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Tipo de Documento: Monografia
Título: Insert a brick: espaços virtuais e games na arquitetura e urbanismo
Autor(es): Feitosa, Caio Cezar Guedes
Data do documento: 9-Jul-2020
Orientador: Souza, Fernando Antonio Santos de
Resumo: O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “Insert a brick: espaços virtuais e games aplicados à Arquitetura e Urbanismo” tem como objetivo geral analisar os jogos eletrônicos – especificamente Minecraft, Cities: Skylines e Block’hood – como possibilidade de aplicação no processo de planejamento e gestão urbanístico. São objetivos específicos analisar o espaço virtual, avaliar o uso dos games na perspectiva do planejamento urbanístico e da arquitetura e analisar a aplicabilidade do universo virtual no planejamento da cidade. Neste trabalho explora-se os conceitos de espaços e ambientes virtuais aplicados a partir dos jogos eletrônicos e suas características próprias que podem ser utilizadas em prol do desenvolvimento de projetos de arquitetura e urbanismo que visam respeitar a heterogeneidade da humanidade, que buscam rever o modelo atual de trabalho e reaver processos de criação perdidos durante a industrialização da sociedade. A conclusão que se tem é que, a partir das características próprias dos games, principalmente do flow – estado fluido de imersão entre o jogador e a experiência proporcionada pelo jogo – gerado por estes e do momento de virtualizações capacitado pelas novas tecnologias é possível, através do retorno ao pensamento lúdico proporcionado pelos jogos, fomentar mudanças na forma como os processos de planejamento coletivo são tocados e em como manter uma população engajada na perspectiva democrática de melhorar os espaços públicos que lhe são próprios por direito.
Abstract: The paper entitled “Insert a brick: virtual spaces and games applied to Architecture and Urbanism” has the general objective of analyzing electronic games - specifically Minecraft, Cities: Skylines and Block'hood - as a possibility of application in the planning process and urban management. Specific objectives are to analyze the virtual space, evaluate the use of games from the perspective of urban planning and architecture and analyze the applicability of the virtual universe in city planning. This work explores the concepts of spaces and virtual environments applied from video games and their own characteristics that can be used in favor of the development of architectural and urban projects that aim to respect the heterogeneity of humanity, which seek to review the current model work and recover the creation processes lost during the industrialization of society. The conclusion we have is that, based on the characteristics of the games, mainly on the flow - fluid state of immersion between the player and the experience provided by the game - generated by them and the moment of virtualization enabled by new technologies is possible, through from the return to the ludic thinking provided by games, to foster changes in the way collective planning processes are played and in how to keep a population engaged in the democratic perspective of improving public spaces that are rightfully their own.
Palavras-chave: Arquitetura
Videogames
Jogos eletrônicos
Planejamento
Gestão
Realidade virtual
Video games
Urban plannin
Management
Virtual
área CNPQ: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
Sigla da Instituição: Universidade Federal de Sergipe
Departamento: DAU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo – Laranjeiras - Presencial
Citação: FEITOSA, Caio Cezar Guedes. Insert a brick: espaços virtuais e games na arquitetura e urbanismo. 2020. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal de Sergipe, Laranjeiras, 2020.
URI: https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/13924
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