Please use this identifier to cite or link to this item: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11158
Document Type: Dissertação
Title: Viabilidade do uso de água residuária na agricultura irrigada na cultura do maxixe e aplicação como tema transversal no âmbito educacional
Authors: Souza, Elaine Barbosa de
Issue Date: 28-Feb-2019
Advisor: Faccioli, Gregório Guirado
Resumo : A irrigação é o maior consumidor de água do mundo, em torno de 75% e sabemos que os efluentes domésticos têm nutrientes essenciais para desenvolvimento das plantas. Então o foco da pesquisa foi a utilização de uma água de esgotamento doméstico com tratamento inicial de lagoas de estabilização para suprir as necessidades hídricas de algumas culturas, vislumbrando a sustentabilidade e a racionalidade do uso da água. Diante da precariedade de disponibilidade de água no mundo, este estudo buscou contribuir com pesquisas nesse campo, enfatizando o reuso da água na agricultura irrigada, potencializando meios eficazes para a economia de água potável. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a viabilidade do reuso de água residuária provenientes de um sistema de tratamento de esgotos por lagoas de estabilização na agricultura irrigada da cultura do maxixe, visando a otimização de recursos naturais. A presente pesquisa realizou-se em ambiente protegido agrícola do Departamento de Engenharia Agronômica da Universidade Federal de Sergipe. A água residuária foi coletada semanalmente na ETE do Bairro Rosa Elze, localizada no Município de São Cristóvão/SE. As variáveis microbiológicas da cultura foram determinadas pelo Instituto Tecnológico de Pesquisa de Sergipe (ITPS), os resultados obtidos nas análises das amostras submetidas dos três tratamentos – T1, T2, T3, estas atenderam aos limites estabelecidos. Com os resultados apresentados nesta pesquisa, torna-se recomendável o reuso de água inicialmente tratada proveniente da lagoa de estabilização, aos agricultores, em até 100% da irrigação na cultura do maxixe. No projeto educativo a pesquisa foi aplicada de campo, o método utilizado foram as metodologias ativas de ensino e aprendizagem em que teve como foco a pedagogia da problematização. Para que fosse aplicada a Transversalidade no Ensino Médio, utilizou-se uma turma da 1ª série do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Hamilton Alves Rocha, aplicando a metodologia no conteúdo separação de misturas. De acordo com os resultados observou-se que a utilização das metodologias ativas foi relevante e bastante produtiva, percebeu-se o interesse e aprendizado diante das discussões, debates e avaliações realizadas entre os pesquisados.
Abstract: Irrigation is the largest water consumer in the world, around 75% and we know that domestic effluents have essential nutrients for plant development. So the focus of the research was the use of domestic sewage water with initial treatment of stabilization ponds to supply the water needs of some crops, with a view to sustainability and rational use of water. Given the precarious availability of water in the world, this study sought to contribute to research in this field, emphasizing the reuse of water in irrigated agriculture, potentiating effective means for saving drinking water. The objective of this research was to evaluate the viability of the reuse of wastewater from a sewage treatment system by stabilization ponds in irrigated agriculture of the maxixe crop, aiming at the optimization of natural resources. The present research was carried out in an agricultural protected environment of the Department of Agronomic Engineering of the Federal University of Sergipe. The wastewater was collected weekly in the ETE of the Rosa Elze neighborhood, located in the Municipality of São Cristóvão / SE. The microbiological variables of the culture were determined by the Technological Research Institute of Sergipe (ITPS), the results obtained in the analyzes of the samples submitted from the three treatments - T1, T2 and T3, which met the established limits. With the results presented in this research, it is recommended the reuse of initially treated water from the stabilization pond, to the farmers, in up to 100% of the irrigation in the culture of the maxixe. In the educational project the research was applied in the field, the method used were the active teaching and learning methodologies in which the pedagogy of problematization was focused. In order to apply the Transversality in High School, a group of the 1st grade of the High School of the State School Professor Hamilton Alves Rocha was used, applying the methodology in the content separation of mixtures. According to the results, it was observed that the use of the active methodologies was relevant and quite productive, it was noticed the interest and learning in the discussions, debates and evaluations carried out among the researched ones.
Keywords: Sustentabilidade e meio ambiente
Água
Reuso da água
Ensino médio
Transversalidade
Sustainability
Reuse
Transversality
Subject CNPQ: OUTROS
Language: por
Institution: UFS
Program Affiliation: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citation: SOUZA, Elaine Barbosa de. Viabilidade do uso de água residuária na agricultura irrigada na cultura do maxixe e aplicação como tema transversal no âmbito educacional. 2019. 89 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11158
Appears in Collections:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE_BARBOSA_SOUZA.pdf8,15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.