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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9887
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Menezes, Valdeir Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2018-11-27T12:36:02Z | - |
dc.date.available | 2018-11-27T12:36:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-11-17 | - |
dc.identifier.citation | Menezes, Valdeir Bezerra. Percepção dos professores e gestores do ensino de Ciências e Biologia sobre o uso dos recursos didáticos na rede básica de ensino, Simão Dias, SE. São Cristóvão, SE, 2017. Monografia (licenciatura em Ciências Biológicas) – Departamento de Biologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9887 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.subject | Biologia | por |
dc.subject | Ensino de biologia | por |
dc.subject | Recursos didáticos | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Simão Dias (SE) | por |
dc.title | Percepção dos professores e gestores do ensino de ciências e biologia sobre o uso dos recursos didáticos na rede básica de ensino, Simão Dias, SE | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Sindiany Suelen Caduda dos | - |
dc.description.resumo | Diante das dificuldades encontradas no processo de ensino na rede de educação do Brasil, fica claro que as instituições educacionais juntamente com os educadores necessitam rever a metodologia aplicada nas salas de aula e buscarem alternativas que venham ajudar no desenvolvimento do quadro educacional. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as percepções dos gestores escolares e professores de ciências e biologia a respeito do uso de recursos didáticos e das dificuldades enfrentadas para o uso ou não destes, na rede de ensino básico público e privado, do município de Simão Dias, SE.A pesquisa foi aplicada em três instituições escolares da rede de ensino básico, público e privado de Simão Dias. Nas escolas realizou-se um levantamento da disponibilidade de recursos didáticos por meio de uma observação sistemática das dependências e dos locais visitados e para avaliar a concepção dos professores e gestores foi aplicado dois questionários com perguntas abertas e fechadas. As percepções dos gestores e professores foram comparadas e analisadas por meio da categorização das respostas que ressaltou em pontos importantes, como o posicionamento favorável e desfavorável dos entrevistados frente ao uso dos recursos, e também das dificuldades relatadas pelos participantes. Com os resultados obtidos, conclui-se que os docentes representantes da rede pública, costumam adotar uma abordagem mais tradicional de ensino. A falta de disponibilidade de recursos, e a carência de manutenção de equipamentos, principalmente no laboratório de informática, foram as principais dificuldades destacadas. No que se refere sobre a disponibilidade de recursos nas escolas visitadas, percebe-se que ambas estão praticamente no mesmo patamar, não havendo diferenças entre elas | pt_BR |
dc.publisher.department | DBI - Departamento de Biologia – São Cristóvão – Presencial | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
dc.description.local | São Cristóvão, SE | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Biologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Valdeir_Bezerra_Menezes.pdf | 590,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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