Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13028
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | Práticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Ceará |
Autor(es): | Vieira, Miqueias Miranda Rower, Joana Pinheiro, Carlos Henrique Lopes Vieira, Mykaelly Morais Feitosa, Francisco Walef Santos |
Data do documento: | Abr-2018 |
Resumo: | Nesse estudo propomos refletir sobre experiências sociológicas com práticas educativas desenvolvidas no cotidiano escolar mediante o estágio realizado na licenciatura em sociologia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira- UNILAB. As práticas aconteceram em 2017 na Escola Profissional integrada ao ensino médio localizada no Ceará, em Redenção. Como parte dos intuitos do Estágio (Observação/intervenção), realizamos uma roda de conversa na intenção de proporcionar o estranhamento e desnaturalização das categorias educação e trabalho, observadas no cotidiano da modalidade de ensino, e uma oficina no enfoque sociológico direcionadas como revisão de conteúdos para o ENEM. A partir da apropriação da imaginação sociológica e na intenção de compreender as disposições sociais e o habitus que compõe a escola, ao observarmos as categorias educação e trabalho, refletimos com os/as estudantes como essas são abordadas no eixo sociológico e como discentes pensam/percebem e vivenciam essas. Posterior, utilizamos da proposição de oficina para subsidiar os/as estudantes o esforço de estranhamento da realidade social mediante a analise de questões já aplicadas no ENEM. Na apropriação da observação e na transposição para uma intervenção, percebemos que ao utilizar as categorias sociológicas pudemos exercitar exatamente o caráter de saberes sociológicos na composição de um estranhamento da realidade social e na compreensão de agentes que ressignificam no plano prático, parâmetros teóricos a partir de suas ações. Mediante práticas educativas na sociologia, percebemos que estamos em construção de saberes imbricados a uma concepção de observar e intervir na realidade social por meio de uma imaginação sociológica. |
Palavras-chave: | Sociologia Práticas educativas Imaginação sociológica |
ISSN: | 2526-3013 |
Parte de : | Anais do II Seminário Nacional de Sociologia da UFS |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia - Universidade Federal de Sergipe (PPGS/UFS) |
Citação: | VIEIRA, M. M.; ROWER, J.; PINHEIRO, C. H. L.; VIEIRA, M. M.; FEITOSA, F. W. S. Práticas educativas na sociologia: desnaturalização e exercício da imaginação sociológica no interior do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE SOCIOLOGIA DA UFS, 2., 2018, São Cristóvão, SE. Anais [...]. São Cristóvão, SE: PPGS/UFS, 2018. |
Licença: | Autorização para publicação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Sergipe (RIUFS) concedida pelos editores. |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13028 |
Aparece nas coleções: | GT08 - Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PraticasEducativasImaginacaoSociologica.pdf | 398,79 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.