Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11225
Tipo de Documento: Dissertação
Título: Diversidade de aves silvestres e sua interação com pomares de goiaba (Psidium guajuva L.) e produtores rurais no semiárido nordestino
Autor(es): Silva, Cleverton da
Data do documento: 24-Jan-2019
Orientador: Ribeiro, Adauto de Souza
Coorientador: Aguilar, Juan Manuel Ruiz Esparza
Resumo: As aves, como importantes prestadoras de serviços ecossistêmicos, vem sofrendo impactos decorrentes de um modelo de desenvolvimento pautado mais em aspectos econômicos, no qual diferentes ações e atividades humanas, dentre estas a agricultura, têm provocado drásticas alterações nos ambientes naturais, o que causa o desaparecimento de determinadas espécies. No nosso trabalho investigamos a comunidade de aves em pomares de goiaba (Psidium guajava L.) no Alto Sertão sergipano, na parte noroeste do estado de Sergipe, abrangendo áreas dos municípios de Canindé de São Francisco (09°38’31”S, 37°47’16”W) e Poço Redondo (06°48’21”S, 37°41’06”W), e verificamos se as mesmas possuem potencial para fornecer o serviço de controle biológico de insetos danosos à cultura da goiaba. Além disso, investigamos o conhecimento ornitológico dos produtores de goiaba. Através do método das listas de MacKinnon, foram registradas 76 espécies de aves que visitam os pomares de goiaba em busca, principalmente, de alimento e substrato para nidificação. Pelo método da observação direta, foram registrados 98 eventos de alimentação de 21 espécies de aves, com destaque para a predação de lagartas e percevejos do gênero Leptoglossus. No que diz respeito ao conhecimento ornitológico dos produtores de goiaba, verificou-se que os produtores entrevistados possuem um considerável conhecimento sobre as aves locais, cerca de 70% dos entrevistados afirmaram que as aves visitam as plantações para se alimentar das goiabas, causando prejuízos econômicos, e poucos agricultores percebem as aves como elementos importantes dentro do sistema agrícola. Assim, conclui-se nesta investigação que a comunidade de aves que frequenta os pomares de goiaba do semiárido sergipano é composta apenas por espécies típicas de ambientes antropizados, mas que algumas dessas espécies podem ajudar no controle de insetos nocivos à cultura da goiaba. A adoção de algumas práticas favoráveis à manutenção dessas espécies de aves nos pomares de goiaba, como a implementação de ninhos artificiais, por exemplo, podem ser utilizadas como possíveis estratégias para manter esses animais neste sistema agrícola e garantir o fornecimento do serviço de controle biológico de insetos-praga, reduzindo custos com a produção e conciliando a produção agrícola com a conservação da biodiversidade, garantindo a sustentabilidade ambiental das atividades agrícolas.
Palavras-chave: Avifauna
Controle biológico
Agricultura sustentável
Ecossistemas
Serviços ecossistêmicos
área CNPQ: OUTROS
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citação: SILVA, Cleverton da. Diversidade de aves silvestres e sua interação com pomares de goiaba (Psidium guajuva L.) e produtores rurais no semiárido nordestino. 2019. 81 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11225
Aparece nas coleções:Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEVERTON_SILVA.pdf2,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.