pública de ensino da grande Aracaju: reflexões para a seleção de indicadores ambientais374,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
53.pdfReflexões acerca do projeto Pibix 2014 a aula de inglês para iniciantes’212,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
54.pdfEstado e organizações não governamentais: é possível uma relação orgânica no desenvolvimento de práticas educativas?289,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
55.pdfFormação de professores e prática pedagógica na educação de jovens e adultos230,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
56.pdfAnalisando o contexto sócio-histórico-cultural de Sergipe289,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
57.pdfO jornal como fonte para a escrita de uma história da Faculdade Católica de Filosofia de Sergipe318,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
58.pdfEducação ambiental como estratégia de ação na proliferação de doenças parasitárias261,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
59.pdfUma contribuição crítica à participaçao da pedagogia organizacional para a inovação técnica367,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
60.pdfO ensino profissional e as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema no governo Vargas: 1930-1945284,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
61.pdfO “presenteísmo” e as noções de “passado” para jovens do ensino médio da rede pública227,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
62.pdfSistematização de práticas educativas relacionadas ao mapeamento da dengue no ensino médio regular234,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
63.pdfContribuições de Edgar Morin para uma educação escolar transdisciplinar no século XXI254,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
64.pdfEducação integral e TIC: o projeto “a rádio da escola na escola da rádio” como práticas inovadoras na rede pública de ensino251,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
65.pdfEnsino da economia doméstica no Brasil: um resgate histórico198,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
66.pdfUm estudo da teoria da relação com o saber e suas implicações filosóficas para a área da educação290,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
67.pdfFragmentos de uma história: a criação e o cotidiano do grupo escolar professor Lourenço de Almeida na zona rural de Arapiraca - AL255,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
68.pdfA prática pedagógica do professor da EJA frente às dificuldades enfrentadas pelos educandos decorrentes da inserção dos mesmos no mercado de trabalho287,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
69.pdfI expormat do Colégio Amadeus: uma análise entre a matemática lúdica e o mundo moderno262,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
70.pdfA educação profissional técnica de nível médio: a identidade profissional dos professores297,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
71.pdfLaboratório a todo vapor: um projeto PIBID para o ensino de aritmética223,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
72.pdfEstudos das teorias educacionais: reflexões a partir do referencial bibliográfico310,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
73.pdfA práxis educativa na perspectiva dialógica e polifônica: realidade ou possibilidades?260,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
75.pdfA tessitura de uma rede de sociabilidades: os professores da Faculdade de Direito e a Casa de Sergipe (1920-1968)295,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
76.pdfMapas mentais e o ensino de geografia na eaja: desafios para as leituras cotidianas de um mundo global em uma Escola Pública de Inhumas/GO349,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
78.pdfO ensino do idioma inglês na envelhescência na terceira idade277,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
79.pdfProfessores do ensino médio: saberes docentes e articulações teoria e prática361,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
80.pdfA leitura enquanto elemento possibilitador de aprendizagens das práticas educativas e sociais253,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
81.pdfAs vivências escolares e sua relação com os contextos da vida familiar: aproximação ou distanciamento entre as duas instâncias educativas?367,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
82.pdfLiteratura de cordel: uma experiência na disciplina de história221,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
83.pdfRelato de experiência vivenciada no PIBID: trabalho com práticas leitoras através de sequência didática no ensino de língua inglesa299,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
84.pdfRepresentações de professores sobre o fenômeno bullying349,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
85.pdf“Mas como é que você vai propor algo que você não conhece?” formação docente e castigos escolares: depoimentos de professoras sergipanas280,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
86.pdfA pedagogia do castigo nas escolas de imigração italiana/rs (1915 – 1950)324,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
87.pdfOs livros didáticos e as histórias em quadrinhos: uma abordagem semântica para o ensino da língua portuguesa238,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
88.pdfPráticas de letramento por meio de sequência didática em turma de 9º ano do ensino fundamental: o estudo da propaganda de cunho social325,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
89.pdfPIBID: uma experiência no ensino de matemática223,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
90.pdfPráticas educativas no trabalho do coordenador pedagógico: realidades e desafios274,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
91.pdfApropriação da concepção freiriana no processo de alfabetização de jovens e adultos277,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
93.pdfAs origens do pensamento escolanovista no Brasil247,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
94.pdfO percurso das letras: o ensino de literatura no brasil colonial224,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
95.pdfA educação pela palmatória: os castigos utilizados como ferramentas pedagógicas no Brasil império251,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
96.pdfOs trabalhadores de limpeza e conservação numa universidade pública federal: as marcas de sua invisibilidade424,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
97.pdfAvaliação na educação especial/inclusiva - uma visão pedagógica na prática escolar267,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
98.pdfProfessores, tradutores e intérpretes: reconstruindo a trilha da institucionalização do ensino da língua inglesa no Brasil (1808 – 1828)467,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
99.pdfFracasso escolar na classe média: considerações preliminares de uma pesquisa de mestrado311,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
100.pdfO método direto para o ensino de inglês no Brasil: contribuições do século XIX275,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
101.pdfO educar em saúde – uma reflexão sobre as campanhas da voz no percurso da informação, educação e comunicação em saúde271,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
102.pdfSecretariado: uma educação para o servir301,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
103.pdfAprendizagem baseada em problemas: estratégia pra a reestruturação do processo de trabalho em saúde267,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
104.pdfA formação do professor e o fracasso na aprendizagem: falta de interesse do aluno ou ausência de novas metodologias?287,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
105.pdfOs desafios da docência no ensino fundamental no município de Santo Antônio/RN220,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
106.pdfRepresentações sociais do espaço e geotecnologias: pistas para o processo formativo docente238,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
107.pdfO abandono na história da infância: um diálogo com registros audiovisuais253,49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
108.pdfA história do ensino de ciências no Colégio Pedro II e no Atheneu Sergipense270,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
109.pdfEducar para modernidade: tratados educacionais que inseriram o homem na sociedade244,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
110.pdfAs origens do discurso da pedagogia científica durante o século XIX232,27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
111.pdfAs práticas culturais de cuidados e educação das crianças no Brasil no processo de colonização: reflexões sobre os costumes europeus e os costumes indígenas264,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
112.pdfEstágio e aprendizagens: um diálogo entre o Dedc XV (UNEB) e as escolas campo294,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
113.pdfEducação ambiental em aulas de química: levantando as concepções de professores de escolas públicas do município de Serra Talhada- PE288,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
114.pdfPrática avaliativa na percepção de alunos e professores dos anos iniciais do ensino fundamental276,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
115.pdfA educação no jornal impresso: objeto e fonte de pesquisa237,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
116.pdfA dimensão ambiental nas concepções de professores que atuam na educação de jovens e adultos291,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
117.pdfInvestigação das relações entre ciência, tecnologia e sociedade em livros didáticos de química e biologia242,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
119.pdfEducação integral: observações e reflexões acerca do Programa Mais Educação nas escolas públicas da rede municipal e estadual de Jaguarão/RS236,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
120.pdfO trânsito como ponto de partida para uma abordagem CTS em aulas de química357,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
121.pdfAções educativas em museus: desenvolvimento de jogos didáticos nos museus históricos de Olinda226,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.