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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9881
Tipo de Documento: | Monografia |
Título: | Utilização de atividades práticas experimentais no ensino de morfologia e anatomia das angiospermas |
Autor(es): | Menezes, Lucielle Tavares |
Data do documento: | 6-Nov-2017 |
Orientador: | Rosa, Isabela Santos Correia |
Resumo: | O ensino de Botânica, na Educação Básica, é considerado como sendo a área de maior dificuldade em relação à construção de conceitos por parte dos estudantes, pelo fato de ser apresentado de forma descontextualizada, tecnicista e com excesso de informações a serem memorizadas, revelando a necessidade de se inovar no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, é recomendável o uso de diferentes modalidades didáticas, sobretudo, de aulas práticas experimentais, a fim de promover a interação entre professor-aluno e aluno-aluno, a compreensão do conteúdo e a participação ativa dos estudantes. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo analisar a utilização de aulas práticas experimentais para o ensino e aprendizagem da Morfologia e anatomia das Angiospermas. Para tanto, realizou-se um estudo de caráter qualitativo com elementos de uma pesquisa-ação, com 42 estudantes de três turmas do Ensino Médio do turno matutino em uma escola da rede pública de ensino no município de Aracaju, Sergipe. A execução da pesquisa interventiva ocorreu durante três dias consecutivos no contra turno, com três aulas por dia (cada aula com duração de 50 minutos). A coleta de dados foi realizada por meio do relato de experiência e aplicação de um questionário com os estudantes ao final da intervenção pedagógica. Como resultados, a pesquisa revelou que é um grande desafio despertar nos estudantes o interesse em estudar os conteúdos relacionados à Botânica, sendo a complexidade dos termos científicos um dos principais fatores que reforçam de forma negativa o desestímulo por parte dos mesmos pelas áreas da Biologia e, especialmente pela Botânica. Sobretudo, as atividades práticas experimentais foi considerada a metodologia mais válida e adequada para o entendimento e a compreensão de tais assuntos quando se propõe a investigação, o questionamento e a reflexão. Além disso, verificou-se que a relação de afeto entre professor e estudante contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem |
Palavras-chave: | Biologia Ensino de biologia Botânica Angiospermas |
área CNPQ: | CIENCIAS BIOLOGICAS::BOTANICA |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Departamento: | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial |
Citação: | Menezes, Lucielle Tavares. Utilização de atividades práticas experimentais no ensino de Morfologia e Anatomia das Angiospermas. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9881 |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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