Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11558
Tipo de Documento: | Artigo |
Título: | Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas |
Título(s) alternativo(s): | Reflections on teacher training, media practices and educational mediation Reflexiones sobre la formación del profesorado, prácticas mediáticas y mediaciones educativas |
Autor(es): | Mezzaroba, Cristiano |
Data do documento: | Dez-2015 |
Resumo: | As reflexões presentes neste ensaio teórico têm como cenário as relações entre a formação de professores, tensionada com as práticas midiáticas e as mediações educativas. O exercício pretendido é dar continuidade – tensionando e equilibrando posicionamentos – à discussão bastante atual das tecnologias na educação. Veremos, neste diálogo, que há autores, internacionais e brasileiros, que demonstram certo determinismo otimista em relação aos usos tecnológicos na educação, enquanto outros alertam e questionam quanto aos riscos desses discursos e práticas quando não há reflexão e problematização aprofundada. A discussão inicia-se com um panorama sobre a cultura e a educação no mundo contemporâneo; na sequência, aborda-se a mediação cultural e a mídia-educação; por fim, o debate se encerra dedicando-se à temática da formação de professores, em especial, aos desafios colocados aos profissionais da educação nesse universo das práticas midiáticas. |
Abstract: | The reflections which are presented in this theoretical essay
have as a background the relationship between teacher
training, stressed with the media practices and educational
mediation. The expected exercise is to continue
– stressing and balancing positions – to the very current
discussion of technology in education. It will be seen in
this dialogue, that there are authors, international and
brazilian, who demonstrate certain optimistic determinism
about the use of technology in education, while
others warn and question the risks of these discourses
and practices when there is no reflection and thorough
questioning. The discussion begins with an overview of
culture and education in the contemporary world; afterwards,
there is a discussion about cultural mediation
and media education. Finally, the debate is dedicated to
the theme of teacher training, in particular regarding the
challenges faced by professionals dealing with education
in this universe of media practices.________________________________________________________________________________________________________________________________ Las reflexiones presentes en este ensayo teórico tienen como telón de fondo las relaciones entre la formación del profesorado, tensada con las prácticas mediáticas y las mediaciones educativas. El ejercicio que se pretende es de continuar – tensionando y equilibrando posicionamentos – el debate muy actual de las tecnologías en la educación. Veremos en este diálogo, que hay autores, internacionales y brasileños, que demuestran cierto determinismo optimista acerca de los usos tecnológicos en la educación, mientras que otros advierten y cuestionan los riesgos de estos discursos y prácticas cuando no hay reflexión y problematización en profundidad. La discusión comienza con una visión general de la cultura y la educación en el mundo contemporáneo; después, se discute la mediación cultural y los medios-educación; por último, el debate termina dedicado al tema de la formación de los docentes, en particular, los retos planteados a los profesionales de la educación en este universo de las prácticas mediáticas. |
Palavras-chave: | Formação de professores Práticas midiáticas Mediações educativas Teacher training Media practices Educational mediation Formación del profesorado Prácticas mediáticas Mediaciones educativas |
ISSN: | 2358-1425 |
Parte de : | Revista Tempos e Espaços em Educação |
Idioma: | por |
Instituição/Editora: | Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe |
Citação: | MEZZAROBA, C. Reflexões sobre a formação de professores, práticas midiáticas e mediações educativas. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, SE, v. 8, n. 17, p. 191-208, set./dez. 2015. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/4523. Acesso em: 25 jul. 2019. |
Licença: | Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional (CC BY-NC 4.0) |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/11558 |
Aparece nas coleções: | DEF - Artigos de periódicos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ReflexoesFormacaoProfessoresMediacoes.pdf | 492,22 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.