Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10012
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: A língua inglesa nos institutos federais: reflexões oportunas
Autor(es): Souza, Carlos Fabiano de
Data do documento: 2016
Resumo: Este trabalho visa tecer algumas reflexões em torno do objeto de estudo ensino- aprendizagem de língua inglesa no contexto dos Institutos Federais (IFs), com o intuito de problematizar, por meio da análise de planos de ensino, a necessidade de se propor orientações curriculares que atendam as demandas do cenário atual no qual se inserem essas escolas, a saber, instituições pluricurriculares, multicampi que se organizam tendo como eixo a articulação entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Para empreender as análises, tomarei como lente os escritos de Pacheco (2011), acerca da reestruturação curricular da educação básica que articule teoria e prática, o científico e o tecnológico, com conhecimentos que possibilitem ao aluno atuar no mundo em constante mudança, e os apontamentos de Souza (2014) sobre a ressignificação do ensino de língua inglesa na Rede Federal Tecnológica. Espera-se, portanto, que este trabalho possa vir a contribuir com propostas pedagógicas que busquem engendrar formas de ensinar e aprender inglês no escopo de atuação dos IFS, com currículos estruturados com base na garantia de conteúdos que configurem e integrem a dimensão científica e tecnológica, a dimensão cultural e a dimensão do trabalho.
Palavras-chave: Língua inglesa
Ensino de língua inglesa
Institutos Federais (IFs)
Aprendizagem
Currículo
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
ISSN: 2236-2061
Parte de : Anais Eletrônicos do III SEFELI, v. 3, 2016
Idioma: por
Instituição/Editora: LINC/UFS
Citação: SOUZA, C. F. de. A língua inglesa nos institutos federais: reflexões oportunas. In: SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, 3., 2015, São Cristóvão, SE. Anais eletrônicos [...]. São Cristóvão, SE: LINC/UFS, 2016. p. 51-63.
Licença: Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelo editor
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10012
Aparece nas coleções:III Seminário Formação de Professores e Ensino de Língua Inglesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LinguaInglesaIFs.pdf106,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.