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Tipo de Documento: Dissertação
Título: Os deslocamentos afro-brasileiros em Marcelino Freire
Autor(es): Farias, Cássio Augusto Nascimento
Data do documento: 24-Mai-2019
Orientador: Santos, Jeane de Cassia Nascimento
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a mobilidade e a imobilidade das personagens afro-brasileiras nos contos de Marcelino Freire. Como objeto de estudo, selecionamos dezessete narrativas do escritor pernambucano que abordam o deslocamento ou o desejo de deslocamento das personagens afrodescendentes, a saber: “Uma história de amor que rolou”, de AcRústico (1995); “Troca de alianças”, de Angu de sangue (2005); “Esquece”, “Alemães vão à guerra”, “Vaniclélia”, “Nação zumbi”, “Caderno de turismo”, “Curso superior”, “Meu negro de estimação”, “Solar dos príncipes” e “Polícia e ladrão”, de Contos negreiros (2014); “Roupa suja”, de Rasif: mar que arrebenta (2014); “Vestido longo” e “Modelo de vida”, de Amar é crime (2015); “Ensaio sobre a dança”, “Ensaio sobre o prazer” e “Ensaio sobre a educação”, de Bagageiro (2018). A partir de tal recorte, intentamos descobrir como são representadas as identidades negras que conseguem ou não transitar por territórios hegemônicos. Adotamos como base metodológica a interdisciplinaridade proposta pelos Estudos Culturais. Inicialmente, versamos a respeito do contista pernambucano, fazendo um apanhado da fortuna crítica acerca de sua obra, em uma tentativa de delinear uma poética do deslocamento. Para tanto, buscamos como base as reflexões de autores como Vasconcelos (2007), Teles (2017), Silva (2018), Rocha (2015), Souza (2012), Santana (2016), Walty (2005), Conde (2010), Leite (2016) e Duarte e Fonseca (2011) e Fiorin (2005). Em seguida, discorremos a respeito da interdependência que aproxima espaço, poder e identidade, servindo de aporte teórico nesse momento os debates de Brandão (2013), Santos (2012, 2014), Gomes (2011), Said (1990, 2011), Woodward (2010), Hall (1994, 2005, 2009) e Ribeiro (2017). Logo após, tentamos contextualizar o modo como o centro e a periferia são compreendidos na contemporaneidade, com o auxílio de estudiosos como Deleuze e Guattari (1997), Santos (2008), DaMatta (1979), Bauman (1999, 2001, 2004), Cruz (2015), Carril (2006), Diniz e Cardoso (2015) e Valladares (2005). Além disso, por meio das observações de autores como Fernandes (2007), Almeida (2018), Nascimento (2016), Souza (2018), Ianni (2004), Munanga (1996), Gonzalez (1984), Carneiro (2011), Marcondes et al. (2013), Bem (2005) e Santos (2002), comentamos a respeito dos paradoxos que envolvem a fixidez e a mobilidade espacial e socioeconômica do afro-brasileiro em Marcelino Freire, tendo em vista a globalização e seus efeitos.
Abstract: This paper aims to analyze the mobility and the immobility of the Afro-Brazilian characters in the short stories by Marcelino Freire. As the object of study, we selected seventeen narratives of the writer from Pernambuco that approach the displacement or the desire of displacement of the Afrodescendent characters. Namely: “Uma história de amor que rolou”, from AcRústico (1995); “Troca de alianças”, from Angu de sangue (2005); “Esquece”, “Alemães vão à guerra”, “Vaniclélia”, “Nação zumbi”, “Caderno de turismo”, “Curso superior”, “Meu negro de estimação”, “Solar dos príncipes” and “Polícia e ladrão”, from Contos negreiros (2014); “Roupa suja”, from Rasif: mar que arrebenta (2014); “Vestido longo” and “Modelo de vida”, from Amar é crime (2015); “Ensaio sobre a dança”, “Ensaio sobre a educação” and “Ensaio sobre a educação”, from Bagageiro (2018). From such literary works, we intend to discover how the black identities that succeed or do not succeed to transit around hegemonic territories are represented. We adopted as the methodological basis the inderdisciplinarity proposed by the the Cultural Studies. Initially, we talk about the author from Pernambuco, making a summary of the critical essays concerning his works, in an attempt to outline a poetic of displacement. Therefore, we seek as a foundation the reflections of authors like Vasconcelos (2007), Teles (2017), Silva (2018), Rocha (2015), Souza (2012), Santana (2016), Walty (2005), Conde (2010), Leite (2016), Duarte and Fonseca (2011) and Fiorin (2005). Next, we discuss about the interdependency that unifies space, power and identity. It serves as theoretical contribution the debates of Brandão (2013), Santos (2012, 2014), Gomes (2011), Said (1990, 2011), Woordward (2010), Hall (1994, 2005, 2009) and Ribeiro (2017). Then, we try to contextualize the way that the centre and the periphery are comprehended in the contemporaneity with the help of Deleuze and Guattari (1997), Santos (2008), DaMatta (1979), Bauman (2001, 1999, 2004), Cruz (2015), Carril (2006), Diniz and Cardoso (2015) and Valladares (2005). In the next chapter, through the reflections of authors like Fernandes (2007), Almeida (2018), Souza (2018), Ianni (2004), Munanga (1996), Gonzalez (2017), Carneiro (2011), Marcondes et al. (2013), Bem (2005) and Santos (2002), we comment about the paradoxes that involves the spatial and socioeconomic fixity and mobility of the Afro-Brazilian characters on Marcelino Freire, keeping in mind the globalization and its effects.
Palavras-chave: Contos brasileiros
Mobilidade social na literatura
Identidade social na literatura
Negros na literatura
Crítica literária
Marcelino Freire
Conto
Identidades afro-brasileiras
Space
Short story
Mobility
Afro-brazilian identities
Espaço na literatura
área CNPQ: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Idioma: por
Sigla da Instituição: UFS
Programa de Pós-graduação: Pós-Graduação em Letras
Citação: FARIAS, Cássio Augusto Nascimento. Os deslocamentos afro-brasileiros em Marcelino Freire. 2019. 206 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2019.
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11468
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