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https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14325
Tipo de Documento: | Dissertação |
Título: | Mediação da leitura para a pessoa idosa na Biblioteca Pública Municipal Mário Cabral |
Autor(es): | Santana, Veronica Cardoso de |
Data do documento: | 21-Ago-2020 |
Orientador: | Carvalho, Telma de |
Resumo: | A mediação da leitura desenvolvida nas bibliotecas possibilita a interação entre o indivíduo e o livro, promove o desenvolvimento cognitivo do leitor, principalmente na pessoa idosa. Dentro desta perspectiva, este trabalho apresenta como objetivo geral: realizar a mediação de leitura para os idosos de modo a favorecer o diálogo e a interação entre eles e a ressignificação do uso da biblioteca Pública Municipal Mário Cabral. Delineia, para tanto, os seguintes objetivos específicos: 1) conhecer os benefícios da leitura para os idosos participantes das atividades de mediação; 2) identificar o tipo de literatura preferido pelos idosos com vista a favorecer o processo de mediação da leitura; 3) verificar se ocorreu maior interação dos idosos com a Biblioteca a partir da atividade realizada e a consequente utilização de seus produtos e serviços; 4) perceber, a partir da realização da mediação da leitura, se os idosos demonstraram interesse em praticar a leitura no dia-a-dia; 5) consolidar, como produto da intervenção desta pesquisa, um vídeo que demonstre passo a passo, como fazer a mediação de leitura para idosos. Em termos metodológicos, o estudo em questão se configura como pesquisa participante e estudo de caso, com abordagem qualitativa e de natureza aplicada utilizando o método de pesquisa descritiva. Como resultados da pesquisa, alcançamos os objetivos traçados, bem como o entendimento dos idosos do CRAS Carlos Hadman Cortês participantes do projeto sobre a importância da Biblioteca Pública para o desenvolvimento do ser humano na sociedade, assim como o papel do bibliotecário como mediador da informação. Conclui-se que a leitura é importante para auxiliar na prevenção de doenças do sistema nervoso central, além de proporcionar o desenvolvimento cognitivo e social da pessoa idosa. |
Abstract: | The mediation of reading developed in libraries enables the interaction between the individual and the book, promotes the cognitive development of the reader. Within this perspective, this work has as a general objective: to carry out reading mediation for the elderly in order to favor the dialogue and interaction between them and the redefinition of the use of the Municipal Public Library Mário Cabral, outlines for this purpose, the following specific objectives : 1) to know the benefits of reading for the elderly participating in mediation activities; 2) identify the type of literature preferred by the elderly in order to favor the process of mediation of reading; 3) verify if there was a greater interaction between the elderly and the Library from the activity performed and the consequent use of its products and services 4) perceive, from the reading mediation, if the elderly showed interest in practicing reading on a daily basis ; 5) consolidate, as a product of the intervention of this research, a video that demonstrates step by step, how to mediate reading for the elderly. In methodological terms, the study in question is configured as participatory research and case study, with a qualitative and applied approach using the descriptive research method. As a result of the research, we achieved the objectives set, as well as, the understanding of the CRAS senior citizens Carlos Hadman Cortês participating in the project, about the importance of the Public Library for the development of human beings in society, as well as the role of the librarian as mediator of information. It is concluded that, reading is important to help in the prevention of diseases of the central nervous system, besides providing the cognitive and social development of the elderly person. |
Palavras-chave: | Ciência da informação Mediação de leitura Biblioteca pública Biblioteca Pública Municipal Mário Cabral Pessoa idosa Desenvolvimento cognitivo Public library Cognitive development Mediation of reading |
área CNPQ: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
Sigla da Instituição: | Universidade Federal de Sergipe |
Programa de Pós-graduação: | Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Citação: | SANTANA, Veronica Cardoso de. Mediação da leitura para a pessoa idosa na Biblioteca Pública Municipal Mário Cabral. 2020. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, SE, 2020. |
URI: | https://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/14325 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão da Informação e do Conhecimento |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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