Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9823
Tipo de Documento: Monografia
Título: Xadrez escolar e suas didáticas de ensino : uma revisão de literatura
Autor(es): Santana, José Rodrigo de Carvalho
Data do documento: 27-Ago-2018
Orientador: Silva, Renato Izidoro da
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral estudar as orientações didáticas para o ensino do xadrez no âmbito escolar, segundo publicações periódicas da Educação Física. Para tanto, estabelecemos as seguintes metas específicas a fim de atingir nosso principal intuito, sendo que as mesmas orientam a organização desta monografia por capítulos, além da introdução e das considerações finais: i) identificar os aspectos de relevância acadêmica do xadrez; ii) realizar um estudo teórico-conceitual sobre o ensino de xadrez; iii) construir uma metodologia de pesquisa bibliográfica adequada à coleta e análise de dados oriundos de periódicos científicos; iv) analisar o conteúdo das publicações com base nas categorias levantadas no referencial teórico-conceitual; v) interpretar os padrões e as diferenças entre as publicações, com base nos resultados da análise. Os resultados obtidos foram as categorias mais mencionadas no ensino e a existência de pouquíssimos trabalhos que relatam como deve ser lecionado o jogo na escola o que abre tema para novas pesquisas
Abstract: The main objective of this work is to study the didactic guidelines for teaching chess in the school context, according to periodical publications of Physical Education. To this end, we establish the following specific goals in order to achieve our main purpose, which guide the organization of this monograph by chapters, in addition to the introduction and final considerations: i) identify aspects of academic relevance of chess; ii) carry out a theoretical-conceptual study on the teaching of chess; iii) to construct a bibliographic research methodology adequate for the collection and analysis of data from scientific journals; iv) analyze the content of publications based on the categories raised in the theoretical-conceptual framework; v) interpret the standards and differences between publications, based on the results of the analysis. The results obtained were the most mentioned categories in the teaching and the existence of very few works that report how the game should be taught in the school which opens the subject for new researches
Palavras-chave: Educação Física
Ensino de educação física
Xadrez
Ensino
Chess
Didactics
Teaching
área CNPQ: CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DEF - Departamento de Educação Física – São Cristóvão - Presencial
Citação: Santana, José Rodrigo de Carvalho. Xadrez escolar e suas didáticas de ensino : uma revisão de literatura. São Cristóvão, SE, 2018. Monografia (licenciatura em Educação Física) – Departamento de Educação Física, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2018
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9823
Aparece nas coleções:Educação Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jose_Rodrigo_Carvalho_Santana.pdf635,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.