Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13429
Tipo de Documento: | Trabalhos em Eventos |
Título: | O PIBID e o ensino de História no Colégio de Aplicação |
Autor(es): | Maynard, Andreza Santos Cruz Cardoso, Célia Costa Ferreira, Ana Letícia Silva Rodrigues, Andrezza da Silva Bomfim Silva, Lúcia Raquel Assunção Rodrigues, Gustavo Lourenço Vieira, Vitor Andrade Antão, Thalya Emanuelle da Rocha |
Data do documento: | Fev-2020 |
Resumo: | O ensino de História deve auxiliar na compreensão do mundo em sua configuração atual. Ensinar História é muito mais que abordar conteúdos históricos, é avançar no autoconhecimento e no conhecimento do outro. Atuando como professora no Colégio de Aplicação, já recebi muitos estagiários, desenvolvi projetos de ensino, experimentei técnicas e métodos diferentes para o Ensino de História. Há aproximadamente um ano, recebi um grupo de alunos que deveriam ser iniciados à docência. Este trabalho apresenta justamente os resultados obtidos em função do trabalho desenvolvido junto com um grupo de pibidianos que atuaram no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Inicialmente os pibidianos observaram o funcionamento da instituição, a dinâmica das turmas, auxiliaram na realização de atividades como visitas técnicas e execução de projetos que já estavam previstos. Num segundo momento, foi feito um planejamento de ações a partir de propostas dos pibidianos, como por exemplo, a oficina “Revista em História”, que consistiu na elaboração de uma revista por parte dos alunos dos nonos anos do Colégio de Aplicação. Reforçamos a importância de um trabalho em sala de aula com recortes temáticos, de forma que seja possível estabelecer ligações entre o passado e o presente, bem como adotar estratégias que permitam fazer com que os alunos se percebam enquanto sujeitos históricos. Neste sentido, as atividades desenvolvidas pelo PIBID de História junto aos alunos do CODAP caminharam na direção de promover a iniciação docente dos alunos de graduação, na dinamização das estratégias de ensino de história (principalmente graças à realização de atividades no contra turno das aulas regulares) e num aprofundamento dos conteúdos históricos que foram abordados durante os anos letivos de 2018 e 2019. |
Palavras-chave: | Ensino de história Colégio de Aplicação da UFS (CODAP) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Formação de professores |
Agência de fomento: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES |
Parte de : | Encontro do PIBID e do Residência Pedagógica da UFS - (Re)Significando a formação de professores de Sergipe a partir das experiências do Pibid e do Residência Pedagógica |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | DELIB/UFS; DILEC/UFS; NIUEB/SEDUC/SE |
URI: | http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13429 |
Aparece nas coleções: | PIBID História (São Cristóvão) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PIBID_Historia_Codap.pdf | 108,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
PIBID_Historia_Codap-Apresent.pptx | 4,25 MB | Microsoft Powerpoint XML | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.