Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339
Tipo de Documento: Trabalhos em Eventos
Título: Práticas orientadas para a formação de leitores: contribuições do PIBID/Letras para o ensino da língua portuguesa no Colégio Estadual Eduardo Silveira- Itabaiana/SE
Autor(es): Andrade, Carolaine de Jesus
Santos, Juliana Vieira dos
Gois, Marcos Antônio Carvalho de
Gama, Rivan Menezes
Santos, Sharllys Milly Cardoso dos
Jesus, Railda Santana de
Quintela, Vilma Mota
Data do documento: Fev-2020
Resumo: O presente trabalho consiste em uma breve apresentação dos resultados referentes à realização do subprojeto “Práticas orientadas para a formação de leitores”, sob à coordenação da Profa. Dra. Vilma Mota Quintela, do Departamento de Letras de Itabaiana (DLI), e à supervisão da professora Railda Santana de Jesus, atuante no colégio Estadual Eduardo Silveira, de Itabaiana. Compartilhamos aqui, de forma sucinta, a metodologia utilizada pelos proponentes, em sala de aula, com o objetivo de aproximar alunos do Ensino Básico do texto literário, de forma a contribuir com a aprendizagem da língua materna, por meio da leitura e da produção textual. O grupo desenvolveu sequências didáticas sobre o gênero conto, tendo em vista o reconhecimento, por parte dos alunos, de suas particularidades discursivas e estruturais. Inicialmente, foram apresentados, em classe, os mais variados tipos de contos literários, incluindo-se a fábula e o apólogo. Após essa etapa, os alunos foram estimulados a produzir textos narrativos ficcionais, com base nos aspectos anteriormente abordados. A partir do que foi produzido, percebemos uma significativa melhoria no processo de ensino-aprendizagem, no tocante às habilidades de leitura e escrita. Os resultados alcançados nessa ação nos permitem validar a importância do programa ao amadurecimento e à preparação do licenciando para a sua futura atuação como professor, não apenas no que diz respeito aos conteúdos aplicados e à abordagem pedagógica desse conteúdo, como também aos aspectos humanos aí implicados, haja vista a oportunidade do contato direto com a realidade das escolas públicas e da troca de experiências entre todos os que compõem o núcleo escolar.
Palavras-chave: Ensino básico
Escrita criativa
Leitura literária
Língua portuguesa
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Agência de fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Parte de : Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica
Idioma: por
Sigla da Instituição: DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE
URI: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13339
Aparece nas coleções:PIBID Português (Itabaiana)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.pdf340,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PIBID_Portugues_ColegioEduardoSilveiraRailda.ppt18,21 MBMicrosoft PowerpointVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.