Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9885
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Francinete de Santana-
dc.date.accessioned2018-11-27T12:30:49Z-
dc.date.available2018-11-27T12:30:49Z-
dc.date.issued2017-10-09-
dc.identifier.citationLima, Francinete de Santana. Alfabetização e divulgação científica com alunos do sexto ano do ensino fundamental. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9885-
dc.languageporpt_BR
dc.subjectBiologiapor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectAlfabetização científicapor
dc.subjectPesquisa científicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.titleAlfabetização e divulgação científica com alunos do sexto ano do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonografiapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Yzila Liziane Farias Maia de-
dc.description.resumoEsse trabalho teve como objetivo sensibilizar aos alunos da rede básica de ensino a conhecer e produzir artigos científicos a partir de experimentos realizados na própria escola, além de averiguar se os professores do Colégio utilizam artigos científicos em sala de aula como forma de divulgação científica e desenvolver atividades práticas de ciências relacionadas à fotossíntese de maneira a aproximar os alunos do Ensino Fundamental da pesquisa científica estimulando os alunos a produzir artigo científico. Para isso essa pesquisa foi dividida em cinco partes, a primeira foi à visita ao Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP). A segunda foi à elaboração e aplicação de questionário para a direção e professores do CODAP. Na terceira etapa houve a realização do mini curso sobre a divulgação cientifica e em seguida feita a proposta para a realização do projeto de divulgação científica. A quarta etapa referiu-se a realização do experimento, que consistiu na plantação e cultivo de alface na fase de claro e de escuro da fotossíntese. Na quinta etapa houve a construção do artigo a partir do que foi observado no experimento da alface. Como resultado dos questionários pode-se perceber que tanto a direção do Colégio quanto os professores apoiam a utilização de textos de divulgação científica e concordam que deve ser incentivado desde o Ensino Fundamental o interesse dos alunos pela pesquisa. Com isso conclui-se que os alunos tem interesse na ciência, em especial na pesquisa e na busca pela construção de conhecimentos e que tanto os professore quanto a direção do colégio demostraram interesse em proporcionar aos estudantes condições para issopt_BR
dc.publisher.departmentDBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencialpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.initialsUniversidade Federal de Sergipept_BR
dc.description.localSão Cristóvão, SEpt_BR
Aparece nas coleções:Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francinete_Santana_Lima.pdf760,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.