Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11019
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Uma investigação a respeito de sistemas de atenção visual como extratores de características locais
Autor(es): Correia, Alana de Santana
Data do documento: 1-Fev-2019
Orientador: Freire, Eduardo Oliveira
Resumo: A atenção é um sistema biológico responsável pelo gerenciamento de recursos dos seres vivos. É por conta do mecanismo de atenção que eles conseguem realizar tarefas, coordenar as atividades motoras, e até mesmo perceber o ambiente. No que diz respeito à percepção, existe a atenção visual, que filtra a grande quantidade de informações visuais captada do ambiente. Somente os elementos perceptualmente mais importantes são armazenados na memória e utilizados pelo sistema cognitivo no reconhecimento e recuperação de informação. Inspirada pelas descobertas da atenção visual biológica, se desenvolveu a atenção visual computacional, uma área destinada a construir sistemas atencionais em máquinas. Além dessa área, também se desenvolveu a área de extração de características locais, que tem como objetivo encontrar e descrever pontos que sejam resistentes às transformações básicas em uma imagem, como escala e rotação, por exemplo. Apesar de serem idéias provenientes de inspirações biológicas obtidas a partir de observações do sistema de atenção visual humano, essas áreas produzem ferramentas computacionais bem distintas. Já existem alguns esforços por parte dos pesquisadores em realizar uma junção das ferramentas de atenção com as ferramentas de extração, mas os resultados ainda são insatisfatórios. Por esse motivo, esse trabalho tem como objetivo realizar uma investigacão a respeito do uso direto de sistemas atencionais como extratores de características locais. Para isso, é feita uma investigação em modelos computacionais de atenção e uma investigação realizada diretamente em mapas construídos a partir da resposta atencional humana, chamados de mapas de densidade. A investigação em modelos computacionais revelou que eles ainda não estão prontos para a tarefa de extração de características. No entanto, a investigação realizada diretamente com os dados da base de mapas de densidade, que foram construídos com o auxílio de 313 voluntários, revelaram que é possível e viável utilizar mapas de atenção visual como extratores locais de características. Os resultados dessa análise demonstraram que tanto qualitativamente quanto quantitativamente existe distinção e alta repetibilidade entre os pontos de fixação provenientes de humanos, mas que ainda precisam ser feitos inúmeros ajustes nos modelos computacionais, e na própria área de atenção visual computacional, para que a tarefa de extração de características seja realizável de forma eficiente pelos modelos computacionais de atenção.
Palavras-chave: Engenharia elétrica
Sistemas biológicos
Percepção visual
Atenção
Inteligência artificial
Sistemas de atenção visual
área CNPQ: ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
Citação: CORREIA, Alana de Santana. Uma investigação a respeito de sistemas de atenção visual como extratores de características locais. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11019
Aparece nas coleções:Mestrado em Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALANA_SANTANA_CORREIA.pdf32,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.