Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/983
Document Type: Trabalhos em Eventos
Title: Toxoplasmose em gestantes do município de Aracaju: prevalência e fatores de risco associados
Authors: Ribeiro, Caíque Jordan Nunes
Inagaki, Ana Dorcas de Melo
Araújo, Raquel Melo
Tavares, Mariana Silveira
Cruz, Verena Cardoso
Issue Date: Nov-2013
Abstract: Introdução: A toxoplasmose é uma infecção causada pelo Toxoplasma gondii, causando transtornos quando ocorre em gestantes, devido à possibilidade de transmissão vertical. Objetivos: Caracterizar o perfil de gestantes aracajuanas assistidas pelo SUS, determi-nar a prevalência de anticorpos anti-T.gondii e, verificar a exposição das gestantes aos fatores de risco e sua associação com esses anticorpos. Método: Estudo epidemiológico, descritivo, transversal. A coleta de dados ocorreu no período de março a julho de 2011, nas maternidades João Firpo e Nossa Senhora de Lourdes, as quais atendem todas as gestantes assistidas pelo SUS no município de Aracaju. O tamanho amostral foi calculado a partir do número de nascidos vivos em 2009 e utilizou-se a fórmula de Barbetta consi-derando 95% de confiança. A amostra foi composta por 395 gestantes que atenderam aos seguintes critérios: ser gestante, ter realizado pré-natal, residir em Aracaju e aceitar em participar da pesquisa. Na coleta de dados analisou-se o cartão da gestante e reali-zou-se entrevista utilizando um formulário com perguntas fechadas subdividido em: identi-ficação, história obstétrica, hábitos de vida e alimentares relacionados à toxoplasmose. Os dados foram processados nos programas Epi info 6.0 e Excel 2007. Para verificação de associação existente entre a presença desses anticorpos e os fatores de risco foram aplicados teste estatísticos do tipo de associação. Resultados: a idade média foi de 25,6 anos (14 a 42); com baixa renda e baixa escolaridade; 66,5% iniciou o pré-natal no pri-meiro trimestre; 37,9% frequentou menos que seis consultas e 52,4% realizou sorologia para toxoplasmose. A prevalência de IgG anti-T.gondii foi de 43,5% [IC 95% - 36,6% - 50,5%]. Os fatores de risco associados foram contato com gato e manejo do solo. Apenas 10,2% das gestantes identificadas como suscetíveis à infecção pelo T.gondii repetiu a sorologia no decorrer da gestação. Uma gestante com possível soroconversão não foi adequadamente avaliada. A prevalência de anticorpos anti-T.gondii revela alto risco de infecção congênita devido a grande proporção de gestantes suscetíveis, especialmente as adolescentes. O pré-natal tem sido ineficaz para prevenção da toxoplasmose tendo em vista a não realização da sorologia para todas as gestantes e não repetição para aquelas suscetíveis. Adicionalmente, uma gestante com possível soroconversão durante a gesta-ção não foi adequadamente seguida. Conclusão: Há necessidade de melhoria da assis-tência pré-natal para a prevenção da toxoplasmose. Considera-se que as orientações higiênico-dietéticas associadas à triagem sorológica materna e/ou neonatal, representam ferramenta importante no diagnóstico e prevenção da toxoplasmose congênita.
Keywords: Toxoplasmose
Toxoplasma gondii
Gestantes
Gravidez
Fatores de risco
Toxoplasmose congênita
Publisher / Institution : Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras
Citation: RIBEIRO, C. J. N. et al. Toxoplasmose em gestantes do município de Aracaju: prevalência e fatores de risco associados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM OBSTETRÍCIA E NEONATAL, 8., CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENFERMAGEM OBSTETRÍCIA E NEONATAL, 2., 2013, Florianópolis. Anais eletrônicos... Florianópolis: ABENFO, 2013. Disponível em: <http://www.redesindical.com.br/abenfo/viii_cobeon_cd/pdfs/sessao_poster/eixo_1/0058.pdf>. Acesso em: 20 mar. 2014.
License: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: https://ri.ufs.br/handle/riufs/983
Appears in Collections:DEN - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ToxoplasmoseGestantes.pdf39,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.