Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Luma Marques-
dc.date.accessioned2018-11-27T12:28:09Z-
dc.date.available2018-11-27T12:28:09Z-
dc.date.issued2017-10-19-
dc.identifier.citationSantos, Luma Marques. O conteúdo relações ecológicas em sites educativos : uma análise dos aspectos pedagógicos e estruturais. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9884-
dc.description.abstractThe use of educational websites as didactic resource has been growing in order to represent a support in pedagogical practice. In this sense, this work aimed to analyze the structural and pedagogical aspects of the Ecological Relations content in educational sites as didactic resource for the teaching of Biology. The analyzes were done in 15 educational sites, directed to high school students, from a semi-open form. The research took place in two moments: selection of educational sites and analysis of data collected. In the selection was made a search of educational sites referring to the contents of ecological interactions. Fifteen sites were evaluated according to established criteria. It was possible to observe that 93% of the analyzed sites contain conceptual errors. In addition, it was noticed that most of the sites (60%) have very contextualized content, and that 86% do not approach the content sufficiently to cover all aspects related to ecological interactions. Considering the analysis made, 33% of the sites studied are not recommended for educational work with high school adolescents, 60% are "recommendable with restrictions", since they need improvements and only 7% of sites are "recommendable" for use educational. Therefore, we hope that this work contributes to help teachers and students in the careful selection of educational sites, so that they act as a didactic resource capable of collaborating with the teaching and learning processeng
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectRecursos didáticospor
dc.subjectSites educativospor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectDidactic resourceseng
dc.subjectEducational siteseng
dc.subjectEcological interactionseng
dc.subjectEcologiapor
dc.titleO conteúdo relações ecológicas em sites educativos : uma análise dos aspectos pedagógicos e estruturaispt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Isabela Santos Correia-
dc.description.resumoO uso de sites educativos como recurso didático vem crescendo a fim de representar um suporte na prática pedagógica. Nesse sentido, este trabalho visou analisar os aspectos estruturais e pedagógicos do conteúdo de Relações Ecológicas em sites educativos como recurso didático para o ensino de Biologia. As análises foram feitas em 15 sites educativos, direcionados para alunos do ensino médio, a partir de um formulário semiaberto. A pesquisa ocorreu em dois momentos: seleção dos sites educativos e análise dos dados coletados. Na seleção foi realizada uma busca de sites educativos referentes aos conteúdos de interações ecológicas. Na sequência foram avaliados 15 sites de acordo com os critérios estabelecidos. Foi possível observar que 93% dos sites analisados contêm erros conceituais. Além disso, foram percebidos que boa parte dos sites (60%) apresenta seu conteúdo muito contextualizado, e que 86% não abordam o conteúdo de forma suficiente a abranger todos os aspectos relacionados as interações ecológicas. Considerando a análise feita, 33% dos sites estudados não são recomendados para o trabalho educacional com adolescentes do ensino médio, 60% são “recomendáveis com restrições”, já que necessitam de melhorias e apenas 7% dos sites são “recomendáveis” para o uso educacional. Assim sendo, esperamos que esse trabalho contribua para auxiliar professores e alunos na seleção criteriosa de sites educativos, de modo que atuem como recurso didático capaz de colaborar com o processo de ensino e aprendizagempt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luma_Marques_Santos.pdf861,1 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.