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dc.contributor.authorLisboa, Ester Fonseca Sousa-
dc.date.accessioned2018-11-27T11:28:51Z-
dc.date.available2018-11-27T11:28:51Z-
dc.date.issued2017-07-07-
dc.identifier.citationLisboa, Ester Fonseca Sousa. A educação inclusiva : realidades na inclusão de alunos com deficiência auditivas no ensino de Ciências nas séries iniciais em escola estadual e municipal de Poço Verde – SE. São Cristóvão, SE, 2016. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9875-
dc.description.abstractWhen being developed by the school, inclusion is a challenge that aims to promote the improvement of the quality of basic education by including the pupil with special needs, since the school offers an opportunity for social integration, allowing the student to develop skills and abilities relevant to the teaching and learning process. The purpose of this research is to evaluate the materials used in the resource rooms of three schools in the city of Poço Verde - SE, one of them in the municipal network and the others in the state education network, in order to verify if these schools include students with hearing impairment in the school environment, especially in Science education, attending to the legal requirements of Inclusive Education. The methodology used for the development of this work was a descriptive qualitative approach, whose data collection was done through classroom observation and questionnaire application to five lower elementary school educators who work in the resource room of the participating schools. The data analysis and discussion of the results was made from the questionnaires with the teachers. The research was used to analyze the teachers' attitudes and opinions regarding school inclusion, especially the hearing impaired, to know how they act with this clientele and what type of teacher training they have received to better develop their activities.T can be seen from this study that inclusive education is happening even though at a slow pace the special student has been given opportunities to be seen as a common citizen and able to attend regular schools, resource rooms providing them with a teaching learningeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectEscola municipalpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectDeficiente auditivopor
dc.subjectEnsino de ciênciaspor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectPoço Verde (SE)por
dc.subjectStudentseng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectEducation of the deafeng
dc.subjectScience teachingeng
dc.subjectTeacherseng
dc.titleA educação inclusiva : realidades na inclusão de alunos com deficiência auditivas no ensino de ciências nas séries iniciais em escola estadual e municipal de Poço Verde – SEpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Luzia Cristina de Melo Santos-
dc.description.resumoA inclusão é um desafio que,ao ser desenvolvida pela escola, tem como meta promover a melhoria da qualidade da Educação Básica, uma vez que ao incluir o aluno com necessidade deficiência, a escola oferece oportunidade de integração social, permitindo ao educando desenvolver competências e habilidades pertinentes ao processo de ensino e aprendizagem.Esta pesquisa foi realizada, com o objetivode avaliar os materiais utilizados nas salas de recursos de três escolas da cidade de Poço Verde – SE, sendo uma escola da rede municipal e duas da rede estadual de ensino, a fim de verificar se estas incluem alunos com deficiência auditiva no ambiente escolar, em especial no ensino de Ciências, atentando para as exigências legais da Educação Inclusiva. A metodologia usada para o desenvolvimento desse trabalho foi uma abordagem qualitativa descritiva, cuja coleta de dados se deu através daobservação em sala de aula e na sala de recurso há três alunos com deficiência auditivae aplicação de questionáriojunto a cinco educadoras do ensino fundamental menor que atuam na sala de recursos das escolas participantes. A análise de dados e discussão dos resultados foi feita a partir dos questionários com as professoras. A pesquisa serviu para a análise das atitudes e opiniões das professoras em relação à inclusão escolar, especialmente, do deficiente auditivo, conhecer a forma como elas atuam com essa clientela e que tipos de capacitação docente receberam para melhor desenvolver suas atividades. Percebe-se com esse estudo que a Educação Inclusiva está acontecendo ainda que a passos lentos o aluno com deficiência vem obtendo oportunidades de ser visto como cidadão comum e capaz de frequentar escolas regulares, salas de recursos proporcionando aos mesmo um ensino aprendizadopt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
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