Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11162
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Avaliação de atitudes : uma experiência no ensino de ciências com questões sociocientíficas |
Autor(es): | Oliveira, Dagmar Braga de |
Data do documento: | 28-Jan-2019 |
Orientador: | Wartha, Edson José |
Resumo: | Considerando que o ensino de ciências deva proporcionar aos estudantes conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais de modo a desenvolverem capacidades necessárias para se orientarem em uma sociedade complexa, compreendendo o que se passa à sua volta e tomarem decisões de vida, é necessário mensurar também os conteúdos atitudinais na Educação Básica. Perante esses pressupostos, este estudo teve como objetivo construir e validar um teste de desempenho escolar em ciências na perspectiva de mensurar o desenvolvimento de atitudes com estudantes nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental. Foram construídos 10 itens para o teste de desempenho, usando como base diferentes atitudes perante questões sociocientíficas. O teste passou por duas validações, uma externa (estudantes e juízes especialistas) e outra interna (análise fatorial e consistência interna). O teste foi administrado para uma amostra de 490 estudantes dos estados de Sergipe e do Piauí. Os resultados das análises estatísticas indicam que os itens construídos para o teste não apresentam consistência interna e confiabilidade satisfatória para serem usados como instrumento de avaliação para mensurar atitudes da forma como se encontram, mas que foram importantes no sentido de orientar a reelaboração dos itens de forma que permitam a construção de um instrumento que seja capaz de fornecer informações importantes acerca do desenvolvimento de atitudes no Ensino de Ciências. |
Abstract: | Considering that science education should provide students with conceptual, procedural and attitudinal knowledge in order to develop the necessary skills to orient themselves in a complex society, understanding what is going on around them and making life decisions, it is also necessary to measure the contents attitudes in Elementary School. Given these assumptions, this study aimed to construct and validate a test of school performance in science with the perspective of measuring the development of attitudes with students in the initial and final grades of Elementary School. Ten items were built for the performance test, based on different attitudes to socio-scientific issues. The test passed through two validations, one external (students and expert judges) and one internal (factorial analysis and internal consistency). The test was administered to a sample of 490 students from the states of Sergipe and Piauí. The results of the statistical analyzes indicate that the items constructed for the test do not present internal consistency and satisfactory reliability to be used as an evaluation tool to measure attitudes as they are. |
Palavras-chave: | Ensino de ciências Avaliação Capacidade de aprendizagem Escolas Educação básica Questões sociocientíficas Atitudes Evaluation Socio-scientific issues Attitudes Science teaching |
área CNPQ: | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
Citação: | OLIVEIRA, Dagmar Braga de. Avaliação de atitudes : uma experiência no ensino de ciências com questões sociocientíficas. 2019. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11162 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DAGMAR_BRAGA_OLIVEIRA.pdf | 3,97 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.